Apesar de fazerem parte do processo natural de envelhecimento, o surgimento de fios brancos pode causar grande impacto na autoestima de algumas pessoas, que recorrem a estratégias como arrancar, cobrir e pintar os cabelos como forma de dar fim aos grisalhos.
Mais cedo ou mais tarde, todos nós teremos cabelos grisalhos, que geralmente começam a surgir por volta dos 30 anos devido ao processo natural de envelhecimento. “Com o passar dos anos, os melanócitos, células presentes dentro de cada um dos folículos capilares, vão diminuindo a produção de melanina, pigmento que dá cor aos fios, o que leva ao embranquecimento”, explica a Dra. Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). E o problema é que, uma vez que os melanócitos param completamente de produzir melanina, não há mais como reverter o envelhecimento dos fios. Como resultado, a grande maioria das pessoas recorre a estratégias como pintar e arrancar os cabelos para disfarçar os fios grisalhos. Para ajudar aqueles que estão nessa situação, reunimos um time de especialistas para comentar sobre cada uma dessas estratégias. Confira:
Arrancar os fios – Arrancar os fios brancos é a estratégia mais antiga para lidar com os cabelos brancos. Porém, não é, de forma alguma, recomendada. E não é, pelo que diz o ditado popular. “A crença popular diz que quando se arranca um fio branco nascem três no lugar. Mas isso não passa de um mito. O motivo pelo qual arrancar os cabelos não é recomendado é porque o hábito pode gerar uma inflamação ao redor do folículo, causando danos ao couro cabeludo e até mesmo áreas de falha”, alerta a Dra Cintia Guedes.
Produtos com cor – Hoje já é possível encontrar no mercado uma série de produtos convencionais para cuidado com os cabelos que são capazes de conferir cobertura temporária dos fios brancos, figurando como excelentes opções para quem não deseja apostar nas colorações. Um exemplo é o Gel Cola Black RedNek que, ao ser aplicado nos cabelos, disfarça os fios grisalhos enquanto proporciona fixação extra forte com aspecto brilhoso. “Por ter formulação à base de água e livre de álcool, o produto pode ser utilizado diariamente sem agredir os fios ou deixar resíduos após a lavagem que podem ser prejudiciais aos cabelos”, explica Ana Paula Kascher, diretora comercial da RedNek.
Colorações – Fazer luzes e mechas ou pintar completamente os cabelos são estratégias comumente adotadas para disfarçar os fios brancos. Mas é importante tomar alguns cuidados para não danificar excessivamente as madeixas. “A tintura causa alterações estruturais nos fios, como diminuição de massa capilar, porosidade, frizz, ressecamento, enfraquecimento e, por fim, ruptura da fibra capilar”, alerta a Dra Cintia Guedes. “Para evitar tais danos, é recomendado o uso de produtos criados especificamente para proteger os fios durante a coloração. Muitos salões oferecem tratamentos que ajudam a reconstruir o cabelo durante esse processo. Além disso, após a coloração, invista no uso de produtos específicos para as necessidades de seus cabelos, como hidratação, umectação e/ou reconstrução”, aconselha a médica, que ainda diz que, se optar por pintar os fios grisalhos, é melhor evitar fazê-lo junto a outros processos químicos. “O ideal é fazer apenas um processo químico a cada visita no salão de beleza.”
Uso de peptídeos – O avanço das pesquisas e tecnologias tem possibilitado a criação de novos ingredientes cosméticos para repigmentação dos fios grisalhos com alta eficácia e segurança. É o caso do Greyverse, peptídeo biomimético do Alfa-MSH, um hormônio estimulante dos melanócitos e que atua no gene MC1-R, encontrado no melanócito e que tem a função de ativar a produção de melanina. “Os peptídeos biomiméticos simulam as proteínas naturais e agem rapidamente. A ativação do gene MC1-R promove o aumento da pigmentação ao mesmo tempo em que diminui o estresse oxidativo do bulbo capilar. Dessa forma, o ativo atua no tratamento dos fios brancos, devolvendo sua pigmentação natural progressivamente”, afirma Maria Eugênia Ayres, farmacêutica e gestora técnica da Biotec Dermocosméticos, que explica ainda que o Greyverse, que pode ser encontrado em shampoos e loções, somente tem ação se os melanócitos ainda forem viáveis, sendo importante então passar por uma avaliação com um profissional antes de utilizá-lo.
Consultas com o médico – O processo natural de envelhecimento não é a única causa dos cabelos grisalhos. O uso de certos medicamentos, doenças e deficiências também podem favorecer o surgimento precoce dos cabelos grisalhos. E, na maioria desses casos, é perfeitamente possível reverter os fios brancos de uma vez por todas, pelo menos até que surjam novamente devido à idade. “É fundamental consultar um médico especializado ao notar que os fios brancos estão aparecendo precocemente. Dessa forma, o profissional poderá realizar uma avaliação e identificar o motivo do embranquecimento dos fios, indicando em seguida o melhor tratamento para cada caso”, finaliza a Dra. Cintia Guedes