Cosméticos ricos em probióticos são a nova aposta do mercado de beleza
Ao estimularem a proliferação de “bactérias do bem”, os produtos aliviam a acne e combatem o envelhecimento precoce
Recentemente, os probióticos caíram na boca do povo. Apontados como componentes-chave de receitas queridinhas dos nutricionistas, como kefir e kombucha, as “bactérias do bem” têm ganhado fama por beneficiarem a flora intestinal e o sistema imunológico. Agora, também têm se mostrado altamente eficazes quando o assunto é skincare.
De acordo com pesquisas dermatológicas, cosméticos à base dos microrganismos são ótimos aliados no tratamento de doenças de pele, como eczemas, rosácea e acne. Um estudo realizado pela Universidade de Ciências Médicas Shahid Beheshti, no Irã, ainda garante que os produtos retardam o surgimento de linhas de expressão.
Na prática, funciona assim: a superfície cutânea conta, naturalmente, com um exército de bactérias (as mais comuns são a Lactobacillus e a Bifidobacterium) que combate os microrganismos prejudiciais à saúde. Uma dose extra desses agentes benéficos, somada aos demais ativos da formulação dos cosméticos, ajuda a amenizar inflamações e a reduzir os efeitos da poluição e da exposição ao sol.
“O resultado é uma pele hidratada, com menos erupções, rugas e flacidez”, frisa a dermatologista Camila Amorim. Segundo ela, o tratamento com probióticos não tem contraindicações, mas exige acompanhamento médico. “Se respeitadas as doses e o uso correto, o protocolo é considerado seguro e bem tolerado”, avalia.
Nas farmácias especializadas em skincare, já é possível encontrar diversos produtos com essa proposta, desde cremes para a região dos olhos até protetores solares. Existem, inclusive, laboratórios estéticos focados exclusivamente na produção desses dermocosméticos, como o brasileiro Biologicus, o britânico Aurelia e o sul-africano Esse.
As vantagens dos probióticos também podem ser aproveitadas por meio da ingestão de pílulas. “Os comprimidos favorecem o equilíbrio da microbiota intestinal e melhoram, além da pele, o funcionamento do organismo como um todo”, explica a nutricionista Thayana Albuquerque.
Fonte: Metropóles 29.06.2024