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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Embalagem & Design Empresas & NegóciosEntrevista: Para o CEO da Wista Packaging, o futuro da embalagem é monomaterial e airless

Entrevista: Para o CEO da Wista Packaging, o futuro da embalagem é monomaterial e airless

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Eric Zembrod conta como a certificação obtida na Europa pode impulsionar os negócios com empresas de base sustentável também no Brasil

Por Estela Mendonça 

A DTS Europe, empresa do Grupo brasileiro Wista Packaging sediada em Portugal, acaba de receber a certificação nível AAA+ 100% reciclável pelo Institute Cyclos-HTP, certificadora europeia especializada na classificação, avaliação e certificação da reciclabilidade de embalagens e produtos. A embalagem certificada é a Aquamarine, da linha Stone, solução airless monomaterial produzida 100% em resina de polietileno. 

A Wista Packaging é pioneira no desenvolvimento de sistemas airless monomateriais. “Este certificado garante o compromisso da DTS Europe e da Wista Packaging em oferecer ao mercado embalagens sustentáveis, a partir do conceito do ecodesign para a reciclabilidade e comprometida com a economia circular, garantindo o ciclo de vida da embalagem dentro da cadeia de suprimentos, ou seja, podendo ser reintegrada na fabricação de novas embalagens de PE”, afirma o CEO Eric Zembrod 

Zembrod ressalta que a reciclagem é fator fundamental para o desenvolvimento de seus designs e os negócios, que se baseiam em quatro pilares: reduzir, reciclar, recursos renováveis e economia circular. Confira a entrevista que o executivo concedeu ao Portal Cosmetic Innovation.

Embora a certificação tenha sido conquistada na Europa, como ela poderá impactar nos negócios da empresa no Brasil?

Em virtude das maiores empresas serem multinacionais ou com presença em outros países e das políticas das empresas por soluções mais sustentáveis, como reuso e reciclabilidade, esta certificação acaba colhendo frutos também para o Brasil. Este certificado confirma um trabalho que iniciamos há 6 anos, focando nosso desenvolvimento em soluções que fossem o caminho correto do ponto de vista de sustentabilidade, no sentido de termos uma embalagem  100% polietileno que possa se tornar um PCR mais puro. A Aquamarine, por exemplo, é uma embalagem que pode chegar a ter 14 componentes, todos de polietileno. Com isso, a reciclabilidade se torna viável. 

Como foi o processo de certificação?

Todo nosso pool de embalagens são monomateriais.
Começamos os testes com a Aquamarine e verificamos que na União Europeia nosso conceito de embalagens é viável de reciclabilidade.
Estamos em processo de certificação dos demais produtos produzidos pelo nosso grupo e com isso poderemos oferecer toda linha de produtos com certificação Monomaterial para atender ao mercado skincare.

Quais são as principais características linha Aquamarine?

A Aquamarine possui versões em 15ml, 30ml e 50ml, possibilitado que a marca explore tanto uma versão pocket do produto quanto uma maior. Além disso, possui diâmetro de apenas 28mm, com uma engenharia capaz de entregar uma aplicação altamente precisa, sem entupimentos e vazamentos. Por ser contemplada pelo sistema Airless Pump UD, é ideal para fórmulas microencapsuladas, das mais leves às mais consistentes, englobando perfeitamente as soluções de hidratantes e cremes faciais. Tal mecanismo ainda é muito eficiente no bloqueio da entrada de ar no recipiente, o que garante dois benefícios enormes: viabilização de fórmulas mais naturais e proteção contra a oxidação.

Quais os segmentos as embalagens airless monomaterias têm mais potencial aplicação?

Nossas soluções podem ser aplicadas em praticamente todos os segmentos. O que é bom ressaltar é a complexidade do segmento de skincare. Os produtos têm carreadores que levam a formulação para dentro da pele.  Uma solução de embalagem que seja PCR mecânico não é aprovada pela FDA, por ter contato com a formulação. Já um PCR químico traz viabilidade como material alternativo para embalagem monomaterial. Ela se encaixa para todos os contextos de skincare, como produtos que precisam de uma aplicação mais segura. É onde nós focamos. 

Por que a decisão de focar em soluções monomateriais em skincare?

O know how que adquirimos no desenvolvimento de aplicadores para a linha farma nos possibilitou voltar os olhos para a área de skincare, que tem valor agregado, para fornecer soluções mais tecnológicas para esse mercado, saindo só de bisnaga flip top, que é mais reciclável do que um pump ou conta-gotas convencionais e trazer aplicadores específicos para áreas como olhos, mãos face e outros, que permitam um maior controle de aplicação. Nossas embalagens também reduzem a troca de ar durante o uso, o que reduz o risco de contaminantes nas formulações, também permite a redução de uso de conservantes. Por isso os sistemas airless são tão indicados para formulações naturais. 

Quais foram os investimentos mais recentes realizados pela empresa? 

Em 2020, fizemos investimentos para implantar a planta em Portugal e em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, o que incluiu a confecção de moldes pilotos para se chegar a uma alternativa confiável e viável. Isso levou dois anos e meio e vários moldes. Os investimentos no Brasil e para a entrada no mercado europeu chegaram a 8 milhões de euros. 

Os investimentos vão continuar?

Para os próximos 3 anos, o budget é para a linha rígida, porque entendemos que há um gap de volumetrias mais altas.

Quais as perspectivas para os negócios da Wista Packaging?

Nós temos uma meta para os próximos 5 anos de crescimento do faturamento nesse segmento de monomateriais de 80%,  sendo 30% desse aumento no  mercado brasileiro e 70% no mercado europeu. Essas certificações de monomateriais são super recentes. Estarmos à frente traz uma vantagem grande para o crescimento da empresa em relação aos concorrentes. A certificação é extremamente importante para sermos considerados em projetos das empresas de base sustentável. 

Como avalia o mercado de skincare para os próximos anos?

Eu acredito que o aumento do mercado de skincare no Brasil será superior ao da Europa, muito em virtude de o Brasil ter uma cultura de não se assustar tanto com as ameaças de inflação, tanto como acontece nos países europeus, mas estamos otimistas e boa parte dos 80% previstos de crescimento virá desse segmento, que é um mercado que não estamos atuando de forma expressiva, o que a gente gerar de vendas vai impactar direto no nosso crescimento.

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