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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarCosméticos: exportações francesas aumentam mais de 15% nos primeiros cinco meses

Cosméticos: exportações francesas aumentam mais de 15% nos primeiros cinco meses

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No momento em que o governo francês se prepara para anunciar o seu “Plano de Exportação”, que visa apoiar as PME na exportação, a Fédération des Entreprises de la Beauté (FEBEA), sindicato profissional das empresas do setor, indica que nos primeiros cinco meses do ano de 2023 as exportações francesas de produtos cosméticos aumentaram 15,6%.

Assim, entre janeiro e maio, o setor exportou 8,6 bilhões de euros, em comparação com 7,4 bilhões nos primeiros cinco meses de 2022. Este crescimento foi apoiado sobretudo pelas categorias “perfumes” e “maquiagem e cuidados com o corpo”, com crescimento de 16% e 16,7% respectivamente. Estas duas categorias por si só representam agora quase 86% das exportações francesas de cosméticos.

A União Europeia continua a ser o principal mercado de exportação de cosméticos franceses, com 3,4 bilhões de euros, representando mais de um terço do total das exportações. A área avança assim 26,1% face ao mesmo período de 2022, impulsionada nomeadamente pela Alemanha, o maior importador, Espanha e Itália, segundo e terceiro respectivamente.

O mercado americano registrou um aumento de 15,4%, com Estados Unidos se mantendo como o primeiro país do mundo a adquirir cosméticos franceses. Atualmente, um em cada cinco produtos de perfumaria é exportado para os Estados Unidos.

“O reinício da atividade na China está se revelando decepcionante, com uma taxa de crescimento muito fraca de 1,1% em comparação com os primeiros cinco meses de 2022. No entanto, o país continua a ser o maior comprador mundial da categoria de maquiagem e cuidados com a pele, com um crescimento de 5,9% no período. Este menor desempenho impactou a atividade da Ásia como um todo: as exportações para o continente aumentaram apenas 6,7%”, especificou a FEBEA.

No Oriente Médio, as exportações caíram 0,4%, impactadas pela queda de 25,4% nas vendas para a Arábia Saudita. Em sentido inverso, os Emirados Árabes Unidos registearam um aumento de 14,5%.

No total, mais de 60% da produção total é exportada. Em 2022, o valor das exportações francesas de produtos de beleza situou-se em 19,2 bilhões de euros, um aumento de 18,8%.

 

 

Fonte: FashionNetwork 31.08.20203 

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