Consumidora brasileira busca embalagens inovadoras para maquiagens
Com um estilo de vida agitado, as consumidoras de maquiagens no Brasil buscam produtos de longa duração, fácil aplicação e hidratantes, por isso, as marcas precisam investir em inovação constantemente
Por Benjamin Punchard, Diretor Global de Insights de Embalagem da Mintel.
O mercado de maquiagens (ou os chamados “cosméticos coloridos”) no Brasil está bem estabelecido e a mulher brasileira é muito ligada em inovações, tanto de produto quanto de embalagem. Apesar da crise econômica que o país enfrenta, as marcas continuam a investir e a lançar linhas e produtos. Itens como esmaltes e batons são vendidos a preços bem acessíveis e são vistos pelas consumidoras como pequenos tratamentos.
As consumidoras de “cosméticos coloridos” usam batons/gloss mais que sombras ou blushes. Contudo, elas buscam produtos de longa duração, fácil aplicação e hidratantes. Com um estilo de vida agitado, tendo que conciliar trabalho e família, estas consumidoras sempre carregam algum tipo de maquiagem em sua bolsa. Por isso, as marcas precisam inovar constantemente para atrair e fidelizar a consumidora brasileira. A seguir um panorama de alguns lançamentos de “cosméticos coloridos” que utilizam embalagem inovadora.
Too Cool for School Dinoplatz Twisty Tail Mascara
A máscara (rímel) é um produto que oferece três estágios de encurvamento dos cílios, em cada camada. O produto é formulado com fibras que garantem um efeito de 5 mm de comprimento para os cílios; também possui uma fórmula de ar/gel, com um efeito de curva super poderoso e que garante que o produto dure o dia todo. Um sérum de base água fixa o produto nos cílios em cada camada. Neste caso a embalagem esconde uma surpresa: quando o pacote é aberto, uma cidade em 3D salta aos olhos (efeito pop-up).
Bisous Bisous Call Me a Crystal Rouge Cream Lipstick
Já o batom tem uma fórmula matte criada para garantir uma acabamento vibrante. O produto contém pó de pérolas que “acende” uma cor pura; sua textura é extremamente cremosa graças a um sistema gelificado (à base de gel). A embalagem do batom incorpora um espelho que possibilita o uso do produto em movimento. Uma característica importante para as 41% de brasileiras entre 16 e 24 anos, entrevistadas pela Mintel, e que disseram sempre carregar um espelho na bolsa.
Maybelline Baby Lips Balm & Blush
O bálsamo para os lábios e blush tem uma embalagem realmente inusitada. O produto vem em uma embalagem em formato de tampa de pote que facilita a sua aplicação. A embalagem inovadora se sobressai na gôndola e comunica o atributo da funcionalidade como um elemento que incentiva a compra.
Holika Holika Face 2 Change Roller T-Highlighter
A maquiagem para a zona T é indicada para diversos usos e foi desenvolvida com o efeito multi brilho das pérolas, além de ser um produto de longa duração. Segundo pesquisa Mintel, 38% das usuárias brasileiras de “cosméticos coloridos” buscam apelos como fácil aplicação em produtos desta categoria. O produto atende a este requisito graças a um aplicador roll on. Para liberar o produto basta pressionar o botão lateral que o dispensa; o sistema ajuda a liberar a quantidade correta para cada aplicação.
M.A.C Vibe Tribe
Lançada no verão de 2016, a coleção foi desenhada para os que querem escapar da rotina; ela foi inspirada nos festivais do deserto dos EUA, onde as pessoas pintam os lábios de diversos tons de vermelho, coral ou dourado, os olhos em verde azulado, cobalto, tangerina e carvão, e as unhas, que refletem o espírito livre, a partir de cores como tangerina e nude. As cores vibrantes da embalagem ajudam a diferenciar o produto no PDV.
Hera Rich Squeeze Mascara
Este rímel (máscara) é descrito como um produto “aperte e use” que garante camadas perfeitas, com estilo. O pincel é feito a partir de uma combinação de cerdas grossas e finas que garantem volume a cada camada. A inovação na embalagem reside no tubo flexível que a consumidora aperta (squeezable) e faz com que o produto, ainda na embalagem, fique mais fluído, o que garante uma aplicação melhor e mais uniforme.
O GNPD é um banco de dados que mapeia inovações de produtos e embalagens ao redor do mundo. Para mais informações acesse brasil.mintel.com