Seis novos perfumes, uma jornada sensorial completamente remodelada e total liberdade criativa aos perfumistas a partir dos melhores ingredientes do mundo.
A segunda coleção da Amyi, startup brasileira de perfumaria nicho, vem para surpreender os fãs da marca com fragrâncias ainda mais inovadoras e inusitadas, produzidas a partir de ingredientes nobres da perfumaria mundial como jasmim absoluto do Egito, madeira oud envelhecida, ruibarbo e iris negra. Todos os perfumes são sem gênero, veganos e sem testes em animais.
A nova coleção introduz criações dos perfumistas Leandro Petit e Hernan Figoli, ambos da casa de fragrâncias franco suíça Givaudan; além de trazer composições de Sandra Casagrande, da Takasago, e Samuel Moraes, da Citratus Symrise, responsável pela criação do Amyi VIII, nomeado finalista ao prêmio internacional The Art and Olfaction Awards, em 2020.
“Ao receber o convite de criar com total liberdade para a Amyi, senti que poderia realizar todos os meus sonhos como perfumista e me entregar às criações que verdadeiramente me tocam,” diz Leandro Petit, perfumista da Givaudan.
O Amyi 2.10, criado pelo perfumista Samuel Moraes, é fresco e vibrante. Ele combina a refrescância do limão tahiti com a cremosidade da espuma de gengibre e cardamomo. Inspirado na bebida Moscow Mule, para um efeito sensorial inusitado.
“Esse é um perfume para pessoas que querem se conectar através dos sentidos. Ele é muito gustativo e traz excitação e euforia,” afirma Samuel.
O Amyi 2.11, criado pelo perfumista Hernan Figoli, reúne os melhores musks veganos do mundo de forma a trazer proteção e purificação. A refrescância aquosa do muguet e um ao toque macio da lã de cashmere deixam esse perfume ainda mais distinto, com notas limpas e duradouras.
“Quis criar uma fragrância clara, iluminada e intimista que nos faça sentir bem e preparados para um novo dia. Usei ingredientes que remetem à lembrança dos musks do passado junto aos musks biotecnológicos do futuro,” explica Hernan.
O perfume Amyi 2.12, criado pelo perfumista Leandro Petit, é rústico e elegante. Toranja e sálvia absoluto criam uma primeira impressão hipnotizante, enquanto um rico acorde de whiskey envelhecido em preciosos barris de oud, traz sofisticação e força. Um toque de couro finaliza a criação com um ar inigualável de mistério.
“Criei esse perfume para ser usado em um dia muito especial. Sabe quando você conquista algo que demorou muito para conseguir? O Amyi 2.12 vem pra relembrar eternamente esse dia”, conta Leandro.
Já o Amyi 2.13, criado pelo perfumista Samuel Moraes, é elegante, sofisticado e cheio de mistério. A floralidade cremosa da iris negra com um toque amargo de ruibarbo, cria um frisante inesperado. A luxuosa flor de tuberosa cria uma aura sofisticada e misteriosa junto ao sândalo e benjoin.
“Eu quis inovar ao trazer a iris negra para as notas de saída desse perfume – um feito desafiador e inusitado, mas não parei por ai! Adicionei um toque especial de ruibarbo, verdura com talo amargo, que é tendência na perfumaria nicho internacional. O resultado é um perfume sofisticado e nobre, que não tem como passar despercebido,” diz Samuel.
O perfume Amyi 2.14, criado pelo perfumista Leandro Petit, representa a alma em equilíbrio, como uma gota de orvalho. A refrescância da mandarina couer junto a um bouquet floral verde orvalhado destaca a elegância do jasmim absoluto do Egito, o jasmim mais nobre da perfumaria mundial.
“O frescor de uma manhã orvalhada me traz equilíbrio e paz interior. Me inspirei nesse sentimento para criar uma fragrância com sensorial tridimensional, onde parece que você está vendo e tocando essa gota de orvalho através do olfato,“ conta Leandro.
Já o Amyi 2.15, criado pela perfumista Sandra Casagrande, te transporta para o florescer da mimosa na Riviera Francesa. De nuance adocicado e cremoso, esse bouquet floral robusto aguça as papilas e os sentidos, te envolvendo em uma aura quente e sensual. Enquanto o patchouli, com nuances terrosas e amadeiradas, te transporta ao ambiente natural da Mimosa. Uma visão inesquecível da costa francesa, segundo a perfumista Sandra Casagrande.
“Ao desembarcar do trem em Nice, na Riviera Francesa, senti um cheiro inesquecível no ar: a brisa do mar trazendo o aroma inebriante da flor de mimosa. Foi um momento muito mágico pra mim e que marcou a realização do sonho de me tornar perfumista,” conta Sandra.
