Programa chamado 220 Vults traz protagonismo e visibilidade às questões relacionadas à desigualdade social, equidade de gênero e raça
Desde 2017 com o intuito de colaborar para uma transformação na sociedade a partir da inspiração entre mulheres e da representatividade, Vult leva a beleza como instrumento de emancipação econômica com o programa 220 Vults, que oferece capacitação para pessoas que desejam ingressar profissionalmente no ramo da beleza.
Essa jornada começou com cursos presenciais e já impactou a vida de milhares de brasileiras, como registra um levantamento interno da marca que aponta um aumento de +45% na renda das formandas (média do impacto na vida das mulheres). Para 2023, período em que a marca completa 19 anos, o objetivo é fortalecer ainda mais a frente social e potencializar o alcance do projeto, trazendo oportunidades de capacitação para o formato digital.
Por isso, Vult somou esforços com o Empreendedoras da Beleza – um projeto do Grupo Boticário apoiado pela plataforma -, e para este ano tinham a meta de formar 19 mil profissionais de beleza. Esse número foi alcançado antes do encerramento do ano e do último ciclo de cursos promovidos pela marca.
No primeiro semestre, atingiram o número de mais de 40 mil inscritas, mais de 10 mil formandas, sendo mais de seis mil mulheres graduadas nos cursos de maquiagem e unhas administrados pela Vult. Ao todo, até o momento, são 19.949 formandas e mais de 92.000 mulheres inscritas no projeto. “Somos a marca que celebra o Orgulho e seguimos o posicionamento do Voa que o mundo é seu, acreditando que toda mulher pode voar alto e, por isso, através da plataforma, queremos potencializar o empreendedorismo, trazendo protagonismo e visibilidade às questões de desigualdade social, equidade de gênero e raça por meio da beleza. Queremos que essas brasileiras tenham orgulho da própria origem e das suas lutas diárias. É uma ascensão pessoal que também é coletiva. Então, queremos cada vez mais fortalecer e evidenciar as carreiras e projetos, sendo uma marca impulsionadora de sonhos”, reforça Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
O programa também dá visibilidade a projetos espalhados pelo Brasil e possui parcerias com instituições. Com o Empreendedoras da Beleza, por exemplo, a plataforma está inserida nos cursos de Unhas Incríveis e Maquiadora de Sucesso. As alunas aprendem técnicas e cuidados que envolvem as profissões, além de tendências do mercado. Entre os destaques da metodologia estão o conhecimento sobre os produtos e ferramentas do trabalho com dicas de qualidade, biossegurança e sustentabilidade, as técnicas específicas de cuidados especiais com a cliente e tudo é endossado por um time especializado da Escola Madre, uma das escolas de beleza mais renomadas do Brasil. As inscrições já estão disponíveis para as turmas do 2º semestre.
Outra iniciativa do 220 Vults é a parceria com o Vozes da Periferia, instituto que trabalha para democratizar as grandes oportunidades nas favelas da Vila Prudente e Jd. Sinhá, e, que é parte do programa de aceleração de ONGs da Rede Gerando Falcões. Os cursos acontecem presencialmente a fim de impactar positivamente as participantes para ampliarem seus conhecimentos e conseguirem promover conexões de networking para o mercado de trabalho. As inscrições acontecem localmente durante o mês de agosto. Para 2023, a plataforma também contará com a parceria da agência de influenciadores Digital Favela, que tem como objetivo dar visibilidade a criadores de conteúdo periféricos.
Além da capacitação, Vult também busca plugar os talentos do 220 Vults em iniciativas de marketing, como shootings, campanhas e ações com grandes artistas e celebridades. Confira abaixo alguns desses projetos:
Patrocínio com a Acadêmicos do Salgueiro
Neste ano, Vult trouxe de volta à avenida mais importante de fevereiro uma das personagens mais icônicas do Carnaval, a atriz e modelo Nayara Justino. A marca de beleza convidou a ex-globeleza para ser Embaixadora do Carnaval Vult e junto com o G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro, escola patrocinada pela marca desde 2022, colocou os holofotes sob Nayara, que tem uma história de amor com o Salgueiro e com a Sapucaí, e voltou coroada como símbolo de orgulho de ser quem se é. A modelo esteve à frente do movimento #OrgulhoDaMinhaBeleza, campanha de Vult para o Carnaval 2023, que promoveu e celebrou o empoderamento de mulheres pretas e periféricas. Além disso, a marca contratou as formandas para produzir personalidades e convidados em um dos camarotes do Rio de Janeiro.
O patrocínio de Vult ao Acadêmicos do Salgueiro, que iniciou em 2022, foi muito além da avenida. Ao longo do último ano, a marca de beleza e a escola de samba uniram forças e capacitaram e integraram ao mercado de trabalho maquiadores e manicures. A iniciativa formou 120 profissionais da beleza em uma cerimônia emocionante no final do ano passado.
Campanha de lançamento da nova linha de maquiagem Real Color
Vult também promoveu uma grande campanha com o Salão da Vult reforçando o posicionamento de orgulho através da beleza. A marca apresentou o lançamento da linha de maquiagem Real Color, tecnologia proprietária de Vult, que garante uma pigmentação de alta performance para diversos tipos e tons de pele, em um truck em formato de salão de beleza com a participação de mais de 8 profissionais. Na oportunidade, três maquiadoras do projeto produziram a cantora Ivete Sangalo e puderem mostrar os seus trabalhos para uma grande audiência, além da marca ativar outras profissionais que levaram essa experiência para consumidoras.
Eventos de Beleza
As formandas do 220 Vults também fazem parte dos eventos estratégicos que a Vult participa como é o caso da Beauty Fair, maior feira de beleza das Américas, a Beauty Show, exclusiva para manicures, maquiadores e apaixonados pelo universo da beleza e o Beleza do Bem, que reúne profissionais, indústria especializada, influenciadores, modelos, blogueiros e celebridades no maior evento de beleza da América Latina, onde parte da renda arrecadada é revertida para o GRAACC e o PUSH, evento feminino de carreira e empreendedorismo criado pelo Steal the Look. As profissionais, além de mostrarem o seu trabalho, também conseguem promover conexões do mercado para alavancarem suas carreiras.