Dando um “Boost” na sua marca de beleza com ajuda de um influenciador social
É um mundo difícil para as marcas de beleza. A maioria dos recém-chegados e pequenas empresas oferece produtos especializados exclusivos para pele, unhas ou cabelo, mas competir com grandes varejistas e uma miríade de outras pequenas marcas torna difícil chamar a atenção de compradores em potencial
Felizmente, existe uma estratégia infalível que ajuda as marcas a alavancar seu potencial de negócios neste campo competitivo: influenciadores de mídia social. Os influenciadores podem ver diretamente as novas marcas e construir uma credibilidade autêntica por meio de avaliações e tutoriais de produtos.
O enorme poder de marketing das campanhas de influenciador vem de uma verdade social simples: 78% das pessoas confiam nas opiniões e avaliações de outras pessoas mais do que em anúncios pagos. Além disso, em uma pesquisa eMarketer 2021, 62% dos consumidores disseram que são mais propensos a comprar um produto se puderem ver fotos e vídeos reais do cliente primeiro. Essas estatísticas confirmam as inúmeras marcas, como MAC, AllWellAllOver e Lush, que foram capazes de gerar burburinho sobre o produto e aumentar o conhecimento da marca ao trazer influenciadores para suas estratégias de marketing.
Marcas de beleza em todas as áreas devem seguir seu exemplo. É hora de capitalizar o potencial do marketing de influência e começar com uma campanha o mais rápido possível. Para você começar sua primeira campanha de influenciador, explicaremos como escolher um bom influenciador – ajuste de produto, que conteúdo esperar das colaborações e como selecionar a plataforma de mídia social certa para o seu negócio de beleza.
Vantagens do Marketing de de influência para a indústria da beleza
A indústria da beleza é um dos mercados de crescimento mais rápido e, ao mesmo tempo, uma indústria altamente saturada. O mercado não está apenas lotado, mas também altamente dependente de empresas que tenham uma forte presença digital e aproveitem o e-commerce. As 20 maiores empresas de beleza já fazem 86% de suas vendas online, e essa tendência não para de crescer.
Se você é uma marca de pequeno ou médio porte, precisa adotar estratégias de marketing digital para construir o reconhecimento da marca e aumentar sua receita, apesar da competição acirrada. O melhor método para atingir seus objetivos de negócios é uma estratégia de marketing que ajude seu público-alvo a ver, aprender e compreender os benefícios que seu produto trará para eles.
A beleza é muito visual e depende da estética. A melhor publicidade digital para indústrias estéticas é demonstrar o produto e seus benefícios em situações da vida real. Não há melhor maneira de mostrar o efeito brilhante de um novo brilho labial ou como um creme facial nutre a pele do que por meio de uma imagem ou vídeo. Ao designar influenciadores para gerar postagens, vídeos curtos e tutoriais, você pode criar exatamente esse efeito de marketing.
Como a indústria da beleza é muito concorrida, ela gera insegurança nos compradores que se deparam com uma infinidade de opções de produtos. Recomendações de amigos e grupos de pares confiáveis se tornaram uma parte vital do ciclo de vendas e compras. No entanto, o marketing de influência pode ter um efeito psicológico ainda mais poderoso do que as recomendações por si só. Os seguidores percebem a posição de autoridade e prova social do influenciador, o que desencadeia o desejo de emular as informações que obtêm em suas próprias preferências e escolhas.
E se isso não bastasse, o marketing de influência tem um retorno incrivelmente alto mesmo em pequenos investimentos em comparação com outras medidas de marketing. A marca de beleza Liza Lash Beauty Sphere conseguiu obter 340.000 visualizações de produtos por meio de uma colaboração do TikTok pelo mesmo preço de criar um folheto simples.
Como as marcas de beleza podem escolher o influencer que melhor se ajusta
Algumas empresas enviam aleatoriamente seus produtos para pessoas com muitos seguidores, escolhendo a quantidade em vez da relevância. Mais tarde, eles se perguntam por que não conseguiram gerar a receita desejada com seu investimento. Escolher o ajuste certo entre influenciador e produto é importante se você deseja colher todos os benefícios da colaboração de conteúdo.
Para começar, as marcas podem pesquisar influenciadores de beleza nas plataformas de marketing de influenciadores online e assistir ao seu conteúdo. Dessa forma, você pode verificar se deseja que as pessoas conectem sua marca com seu estilo, aparência e linguagem. Seu objetivo é encontrar alguém que seja relevante para sua marca, o que significa que seu público se enquadra no público-alvo de seu produto. Nove em cada dez profissionais de marketing aprenderam por experiência própria que autenticidade e relevância são os atributos mais importantes que as pessoas procuram nos influenciadores.
Certifique-se de que o influenciador esteja alinhado com sua marca em termos de assunto e valores também. Portanto, se você é uma marca com foco em produtos naturais e orgânicos, deve escolher um influenciador que represente os mesmos valores e tenha algo a dizer sobre estilos de vida orgânicos. Se você está oferecendo um tratamento de pele para acne, certifique-se de que seu influenciador possa se identificar com esse problema, o que aumenta a confiabilidade entre o público.
