Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarSetor de cosméticos cresce apesar da queda no e-commerce brasileiro

Setor de cosméticos cresce apesar da queda no e-commerce brasileiro

  • Written by:

Segmento tem alta de 10% nos últimos 5 meses, com 104 milhões de acessos

No último mês, o comércio eletrônico nacional registrou tráfego de 2,5 bilhões, refletindo uma queda de 5,8% em relação a julho, marcando a quarta redução do ano, conforme apontado pelo Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da Conversion. No entanto, apesar dessa retração geral, três setores se destacaram com resultados positivos em agosto: Cosméticos (+1,6%), Joias e Relógios (+0,7%) e Esportes (+0,4%).

Como observado, o setor de cosméticos apresentou o maior avanço. Entre os 18 segmentos analisados pelo Relatório, as plataformas de beleza e perfumaria foram as únicas a mostrar crescimento contínuo nos últimos cinco meses. De abril a agosto deste ano, o varejo online de cosméticos cresceu 10,1%, conquistando 9,6 milhões de novos visitantes e totalizando cerca de 104,3 milhões em tráfego.

Esse avanço da indústria cosmética nacional alcançou seu auge em 2023. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal (Abihpec), no ano passado, a balança comercial brasileira recebeu seu maior valor até agora, um superávit de US$ 80,8 milhões.

Além disso, cabe dizer, que o Brasil é o 3º maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo. Consumo que pode estar atrelado à busca por bem-estar, autocuidado e à forte influência de tendências virais nas redes sociais, que moldam o comportamento dos brasileiros.

Maiores players do setor de cosméticos

Conhecida pelos perfumes e loções hidratantes, a marca Boticário tem a plataforma mais visitada dentro do setor. Representando 22,1% do share of traffic consolidado, a empresa teve uma alta de 8,3% na comparação mês a mês, com 23 milhões de acessos. Nos últimos cinco meses, o site, que está entre os 30 maiores e-commerces do Brasil na 19ª posição, também conquistou uma variação positiva de 4,6%.

No entanto, o maior crescimento MoM está com sua concorrente, a também gigante brasileira Natura. Com 16% de expansão em agosto, a marca se consolida na segunda posição do ranking do setor, registrando 17,2 milhões de visitantes únicos. O mais alto avanço entre abril e agosto também se estabelece com ela, ao conquistar 3,8 milhões de novos acessos – seu progresso foi de 28,7%.

Outro varejo online que está avançando e marcou o mês de agosto com o segundo melhor crescimento do mês, foi a marca Avon. Com 15% de alta em relação à julho, seu espaço de compras online conseguiu alcançar 2,7 milhões de usuários únicos.

Enquanto isso, o troca-troca de posições ficou entre as plataformas Eudora e Beleza na Web, ambas pertencentes ao Grupo Boticário. Após quatro meses no 4º lugar, a representante da linha Siagè para cabelos voltou ao top 3 do segmento, crescendo 6% – com 9 milhões de tráfego. Para a loja virtual de Beleza na Web, contudo, essa variação foi 10% negativa. Durante os últimos cinco meses, o marktplace da Eudora expandiu 5%, diferentemente de sua parceira, que decaiu 2,7% em acessos.

Ao fácil alcance dos dedos, produtos de perfumaria e cosméticos são acessados majoritariamento pelo celular. Com 74% de tráfego, usuários preferem navegar por e-commerces de beleza em seus dispositivos móveis, por sua vez, 14% dos acessos são via app e 12% por desktop.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Network Widget by Acurax Small Business Website Designers