Marca cria lenço demaquilante que dissolve na água
Conheça alternativas menos poluentes para remover a maquiagem
Lenço demaquilante é um tecido embebido em ativos detergentes, sendo uma opção rápida para remover a maquiagem. Porém, trata-se de um produto descartável e seu uso contínuo gera uma grande produção de lixo não reciclável. Buscando uma alternativa menos poluente, a marca australiana Conserving Beauty criou o InstaMelt: um lenço de maquiagem feito com tecnologia de tecido patenteada que se dissolve na água após o uso.
Fundada em Melbourne por Natassia Nicolao, a Conservation Beauty é uma marca de beleza que não usa água em suas formulações. A ideia é aumentar a eficácia dos produtos ao mesmo tempo em que poupa o recurso finito.
Natassia é formada em bioquímica e atuou na indústria de beleza e bem-estar durante anos, identificando o quanto a indústria depende da água. Segundo ela, a maioria dos produtos de beleza contém 70-90% de água, além da pegada hídrica que ocorre em todas as etapas do ciclo de vida do produto.
“Acreditamos que sem água é mais – para nós, para nossas fórmulas e para o planeta. Ao remover a água de nossos produtos, garantimos que todos os ingredientes limpos que incluímos nunca sejam diluídos e nossos preciosos recursos naturais nunca sejam desperdiçados”, afirma Natassia. A marca é também livre de crueldade animal.
Lenço demaquilante
Feito de um polímero solúvel em água, o lenço demaquilante é um dos produtos da marca. Com tecnologia patenteada, o InstaMelt se dissolve completamente sem deixar microplásticos ou outros resíduos prejudiciais, de acordo com a companhia.
A empresa recomenda a dissolução em locais onde já há uma pegada hídrica natural, como no chuveiro, na pia da cozinha ou no banheiro. agora, mesmo que não seja dissolvido, o lenço é capaz de se biodegradar em apenas 14 dias. Ao contrário da maioria dos produtos do tipo encontrados no mercado que podem levar até 100 anos para se biodegradar. O invólucro no qual é vendido os lenços demaquilantes também são 100% compostáveis.
Cada lenço é composto por óleos – incluindo semente de cânhamo, semente de girassol e óleo de jojoba. Entre os ingredientes alguns são oriundos do Brasil, tais como o bisabolol (um extrato derivado de camomila e rico em vitamina B) e o óleo de algas AlgaPūr, cujo processo de produção envolve o uso de microalgas. A marca afirma que fabrica seus produtos na Austrália e está trabalhando em um projeto de rastreabilidade blockchain para compartilhar a transparência completa da cadeia de suprimentos.
Alternativas aos lenços demaquilantes
Se você é do time que adora uma maquiagem, produtos de remoção de cosméticos certamente já fazem parte da sua vida. Isso porque, por mais que os produtos saiam naturalmente da pele ao longo do dia, sempre restará alguns resquícios e o acúmulo pode obstruir os poros causando problemas como cravos e espinhas. Além disso, diversos ativos químicos usados na composição de maquiagens são debatidos cientificamente em relação aos danos causados à saúde humana e ao meio ambiente.
Ciente de que retirar a maquiagem por completo é essencial para uma pele bonita e saudável, saiba quais as opções para realizar a remoção da maquiagem de forma menos poluente:
• Cleansing oil: Composto por óleos de limpeza, esta é uma opção que extingue o uso de lenços e algodões. De consistência líquida, tal produto deve ser massageado no rosto e retirado com água. Ao contrário dos óleos comuns, a pele não fica com aspecto oleoso após o uso.
• Cleansing balm: Similar ao primeiro, o que muda aqui é sobretudo a consistência. O produto é um demaquilante em creme que, geralmente, possui agentes hidratantes além dos ativos de limpeza. Basta massagear o produto com as mãos e retirá-lo com água.
• Toalhas demaquilantes: Já há também no mercado brasileiro, toalhas removedoras de maquiagem feitas de microfibras de poliéster. Basta molhar a toalha com água fria ou morna (preferencialmente) e passar no rosto.
• Ecopads: são discos feitos de crochê usados para substituir o algodão. Ainda será preciso comprar um produto líquido para retirar a maquiagem, mas com a vantagem de ter uma opção reutilizável. Assim como a toalha, basta lavar o ecopad com sabão neutro e estará pronto para o uso novamente.
Fonte: CicloVivo 23.03.2023