Gabriela Aseka Santaroza aponta as principais novidades do evento internacional de dermatologia estética
Gabriela Aseka Santaroza, dermatologista e diretora clínica da ASK Dermocosméticos, participou em novembro do Expert Summit, promovido pela Merz, que reuniu em Barcelona, na Espanha, mais de 300 médicos da área de dermatologia estética do mundo todo. Confira abaixo o relato da médica sobre as novidades:
Uma das grandes novidades foram os Exossomos, apontados como a nova promessa da medicina estética. Os Exossomos são derivados das células tronco – ricas em DNA, RNA, lipídeos e proteínas liberadas por meio de vesículas que funcionam como reguladores e comunicadores célula a célula – tratando assim a pele e contribuindo para o rejuvenescimento, regeneração e cicatrização de feridas, sendo uma nova promessa também para tratamentos capilares, melasma, rejuvenescimento, entre outros inúmeros benefícios.
Outro assunto bem comentado foi a aplicação de toxina botulínica em feridas operatórias com ótimos resultados no aspecto estético da ferida. Isso se torna uma excelente opção para procedimentos realizados com corte de pele e pontos de sutura, podendo ser aplicado não somente na área da dermatologia, mas também cirurgia plástica, ginecologia, bem como em outras especialidades médicas que cursam com suturas de pele.
Para quem busca tratamentos para contornos corporais, a aplicação de toxina botulínica pode contribuir e muito. O botox ao ser aplicado no músculo trapézio (das costas e ombros), além de aliviar a tensão muscular, também auxilia na redução do tamanho da musculatura e possibilidade de redução do seu tamanho trazendo em alguns pacientes, quando bem indicados, melhora na silhueta.
Para pacientes que usam muito salto, ou ainda desejam reduzir o tamanho da musculatura da panturrilha, também temos o botox como excelente opção.
Sabemos que o botox além dos benefícios estéticos que ele traz, como melhora das chamadas rítides (as indesejáveis ruguinhas do rosto e pescoço), também foi apresentada sua eficácia na melhora da rosácea, sudorese e até do melasma.
Vimos por meio de um laboratório montado pela Merz a técnica de produção do bioestimulador de colágeno Radiesse. O Radiesse é constituído pelo ativo Hidroxiapatita de cálcio, o qual atua nos tecidos induzindo uma reação inflamatória, cujo resultado é a produção de colágeno. Essas aplicações podem ser realizadas na face, região da papada, pescoço, colo, braços, pernas, bumbum, coxas, ou seja, onde houver flacidez se instalando.
Também foi abordado algo que já faço com meus pacientes, a importância de associar a aplicação dos bioestimuladores com as tecnologias como ultrassom microfocado.
Foi enfatizada a importância do tratamento nas áreas extra faciais como pescoço e colo, pois denunciam a idade.