A varejista de cosméticos superou novamente as estimativas trimestrais na, registrando um aumento de 50% nas vendas.
As vendas da empresa dispararam para US$ 324,5 milhões no primeiro trimestre fiscal, levando-a a elevar suas projeções para o ano. Esse aumento segue um salto impressionante de 76% no trimestre do ano anterior.
O CEO Tarang Amin disse à CNBC que a empresa viu crescimento em todas as suas categorias. Ele acrescentou que o sérum Bronzing Drops rapidamente se tornou um dos mais vendidos no site da empresa após seu lançamento durante o trimestre.
Veja como a empresa de cosméticos se saiu em comparação com as expectativas de Wall Street, com base em uma pesquisa de analistas da LSEG:
• Lucro por ação: US$ 1,10 ajustado contra 84 centavos esperados
• Receita: US$ 324 milhões contra US$ 305 milhões esperados
O lucro líquido reportado pela empresa para o período de três meses encerrado em 30 de junho foi de US$ 47,6 milhões, ou 81 centavos por ação, comparado a US$ 53 milhões, ou 93 centavos por ação, um ano antes. As vendas subiram para US$ 324,5 milhões, um aumento de cerca de 50% em relação aos US$ 216,3 milhões do ano anterior.
Após trimestre após trimestre de crescimento excepcional, Wall Street passou a esperar muito da E.l.f. Beauty. Embora a empresa tenha elevado suas previsões na quinta-feira, a perspectiva ainda ficou aquém após um desempenho tão forte no primeiro trimestre.
Para o ano fiscal de 2025, a E.l.f. agora espera vendas entre US$ 1,28 bilhão e US$ 1,3 bilhão, em comparação com sua projeção anterior de US$ 1,23 bilhão a US$ 1,25 bilhão. Os analistas esperavam uma projeção de vendas de US$ 1,3 bilhão, segundo a LSEG.
A empresa agora prevê que seu lucro líquido ajustado ficará entre US$ 198 milhões e US$ 201 milhões, em comparação com uma previsão anterior de US$ 187 milhões a US$ 191 milhões. A E.l.f. espera que o lucro ajustado por ação fique entre US$ 3,36 e US$ 3,41, em comparação com a previsão anterior de US$ 3,20 a US$ 3,25. Os analistas esperavam um lucro de US$ 3,42 por ação, de acordo com a LSEG.
Quando divulgou os resultados do ano fiscal de 2024 em maio, a E.l.f. decepcionou os investidores com uma perspectiva abaixo das expectativas. O sentimento mudou depois que a diretora financeira, Mandy Fields, sugeriu que a empresa tende a emitir orientações conservadoras.
“No ano passado, começamos nossa orientação com uma faixa de 22% a 24% e terminamos o ano em 77%,” disse Fields aos analistas na época. “Não estou dizendo que estamos prometendo 77% este ano, com certeza. Mas o que vou dizer é que isso dá um pouco de insight sobre nossa filosofia de orientação.”
Na quinta-feira, 08 de agosto, Amin disse à CNBC que Fields adota uma abordagem “equilibrada” em relação às orientações e prefere avaliar as coisas trimestre a trimestre.
“Se você observar nossa história nos últimos cinco anos, nesses 22 trimestres, normalmente guiamos para baixo em relação ao resultado final,” disse Amin. “Nunca queremos nos antecipar, e, de modo geral, a estratégia tem funcionado muito bem… vamos guiá-los sobre o que estamos vendo trimestre a trimestre, e esperamos continuar superando essas expectativas.”
Ele acrescentou que não está preocupado com uma possível retração dos consumidores no segmento de beleza e permanece otimista em relação ao ambiente mais amplo.
“Estamos ouvindo, no macro, ‘Ei, o consumidor está sendo mais seletivo?’ Eu diria que, se eles estão sendo, estão escolhendo a E.l.f.,” disse Amin. “Então, talvez estejamos posicionados de maneira diferente, e se você observar os últimos 22 trimestres, não importava o que estava acontecendo na categoria, fosse a pandemia, fossem pressões inflacionárias… o que quer que fosse, nos saímos bem ao longo disso, e acho que isso se deve ao nosso modelo de negócios fundamental e como somos diferentes.”
A E.l.f., uma varejista de beleza nativa digital fundada em 2004, ganhou uma nova relevância entre os consumidores das gerações Z e Alpha por meio de marketing que atinge esses jovens compradores e os encontra onde eles estão, em lugares como TikTok e Roblox.
Em julho, a empresa expandiu sua colaboração com o Roblox, permitindo que usuários com 13 anos ou mais comprassem produtos de edição limitada, como o “e.l.f. UP! Pets Hoodie” e itens clássicos, como seus produtos para lábios e proteção solar.
Durante as Olimpíadas, a empresa lançou campanhas de marketing chamativas com a ginasta Gabby Douglas, três vezes medalhista de ouro, e a nadadora cega Anastasia “Tas” Pagonis. Também colaborou com a atriz Jameela Jamil no lançamento de suas novas Bronzing Drops.
No entanto, todo esse marketing não é barato e tem impactado o lucro líquido da E.l.f. Durante o trimestre, as despesas de vendas, gerais e administrativas aumentaram em aproximadamente US$ 88,6 milhões, chegando a US$ 180,6 milhões, representando 56% das vendas líquidas. O aumento nos gastos com marketing contribuiu para uma queda de 10% no lucro líquido da E.l.f.
Amin disse que a empresa está gastando mais em marketing este ano do que no ano passado, mas isso se deve mais ao momento. Ele acrescentou que a E.l.f. está trabalhando para tornar os gastos com marketing “mais consistentes” ao longo do ano como porcentagem das vendas.
“Continuamos a investir mais em marketing porque está funcionando,” disse Amin. “Nossos retornos sobre o investimento em marketing estão muito à frente dos benchmarks da categoria, estamos crescendo muito bem em termos de vendas. Estamos construindo reconhecimento.”