Estratégia robusta, que conecta portfólio, posicionamento, linguagem e walk the talk, marcou os dois últimos anos da marca de beleza
Quando foi comprada pelo Grupo Boticário, o gigante de cosméticos e perfumarias, com crescimento no último ano de 31% registrando R$ 23,6 bilhões em vendas, em 2018, Vult — marca player do mercado de beleza com posicionamento jovem e popular, nascida em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo — traçou um plano estratégico que segue em ascensão em 2023. Até o fim deste ano, prevê-se uma acelerada expansão no país, com projeção de dobrar de tamanho, e ainda aumento considerável no número de pontos de venda somando todos os canais.
No canal Farma, por exemplo, Vult continua sendo a marca-líder em share dentro da categoria, tornando-se a marca mais procurada pelas consumidoras de maquiagem que prezam qualidade e preços acessíveis. Alessandra Mattos Sekeff, vice-presidente de B2B, explica que a estratégia da expansão dos pontos de venda se dá com o objetivo de alcançar todos os lugares do Brasil: “Vult é uma marca brasileira, feita para mulheres brasileiras, e nada mais justo do que estar disponível em todo o Brasil levando cosméticos de qualidade e preço acessível de Norte a Sul. Entregamos ao nosso distribuidor produtos de alta performance e preço competitivo, que são sucessos no ponto de venda. A consumidora que compra pela primeira vez sempre volta para comprar novamente; disso temos muita segurança”.
Após cinco anos da aquisição, Vult é dona de um progresso com muitas conquistas — destaque para o projeto social 220 Vults, que desde a sua formação profissionalizou mais de mil maquiadores e manicures, até chegar no maior reality show do país, e segue em uma crescente que a fez ser uma marca de referência para mulheres brasileiras, seu principal público.
220 Vults e sua meta de capacitar mulheres periféricas e aumentar renda das famílias beneficiadas
A marca de beleza anunciou recentemente a meta de formar 19 mil profissionais até 2024, que foi traçada em conjunto com o Empreendedoras da Beleza, um projeto do Grupo Boticário que já profissionalizou mais de 11 mil mulheres em todo o Brasil e, em sua 4ª edição, oferecerá novos cursos, como desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e técnico-optativo. As interessadas terão ainda como opção a profissionalização em unhas (“Unhas incríveis”), Make (“Maquiadora de sucesso”), Alongamento de Unhas (“B-A-BÁ do alongamento”), Vendas (“Vendedora de milhões”) e Desenvolvimento Pessoal (“Eu no comando!”). Desde o seu lançamento foram mais de mil profissionais formados, com aumento de cerca de 45% na renda das famílias beneficiadas.
A proposta do Grupo Boticário, em parceria com Vult, é garantir que mulheres, de todo o Brasil, possam se inscrever, participar e receber uma certificação. Aulas de maquiagem profissional, manicure, pedicure e alongamento de unhas com a especialista Negra Ba também serão gravadas e disponibilizadas pelo site, em formato de módulos.
Para além da capacitação, Vult também busca plugar os talentos de 220 Vults em iniciativas de marketing, como shootings, campanhas e ações com grandes artistas e celebridades. Recentemente, três maquiadoras do projeto tiveram a oportunidade de maquiar a cantora Ivete Sangalo, que foi convidada pela marca para cantar o jingle da campanha “Salão da Dona Vult”. A profissional da beleza, Natali Araújo Silva, conta como foi a experiência e o convite: “Foi um misto de sentimentos, de alegria e nervosismo — sim, estamos falando de Ivete Sangalo, a nossa rainha brasileira! Foi uma experiência única, que fará muita diferença na minha vida profissional. Só gratidão para Vult. Não tenho palavras para agradecer por me permitirem dar um passo tão grande. Vult, além de trazer uma profissão para várias mulheres do projeto 220 Vults, acredita realmente no nosso potencial e nos impulsiona. Ela realmente faz acontecer”. Em 2023, o 220 Vults também contará com a parceria da agência de influenciadores Digital Favela, que tem como objetivo dar visibilidade a criadores de conteúdo periféricos.
Investimento em nova linha de maquiagem Real Color
Vult também promoveu uma das festas do Big Brother Brasil, onde apresentou a linha de maquiagem com a tecnologia proprietária Real Color, que garante uma pigmentação de alta performance para diversos tipos e tons de pele. Com o conceito “cores reais para peles reais”, a marca brasileira de maquiagem desenvolveu uma linha de produtos que se adapta a diversos tons de pele sem mudar a tonalidade do produto.
A festa no programa de TV teve como temática o novo projeto da marca. O Salão da Dona Vult reforça o posicionamento de orgulho por meio da beleza. O projeto itinerante pegou estrada e levou a mesma experiência dos brothers e das sisters para perto das consumidoras. Nos dias 14/04 e 24/04, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, Vult apresentou as novidades em um truck com formato de salão de beleza. Nele, foi possível conhecer e experimentar os produtos Vult com a exclusiva e inovadora tecnologia Real Color, lançada na festa do BBB. Todos os profissionais que estavam trabalhando no Salão da Dona Vult são formados pelo 220 Vults.
Parceria com Acadêmicos do Salgueiro
No último ano, Vult assinou um contrato de patrocínio com a Acadêmicos do Salgueiro, que rendeu uma parceria entre a marca e a escola de samba que completou dois carnavais. Com a Salgueiro, Vult fez muito mais do que assinar a beleza dos integrantes da escola nos desfiles. A marca esteve no dia a dia da comunidade com o 220 Vults e profissionalizou 120 maquiadores e manicures dentro da comunidade.
Dentre outros movimentos importantes que a marca vem realizando desde o último ano, está o novo posicionamento de Vult, que veio acompanhado de uma nova identidade visual, novo logo e um repacking dos seus principais produtos. Sobre o novo posicionamento, Marcela De Masi, Diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, explica: “Acreditamos que fornecer possibilidades e dar voz às mulheres e a projetos que inspiram e inibem o preconceito é a melhor forma de abrir caminhos e ocupar espaços. Vult quer que, por meio da beleza, cada vez mais mulheres tenham orgulho da própria origem. A Vult é uma marca que se orgulha das conquistas das mulheres e sabe que essas conquistas são resultantes de lutas diárias. É uma ascensão pessoal que também é coletiva. Então, queremos cada vez mais fortalecer e evidenciar as carreiras e os projetos dessas mulheres, sendo uma marca impulsionadora dos sonhos delas. Quando falamos de orgulho e coragem, é sobre incentivá-las a ir cada vez mais longe”, conclui.