Aprendizados do Covid-19 para marcas de beleza
À medida que a pandemia de coronavírus se espalha, estamos nos estabelecendo em uma nova realidade.
Entrevista com Julian Reis, fundador e CEO da SuperOrdinary
Julian Reis, fundador e CEO da SuperOrdinary, com um portfólio de marcas de estilo de vida, beleza e bem-estar da geração Z e da geração Z na China, compartilha como tem lidado com o Covid-19 e as implicações comerciais, aprendizados e insights sobre o caminho a seguir.
Na sua perspectiva, qual é o estado atual da paisagem de beleza?
Nessa situação, todas as marcas foram afetadas de alguma forma. No entanto, algumas categorias foram beneficiadas, enquanto outras foram duramente atingidas. Por exemplo, à medida que mais pessoas usam máscaras nesse momento, os batons sofrem uma queda, pois menos pessoas estão usando e comprando. Por outro lado, como mais pessoas estão em casa, muitas pessoas usam seus telefones, assistem a vídeos, conteúdo social – a pele está se saindo muito bem, pois tem mais tempo para pesquisar e encontrar novos produtos para cuidar de si. No geral, é um ano desafiador para atender às expectativas de crescimento estabelecidas em relação ao ano anterior, pois o setor está crescendo rapidamente, mas a maioria das marcas esperará um ajuste devido ao Covid-19.
Como as marcas estão navegando no novo normal atual?
A comunicação da marca é importante e as marcas precisam permanecer positivas, autênticas e empáticas nesses tempos. Vimos muito mais direcionamentos de marketing para campanhas online, à medida que mais pessoas ficam em ambientes fechados, como marcas que se concentram muito em campanhas de transmissão ao vivo para promover seus produtos.
Dada a sua experiência no ramo de beleza indie, como você está aconselhando suas marcas a navegar no que certamente será um ano difícil?
Aconselhamos nossas marcas a manter o rumo, permanecermos agressivos e positivos, continuando a investir e a focar na execução do plano que estabelecemos. A SuperOrdinary sempre foi orientada pelo marketing de marca, por isso é muito importante continuar com essa estratégia, mesmo em uma situação como essa. Durante esse período, vimos consumidores dispostos a investir mais em marcas de produtos de beleza com as quais gostariam de se associar – marcas com as quais podem se conectar, em vez de marcas que são puramente voltadas para os preços e de qualidade inferior.
Ainda estamos no meio disso, mas quais são os aprendizados de marcas que podem ser aplicados, a partir dessa situação, para proteger seus negócios contra futuros incidentes globais fora de seu controle?
É muito difícil estar preparado, pois esses incidentes estão fora de controle. O que percebemos é que, na indústria de beleza da China, a chave entre as empresas está na força de sua equipe. Tivemos muita sorte na SuperOrdinary, pois nossos principais membros são leais e, mesmo nessa situação em que há riscos à saúde e à segurança, eles continuam se concentrando em seu trabalho e mantendo os negócios funcionando. Um aspecto importante desse setor de comércio eletrônico global tem sido a cadeia de suprimentos e sempre focamos nisso – ter uma equipe forte da cadeia de suprimentos nos permitiu enfrentar a tempestade. Por fim, ter parceiros (agências, provedores de serviços) dispostos a ajudá-lo nesses tempos nos permitiu continuar administrando o negócio.
Fonte: Beautmatter 18.03.2020