Marcas de beleza de influenciadores ganham força no mercado brasileiro
O mercado de beleza, impulsionado por celebridades e influenciadores, alcançou um patamar significativo em 2023.
De acordo com a NielsenIQ, empresa líder em estudos sobre comportamento do consumidor, as marcas do segmento geraram mais de US$ 1 bilhão em vendas no ano passado. Atenta às tendências do mercado, a Wake Creators, líder em marketing de influência baseado em dados, revelou tendências importantes sobre o consumo de cosméticos entre os brasileiros.
Os consumidores brasileiros têm abraçado as marcas de influenciadores, atraídos por produtos de alta qualidade e preços acessíveis, que antes eram encontrados principalmente em importados. Entre as marcas mais populares, estão Linha Bruna Tavares (Bruna Tavares), Sallve (Julia Petit), Boca Rosa (Bianca Andrade), Mari Maria Makeup (Mari Maria) e FRAN (Franciny Elhke).
“Estamos observando o crescimento de conteúdo digital sobre beleza, maquiagem e assuntos relacionados. É interessante notar que os influenciadores estão realmente entrando no mercado com suas próprias linhas. Acreditamos que as celebridades e creators têm conhecimento e criatividade que podem encantar e aproximar o público, gerando mudanças significativas neste mercado”, explica Alessandro Gil, VP da Wake.
A pesquisa da Wake Creators mostrou que 96% dos influenciadores consideram o uso de maquiagem essencial. Os produtos favoritos além da base, considerada um item padrão, são corretivo (52%), máscara de cílios (46%), blush (39%), gloss (28%) e batom (26%). Quando o assunto são marcas favoritas encabeçadas por influenciadores, as primeiras que vêm à mente dos entrevistados são Boca Rosa Beauty (50%), Bruna Tavares (15%) e Mari Maria Makeup (13%).
Além da maquiagem, os cosméticos focados em cuidados com a pele são uma parte importante do setor de beleza, e os influenciadores também têm atuação neste meio. Na pesquisa, 99% dos respondentes afirmam que o uso de produtos de skincare é importante para eles. Os produtos preferidos em suas rotinas de cuidados com a pele são protetor solar (65%), hidratante (59%), sabonete (37%), sérum (33%) e esfoliante (18%).
Sobre as primeiras linhas de skincare idealizadas por influenciadores que vêm à mente dos respondentes, há um empate entre Bruna Tavares, Niina Secrets e Wepink (da Virgínia), todas com 11%. A marca Boca Rosa Beauty (7%) também foi mencionada, mesmo só contando com produtos capilares e de maquiagem até o momento.
Mercado de maquiagem no mundo
Algumas das principais potências da cultura pop internacional que têm marcas de beleza de sucesso são as cantoras e atrizes Selena Gomez (Rare Beauty), Rihanna (Fenty Beauty), Ariana Grande (r.e.m Beauty) e Lady Gaga (Haus Labs). No mercado de influência, algumas das principais linhas são Kylie Cosmetics (Kylie Jenner), Rhode (Hailey Bieber), Rose Inc. (Rosie Huntington-Whiteley) e Huda Beauty (Huda Kattan).
A personalidade das influenciadoras se reflete nas suas marcas, criando uma forte conexão com os consumidores. Hailey Bieber, por exemplo, viralizou com suas dicas de maquiagem e cuidados com a pele, promovendo sua linha Rhode. Embora a marca ainda não seja vendida no Brasil, Hailey Bieber tem se aproximado do mercado ao enviar produtos exclusivos para influenciadoras nacionais, criando uma conexão direta e promovendoa Rhode entre os brasileiros.
Fonte: Adnews 22.07.2024