Protetores solares: ajustando-se às preferências do consumidor
Mais marcas estão agora incorporando FPS em cuidados com a pele e maquiagem, de acordo com o relatório The Future of Suncare: 2023 da Mintel. Esta tendência corresponde ao crescente interesse dos consumidores em adotar práticas de beleza minimalistas.
No entanto, esta tendência de “sunificação” – que inclui cuidados de pele e produtos de maquilhagem minimalistas e multibenefícios , como hidratantes coloridos com FPS, protetores solares coloridos e até pós soltos com protetor solar – ameaça a existência independente da categoria de cuidados solares.
Entretanto, à medida que aumentam as preocupações em torno das alterações climáticas, a necessidade de protecção e adaptação climática aumentará. Esta é uma oportunidade para as marcas do mercado de cuidados solares da Ásia-Pacífico atenderem a um espectro mais amplo de tons e condições de pele. Aqui, exploramos as tendências que influenciam o setor de cuidados solares em toda a região Ásia-Pacífico.
Japão
Para impulsionar a relevância da categoria, o envolvimento do consumidor e o crescimento do valor, as marcas japonesas de cuidados solares podem expandir-se para além do SPF e estender-se a um espaço mais amplo e emocional.
Podem também reforçar a sensibilização para a exposição solar através da tecnologia e explorar formas de reforçar a proteção através de inovações. Entre as subcategorias que as marcas podem explorar estão os produtos pós-sol.
As marcas podem criar novas formas de oferecer valor, incorporando benefícios adicionais, à medida que as expectativas dos consumidores aumentarem e estes extras se tornarem em breve a norma.
Por exemplo, Kanebo Allie lançou um gel protetor solar que vem nas cores Lucent Pink e Warm Orange. O produto pode ser aplicado sobre a maquiagem para dar um brilho saudável às bochechas.
As marcas do mercado japonês de protetores solares também podem facilitar aos consumidores a aplicação de camadas de FPS sobre a maquiagem, já que o protetor solar precisa ser retocado a cada poucas horas. Os produtos de retoque podem ser oferecidos em almofada, spray ou névoa e em pó.
China
Na China, a “sunificação” é observada entre uma parcela significativa das consumidoras do sexo feminino, com mais de metade usando maquiagem facial com eficácia de protetor solar . Além disso, o uso aumentou em diferentes faixas etárias em comparação com 2022. Esta é uma oportunidade para as marcas de produtos solares e de cosméticos coloridos se misturarem para melhor atender às necessidades dos consumidores que buscam proteção solar e conveniência.
A facilidade de uso e a ausência de alegações como sem álcool e sem aditivos estão aumentando na China. Em termos de formato, loção, spray e creme são os três principais tipos de produtos de proteção solar. Protetor solar para peles sensíveis em formato de loção também é uma categoria em rápido crescimento.
A crescente conscientização dos consumidores sobre a proteção solar os levou a utilizar diferentes formatos de produtos de proteção solar, dependendo do cenário e da ocasião. Protetor solar em spray e maquiagem com FPS teve um crescimento de 5% no uso em 2023 em comparação com 2022. Esses formatos não são apenas mais convenientes para uso interno e externo, mas também adicionam uma sensação de segurança para consumidores que buscam proteção total contra o sol com a característica de fácil retoque. Mais da metade das consumidoras afirmam estar interessadas em fixar spray com FPS.
Além do spray fixador, os consumidores também estão interessados em cosméticos coloridos, como corretivo e pó compactado com benefícios de proteção solar, oferecendo oportunidades promissoras para marcas de maquiagem facial incorporarem recursos de proteção solar.
Os consumidores chineses também são criteriosos na escolha de um produto de proteção solar adequado. Por exemplo, quase metade dos consumidores chineses afirmaram que verificam os detalhes do produto em websites oficiais para saber se o produto se adequa à sua pele. Mais de um terço disse que vai às lojas físicas para experimentar os produtos. Os consumidores chineses também tendem a pesquisar on-line sobre o produto de proteção solar, lendo as avaliações dos clientes, enquanto uma porcentagem semelhante ainda compraria amostras para experimentar. Isso sugere que apenas ler ou assistir às resenhas não é suficiente para eles.