Nova Experiência Sensorial
“Essa coleção é ainda mais especial. Além dos seis perfumes, criamos uma nova plataforma para a Experiência Amyi desenhada em conjunto com a Push Start, software especializada em experiência online e gamificação. Agora o consumidor vive a jornada sensorial de maneira completa, intuitiva e fluida, acessando todos os sentidos,” conta Larissa Mota, CEO e cofundadora da Amyi.
Na Experiência Amyi Premium, o consumidor testa a coleção de seis perfumes em miniaturas de 7ml, acessa a jornada sensorial e educativa online, vivencia cada fragrância e, após entender qual mais se conectou com sua essência, escolhe o perfume em 100ml, sem pressa – em até três meses após a compra.
Na Experiência Amyi Básica, o consumidor testa a coleção de seis perfumes em miniaturas de 7ml, acessa a jornada sensorial e educativa online, vivencia cada fragrância e descobre como cada perfume se conectou com sua essência.
“Nosso objetivo continua o de transformar o universo da perfumaria por meio de real inovação. Na Experiência Amyi conseguimos unir online e off-line em uma experiência multissensorial e educativa,” complementa Larissa.
O hábito do brasileiro de comprar perfumes online não é recente, mas acertar ao escolher uma nova fragrância pode ser um grande desafio. Como decidir apenas pela descrição do site ou comentários de outros consumidores? O risco também é comum ao comprar em lojas físicas. Quem nunca se arrependeu ao descobrir que o cheiro mudou completamente depois de meia hora? “Isso acontece porque não houve tempo de entender como o perfume evolui ao longo do tempo. As notas de saída evaporam muito rápido e o cheiro que fica com você no restante do dia não é o perfume que você sentiu nos primeiros 10 minutos na hora da compra”, explica Larissa.
A Experiência Amyi é revolucionária ao criar algo totalmente novo, uma experiência que proporciona ao consumidor mais conexão com sua essência e mais verdade de consumo. “Não se trata apenas de vender perfumes, mas de ajudar as pessoas a se conhecer melhor e viver uma experiência única por meio do sentido que mais desperta memórias e lembranças, o olfato”, afirma Luciana Guidi, cofundadora e CMO da Amyi.
A proposta da Amyi foi destaque no estudo do WGSN, empresa de previsão e tendências, batizado de “Ones to Watch 2021: Fragrances Discovery Innovators”, que afirma que as marcas estão tornando a experiência e a conexão mais envolvente, estendendo a jornada para além da compra. A Amyi, única marca brasileira citada no estudo, ganhou destaque por desenvolver uma experiência de luxo – uma masterclass de fragrância –, capaz de oferecer ao consumidor um roteiro sensorial para ajudá-lo a escolher seu perfume, enfatizando o valor de se reconectar com suas necessidades emocionais por meio de cada fragrância. O estudo aponta que a experiência por meio de testing boxes acompanhadas de conexões sensoriais super imersivas torna a experiência em casa tão boa quanto – ou até melhor – do que na loja.
Trajetória Amyi
Com apenas 18 meses de vida, a Amyi já acumula grandes feitos. Durante a pandemia conseguiu manter o crescimento acelerado mesmo com meses de fila de espera para compra do produto, aumentando cinco vezes seu faturamento mensal.
O perfume Amyi VIII foi nomeado finalista da edição 2020 do “Art and Olfaction Awards”, que reconhece a perfumaria criativa independente ao redor do mundo, na categoria Perfumaria Independente. Foi a primeira vez que uma marca brasileira alcançou esse feito.
Em outubro, a Amyi recebeu rodada de investimento anjo no valor de R$ 1 milhão liderado pelo GVAngels com a participação do Fundo Wishe. Os recursos foram utilizados na criação de novos perfumes, avanços na jornada sensorial e educativa online, incremento do time e ações de growth hacking, proporcionando maior visibilidade e conhecimento da marca entre os consumidores.
“Sempre acreditamos muito no modelo de negócios direto ao consumidor. Ele nos proporciona agilidade ao criar os produtos e soluções junto aos nossos clientes e gera verdadeiros apaixonados pela marca. Além de conseguirmos trazer perfumes incríveis a preços que são mais justos. Se esse já era o modelo de negócios que vinha revolucionando diversas indústrias, agora realmente ele é o futuro, pois muitas das mudanças de hábito de consumo criadas durante a pandemia, vieram para ficar – e a compra via e-commerce é uma delas,” afirma Larissa
Mercado de perfumaria
O Brasil é o segundo maior mercado de perfumaria do mundo, o primeiro em consumo per capita em litros, chegando a quase três vezes o consumo da França. Apesar disso, ainda não é referência em inovação e o consumidor pouco sabe sobre rotas olfativas, ingredientes e essências. A proposta da Amyi pretende ajudar a educar os brasileiros sobre perfumaria, observar ingredientes e rotas olfativas que agradam e que não agradam.