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Cazoolo e Sallve Cosméticos se unem para desenvolver embalagem sustentável

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O Cazoolo, lab de design de embalagens circulares da Braskem, recebe a Sallve Cosméticos no Circular Design Sprint com objetivo de desenvolver uma embalagem de reuso com refil, proporcionando novas experiências de uso aos consumidores.

Nos sprints, o Cazoolo fornece suporte especializado para as marcas aprimorarem seu portfólio rumo à sustentabilidade.

“O objetivo do Lab, por meio do programa Circular Design Sprint, é auxiliar os brand owners a solucionar os desafios em relação à otimização das embalagens plásticas e agregar mais sustentabilidade para elas. Tudo isso equilibrando custo, sustentabilidade e experiência de consumo”, afirma André Giglio, especialista em desenvolvimento de embalagens do Cazoolo.

No projeto com a Sallve, os especialistas do Lab estão em busca de desenvolver modelos para embalagens de reutilização com refil. A ação conta com dinâmicas de cocriação entre os profissionais das marcas para que alcancem melhores soluções e protótipos que serão testados e aprovados pela Sallve para disponibilizar no mercado. Além dos times do Cazoolo e da Sallve, o Sprint ainda contou com a participação da Silgan Dispensing and Packaging do Brasil, importante cliente da Braskem para o segmento de tampas e embalagens no setor de cosméticos, que aportou conhecimento técnico e colaborou com todo o processo. E há muito estudo envolvido nesse processo. As metodologias aplicadas pelo Lab incluem Design for Environment (DfE) e a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

O Circular Design Sprint tem sempre a imersão com as marcas de, no máximo, uma semana (dependendo da complexidade do projeto) e foco total na circularidade e redução do impacto ambiental. O desenvolvimento das ações acontece a partir de cinco etapas: definição do escopo (missão, prioridades e restrições) e mapeamento de impactos ambientais da embalagem atual via ACV (Avaliação de Ciclo de Vida); dinâmicas de brainstorm, exploração e refinação; design e prototipagem; teste de validação dos protótipos com o consumidor; e comparação do impacto ambiental das soluções desenvolvidas.

“É muito inspirador e uma grande oportunidade trabalhar com os profissionais do Cazoolo. A nossa marca está acostumada a cocriar produtos com nossa comunidade, mas não embalagens novas como o Circular Design Sprint proporciona. É muito gratificante chegar em uma solução que realmente resolva as necessidades dos nossos consumidores, e que pode beneficiar também o mercado de cosméticos de maneira mais ampla”, afirma Leandro Gusmão de Menezes, Head de Marketing da Sallve.

O Circular Design Sprint é um programa do Cazoolo que já contou com a participação de várias marcas ao longo dos últimos anos. Só em 2024 foram 4 sprints com marcas como Aptar, Crilancha, Sallve e Diadema. Em 2023, aconteceram 7 sprints e a presença das marcas Grendene, Mars, Nutri Garden, iFood, Dux Nutrition, L’Oréal e Dassault. Em 2022, as marcas Vigor, Extrusa Pack, Danone participaram, totalizando mais 3 edições dos sprints. “Entendemos que grande parte do impacto ambiental de um produto é definido na etapa do design. Por isso, é fundamental auxiliarmos nossos parceiros, clientes e marcas na criação de soluções mais circulares que os ajudem a alcançar melhores caminhos, além de atingir objetivos e compromissos de sustentabilidade”, completa Yuri Tomina Carvalho, head do Cazoolo.

 

 

 

Fonte: Embalagem Marca 24.07.2024

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