Iniciativa busca promover a aceitação, acolhimento e defesa das pessoas LGBTQIA+, reforçando o compromisso da companhia com a diversidade e inclusão
Como parte de sua jornada de propósito, NIVEA, marca número 1 em cuidados com a pele no mundo, celebra um marco importante na luta pela aceitação e o acolhimento de crianças, adolescentes e adultos, lançando a cartilha “Confie no Amor”, em parceria com a ONG Mães pela Diversidade.
Destinada a mães, pais e responsáveis por pessoas LGBT+, a cartilha oferece uma série de dicas de como oferecer esse apoio da melhor forma. “Confie no Amor” é fruto de uma década de trabalho da organização para reduzir a violência familiar contra pessoas LGBTQIA+, e está disponível gratuitamente no site do projeto social.
‘’Assim como o nome de nosso propósito, Cuidado Além da Pele, entendemos que esse gesto envolve também acolhimento e aceitação. E umas das melhores formas de promover essa conscientização é por meio da educação, uma ferramenta poderosa para combater a violência e o preconceito. Acreditamos que, ao fomentar o diálogo e a compreensão, podemos construir uma sociedade com mais respeito, num movimento que vem de dentro para fora para companhia’’, diz Ligia Annunziato, head de Sustentabilidade e Diversidade, Equidade e Inclusão da Beiersdorf Brasil .
Depoimentos emocionantes de integrantes do grupo, como o de Kris Cunha, de Guaíba (RS), reforçam a importância do acolhimento: “Não diga ‘Eu te amo, não importa se você é gay ou lésbica ou trans.’ Na verdade, tudo importa. Importam as escolhas deles, o jeito que eles se vestem, as palavras e linguagens que eles utilizam. Assim como importa o que a gente aprende durante esse percurso para nos tornarmos mães melhores.”
Cuidado de dentro para fora
Para celebrar o Dia das Mães, NIVEA lançou, por meio de seu grupo de afinidade Toque Colorido, a cartilha internamente em um encontro que destacou a importância da diversidade como um cuidado essencial na maternidade. Um ambiente de segurança e empatia foi criado para troca de experiências sobre os desafios de criar um ambiente inclusivo e diverso quando se trata de questões raciais, LGBTQIA+ e de deficiência.
O propósito Cuidado Além da Pele da companhia tem como pilares iniciativas voltadas para a cultura interna, missão social e marca, e conta com Grupos de Afinidade (GAs) formados por pessoas colaboradoras voluntárias de diversas áreas que compartilham interesses em comum e trazem iniciativas para transformar e acelerar a atuação da companhia.
Com o intuito de conscientizar e educar seus times, a Beiersdorf, casa de NIVEA e Eucerin, apresentou, em 2022, sua primeira cartilha de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) no Brasil, desenvolvida em cocriação com pessoas colaboradoras de diferentes áreas e consultores externos. De maneira lúdica, a Cartilha de DE&I abriu debates sobre como funcionam as estruturas sociais e quais são os grupos menos e mais privilegiados socialmente. A intenção foi promover um conhecimento profundo, de simples compreensão e transformador na vida de cada um – como um cuidado que funciona da porta para dentro e da porta para fora.
A NIVEA conta ainda com parcerias com instituições como a TODXS, que foca na formação de jovens líderes com oficinas e treinamentos em comunicação, liderança e empreendedorismo. A marca também atua ao lado do Instituto Adus para o lançamento do Projeto Colore, uma iniciativa para promover acolhimento, orientação e inclusão a pessoas LGBTI+ refugiadas em São Paulo, assim como para a integração dessa população na sociedade brasileira. O projeto visa proporcionar suporte abrangente, incluindo regularização migratória, acesso a empregos inclusivos, apoio jurídico, serviços sociais e cursos de letramento digital para facilitar a inclusão no mercado de trabalho.