Veja Josephine.tiktok no Instagram como exemplo; ela está defendendo produtos de beleza para pessoas com pele sensível, mostrando a seus seguidores como ela trata suas próprias manchas, evitando reações cutâneas agressivas.
Como as marcas podem definir o orçamento certo
Ao escolher um influenciador, você também deve considerar quanto orçamento pode alocar. Marcas pequenas em particular podem ter evitado o marketing de influenciadores no passado, visto que os influenciadores de celebridades cobram algo entre US $ 10.000 e US $ 1 milhão por postagem paga.
Mas não se preocupe em ir à falência. Microinfluenciadores de baixo custo podem ser tão eficazes para você quanto uma grande colaboração. Colaborar com microinfluenciadores tem várias vantagens. Primeiro, ao enviar produtos a vários microinfluenciadores, você pode atrair compradores de um funil de leads mais amplo, porém mais direcionado. Dá a você a chance de criar consciência entre as pessoas que estão seguindo um influenciador porque estão em busca de inspiração para produtos de beleza. Isso pode gerar muito mais leads do que contratar uma estrela com um milhão de seguidores, dos quais apenas uma pequena parte está realmente interessada em seus conselhos de beleza.
Em segundo lugar, microinfluenciadores podem ajudá-lo a obter maiores taxas de engajamento. À medida que falam para públicos de nicho e comunidades unidas, seus seguidores também têm mais probabilidade de se envolver com seu conteúdo. Isso é apoiado por dados do Mobile Marketer, que descobriu como o engajamento na mídia social aumenta com menos seguidores porque os indivíduos se sentem mais seguros para se engajar e são mais propensos a obter uma resposta útil também. Este conceito também é conhecido como proximidade social – a ideia de que o posicionamento próximo de uma pessoa e o contexto familiar determinam a acessibilidade percebida dessa pessoa.
O melhor tipo de conteúdo para marcas de beleza
Na indústria da beleza, as marcas podem se beneficiar mais de vídeos que mostram o efeito de um produto ou de formatos de tutorial. Por quê? Porque um vídeo tutorial de um minuto sobre como usar um creme contra imperfeições da pele pode demonstrar seu produto e seu efeito na pele muito melhor do que uma imagem estática. Até o momento, 50% dos usuários online até pesquisam ativamente por vídeos de produtos antes de fazer uma compra.
Além disso, você pode preferir uma colaboração de longo prazo em vez de um único contrato pós-pago. Postagens solitárias às vezes podem parecer inautênticas. Campanhas mais longas com vários pontos de contato com a marca / influenciador mostram uma verdadeira colaboração entre o influenciador e sua marca. Isso ajuda o público a perceber a parceria como autêntica e gera confiança.
Ao definir sua estratégia de conteúdo, você deve deixar espaço suficiente para que seu colaborador desenvolva a postagem de acordo com seu estilo e tom de voz. Você notará que, como a Tyetun permaneceu fiel a seu estilo divertido e linguagem da moda, seu vídeo tutorial para Liza Lash lhe rendeu 44.800 curtidas e 375 compartilhamentos.
É importante confiar em suas colaborações. Eles conhecem seu público e qual conteúdo funciona bem. É aconselhável definir diretrizes como a duração do vídeo e o tipo de vídeo (tutorial, demonstração do produto, anúncios, etc.) e, em seguida, entregar o restante das responsabilidades aos influenciadores, para que possam gerar buzz de acordo com a base de seguidores. Escolha uma plataforma de mídia social que atenda às suas preferências.
Do universo das plataformas de mídia social, Instagram e TikTok são particularmente populares para o marketing de influenciadores. Em ambos, o conteúdo audiovisual, como bobinas e IGTV, supera facilmente as postagens estáticas com taxas de engajamento mais altas. Ambas as plataformas permitem que seu público se envolva facilmente com seu conteúdo, faça perguntas e receba respostas rápidas.
Enquanto o Instagram convence com taxas de engajamento estáveis e previsíveis, marcas menores podem se beneficiar dos recursos exclusivos do TikTok. O TikTok é uma plataforma voltada para o engajamento porque seu algoritmo avalia cada parte do conteúdo em um conjunto de fatores. A plataforma ganhou popularidade como uma plataforma jovem e divertida e seus usuários gostam de se envolver com vídeos que explicam produtos ou tutoriais, estilizados com edições e efeitos de vídeo divertidos. Portanto, o potencial do conteúdo se tornar viral é maior no TikTok, embora o Instagram esteja se atualizando com sua própria função Reels.
Conclusões
Nem sempre é fácil para as marcas de beleza mostrarem a força de seus produtos online. Para chamar a atenção dos clientes, a melhor estratégia para empresas recém-chegadas e pequenas é aproveitar o potencial da prova social. Ao colaborar com influenciadores nas redes sociais, as marcas podem facilmente aumentar seu público, melhorar a reputação de sua marca e conseguir grandes negócios de marketing para públicos menores.
Fonte: Beauty Matter 04.06.2021