As preocupações com a penetração da luz azul das telas digitais e a poluição estão chamando a atenção dos consumidores. À medida que os dispositivos digitais se tornaram uma parte essencial da vida quotidiana moderna dos consumidores, as marcas que aproveitam o conceito de anti-fotoenvelhecimento como um todo podem expandir a eficácia do produto e atrair uma base de utilizadores mais ampla.
Tailândia
O mercado de protetores solares na Tailândia está bem estabelecido, com 87% dos consumidores tailandeses usando produtos solares diariamente . Para as marcas, existem oportunidades interessantes para abordar problemas específicos de pele relacionados ao sol, como rugas e manchas escuras/melasma.
Nos cuidados solares corporais, existe a oportunidade de os produtos oferecerem uma experiência mais confortável com texturas mais leves. Os formatos de névoa também têm potencial para atender ocasiões ao ar livre.
Os produtos solares adaptados aos cuidados da pele pós-procedimento são limitados. Isto representa mais uma oportunidade para as marcas introduzirem soluções inovadoras adaptadas aos consumidores submetidos a procedimentos faciais. Quase metade dos consumidores tailandeses que recebem tratamentos estéticos para minimizar os sinais de envelhecimento desistem de usar protetor solar devido à irritação da pele causada por produtos químicos. Embora este grupo ainda seja um nicho, a Mintel prevê que crescerá devido à crescente aceitação e penetração das clínicas estéticas.
Três quintos dos consumidores que usam vários tipos de produtos, como protetor solar para rosto e corpo, mas principalmente hidratante facial e corporal com FPS, estão preocupados com a oleosidade e pegajosidade com a aplicação do protetor solar, e outros dois quintos preocupam-se com sua eficácia .
As marcas podem focar nos aspectos sensoriais da categoria, que elevam o conforto de um produto no corpo. Texturas e formatos que oferecem uma aplicação leve e confortável, como formatos de névoa ou aqueles com benefícios refrescantes para a pele, provavelmente serão atraentes para os consumidores.
Índia
O mercado de protetores solares na Índia está se recuperando após a pandemia, como pode ser visto pelo aumento no lançamento de produtos nos últimos anos. No entanto, a categoria ainda precisa se estabelecer como essencial diariamente, mesmo entre os usuários existentes: 23% dos usuários de protetor solar facial acreditam que aplicar protetor solar não é uma etapa importante em suas rotinas diárias de cuidados com a pele , enquanto três em cada dez compradores da categoria concordam que aplicar protetor solar produtos mais de uma vez por dia é desnecessário.
Além disso, os usuários de protetor solar facial têm pele sensível, o que os torna potencialmente propensos a erupções cutâneas vermelhas após a exposição ao sol. Esta é uma oportunidade para as marcas promoverem produtos de cuidado pós-sol com ingredientes naturais calmantes para a pele.
Enquanto isso, os idosos da geração Y, com idades entre 34 e 42 anos, procuram produtos de proteção solar em formatos convenientes e inovadores, como sprays e bastões. No entanto, afirmações como facilidade de uso e funcionalidade em movimento permanecem relativamente específicas nos lançamentos de produtos de proteção solar. As marcas têm a oportunidade de capitalizar este crescente interesse do consumidor.
Os usuários de protetor solar facial estão interessados em produtos de proteção solar com benefícios e ingredientes para a pele. Em comparação com outros mercados da APAC, como a Coreia do Sul, a Índia está atrasada no lançamento de produtos com infusão de ingredientes para a pele. As marcas do mercado indiano de protetores solares podem, portanto, explorar a incorporação de ingredientes populares para a pele, como ácido hialurônico e niacinamida, em suas formulações de proteção solar, abordando preocupações específicas da pele no processo.
Fonte: Mintel 18.03.2024