A Granatum, empresa especializada em ingredientes funcionais de argila para os mercados B2B de cosméticos e magistral, acaba de estrear no mercado, com a liderança de um dos mais reconhecidos cientistas brasileiros da área, Pedro Bretzke, mestre e doutor em ciências farmacêuticas, inovação cosmética e farmacêutica com argilominerais e ingredientes vegetais, com mais de 20 anos na indústria cosmética e membro da Sociedade Japonesa de Ciências Cosméticas desde 2014.
Pedro Bretzke, fundador da Granatum
Com sede em Itajaí (SC), fabricação nacional de soluções inovadoras, como pré-dispersões de argilas, a Granatum também fornece esmectitas especiais (bentonitas), caulim e argilas coloridas. “Os fabricantes podem contar agora com uma opção sólida e confiável de argilas funcionais, que são ingredientes naturais e veganos que atuam funcionalmente nas fórmulas, como espessantes e agentes de suspensão de fase aquosa e oleosa, co-surfactantes, e trazem benefícios para a pele e cabelo”, destaca Bretzke, acrescentando que alguns dos INCI names mais utilizados pela indústria cosmética são o Magnesium Aluminum Silicate e o Quaternium -18 Bentonite.
Resultados comprovados
A empresa já nasce com parceria de desenvolvimento tecnológico internacional, com destaque para a França e o Japão. Bretzke conta que os atributos das argilas vêm sendo pesquisados há mais de 10 anos por universidades, empresas e cientistas de referência no Japão, Estados Unidos, Costa Rica, Itália e Brasil. “As argilas são provavelmente os primeiros cosméticos usados, mas muitos profissionais de P&D e de marketing pensam nas argilas apenas para desenvolverem uma máscara facial ou linhas SPA. Entretanto, há dezenas de tipos de argilas, com aplicações diversas, especialmente como funcional na formulação, estabilizando fórmulas, para efeito suspensor, entre outros”.
Nos cosméticos waterless, uma grande tendência em ascensão, por exemplo, o especialista afirma que o caulim e as argilas coloridas são ingredientes que reduzem o custo da formulação e ainda contribuem para ajustar o pH e melhorar o sensorial, além de acelerar o equilíbrio da pele.
Momento oportuno
A chegada da Granatum ao mercado cosmético acontece em um momento atípico e oportuno, considerando a instabilidade no fornecimento de ingredientes funcionais ou que tiveram seus preços reajustados fortemente no pós-pandemia. “Um novo fornecedor com fabricação nacional e soluções inovadoras como opção a ingredientes tradicionalmente utilizados, que otimizam a produção, reduzindo custos operacionais do fabricante de cosméticos e do segmento magistral, chega em boa hora”, avalia Bretzke.
Bretzke ressalta que a Granatum tem conhecimento para oferecer soluções com argilas para todas as categorias cosméticas, incluindo maquiagem, cosméticos sólidos, produtos de hair care, proteção solar e linhas SPA. “A Granatum se coloca no mercado para oferecer agilidade no fornecimento, preços competitivos e em reais, tranquilidade para o formulador e maior segurança para a empresa e o consumidor”, finaliza.