Estações de recarga de xampu são populares entre os consumidores mexicanos
Unilever vende duas toneladas de shampoo em dez dias.
No final do ano passado, a Unilever lançou no México um teste de redução de resíduos de plástico para a marca Sedal, que foi tão bem-sucedido que a empresa já pensa em lançá-lo em todo o país.
As estações de recarga foram implantadas em dez lojas do Walmart, permitindo aos consumidores encher embalagens de alumínio reutilizáveis com shampoo Sedal, em vez de comprar o produto nas embalagens de plástico habituais.
Segundo a Unilever, foi a primeira vez que uma de suas marcas de Beleza e Cuidados Pessoais realiza um teste de reutilização no México, e a reação dos consumidores até agora tem sido extremamente positiva. Nos primeiros dez dias, foram vendidas duas toneladas de shampoo Sedal nas novas garrafas de alumínio, e esse nível de demanda permaneceu praticamente constante desde então.
Os consumidores pagam pela garrafa reutilizável na primeira compra, mas toda vez que a reabastecem, o produto sai mais barato do que se fosse comprada em uma embalagem de plástico.
Expandindo a iniciativa
As garrafas de alumínio foram escolhidas por serem altamente duráveis e infinitamente recicláveis.
Para iniciar o teste o mais rápido possível – para que pudéssemos avaliar se havia demanda por esse tipo de solução de autoatendimento – usamos uma bomba mecânica simples para o sistema de protótipo que distribui um litro de produto por uso. “Agora que sabemos que o interesse existe, planejamos expandir o projeto”, disse a empresa em seu site. O sucesso levou o Walmart a nomear a Unilever México como fornecedora do ano em sustentabilidade.
Fonte: Unilever 04.03.2020