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Mercado de desodorantes cresce 8%

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A categoria de desodorantes registrou avanços em volumes e em receitas em 2015. Mesmo presente em quase todos os lares do país, o mercado continuou aquecido e comportou o crescimento das líderes Unilever e Nívea. Enquanto isso, o aumento da inflação e a queda de renda levaram o setor de higiene e beleza ao primeiro recuo em duas décadas.

O mercado de desodorantes cresceu 8% em volume em 2015, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Nos 12 meses até outubro – dado mais recente – a expansão em valor foi de 8,6%, segundo a Nielsen.

De cada cinco desodorantes vendidos no mundo, um é faturado no Brasil. E de cada cinco desodorantes vendidos no Brasil, maior mercado consumidor do produto, dois são da multinacional Unilever, dona das marcas Rexona, Axe e Dove.

“Desodorante contradiz a tendência de desaceleração de consumo no país”, diz Adriana Castro, diretora de marketing da Unilever. A empresa criou fórmulas ativadas pelo movimento dos braços, antibacterianas e, no ano passado, lançou a versão comprimida – embalagem duas vezes menor do que a tradicional, mas com igual quantidade de produto e mesmo preço.

A Nívea, por sua vez, subiu da quinta para segunda maior participação entre 2010 e 2014. A empresa cresceu com o desenvolvimento de tecnologias como a que evita manchas brancas em roupas pretas, e ao reforçar os investimentos nos canais de venda e em marketing, segundo Tatiana Ponce, diretora de marketing. Em 2015, a companhia investiu na linha Protect&Care, inspirada na propriedade hidratante do creme Nivea.

Fonte: Supermercado Moderno

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