Foram mais de 28 milhões de Tweets sobre o tema no Brasil em 2021
Seja na busca por inspirações de maquiagem, para comentar os melhores produtos de pele ou procurar dicas sobre finalização de cabelo, Beleza é um dos assuntos mais relevantes entre as pessoas que usam o Twitter. Só em 2021 foram contabilizados 28 milhões de Tweets sobre o assunto na plataforma no Brasil, sendo que 4,2 milhões de Tweets mencionam marcas de Beleza, um aumento de 1,5x quando comparado ao ano anterior.
O time de pesquisa do Twitter no Brasil realizou um levantamento a partir de análises de Tweets sobre o tema, entre janeiro e dezembro de 2021, para compreender o que é relevante ao público que fala sobre Beleza na plataforma. De acordo com a pesquisa, as pessoas que têm interesse em conversar sobre o tema, também exploram outros tópicos na plataforma: Moda, com 19 milhões de Tweets, é o assunto com mais sinergia com Beleza; na sequência, Música, com 3,5 milhões de Tweets, Entretenimento, com 3,2 milhões, Comida, com 572 mil e, por fim, Esportes, com 498 mil comentários relacionados.
Segundo o levantamento, as conversas sobre Beleza no Twitter podem ser divididas em seis categorias diferentes:
• Rotina: as pessoas que usam a plataforma compartilham momentos do seu dia a dia, contado como e quais produtos fazem parte do seu cotidiano; • Autoestima: comentários sobre como os produtos e serviços de Beleza podem ser uma ferramenta para o desenvolvimento e manutenção da autoestima; • Fórum: Tweets com pedidos de recomendação ou dicas de uso; • Causas: comentários que mostram o quanto as causas que as marcas apoiam, e como isso se reflete nos produtos e serviços oferecidos, importam para o público; • Memes: para as pessoas no Twitter, rir também faz parte dos papos sobre Beleza; • Eventos e Reality Shows: Tweets sobre os produtos utilizados em grandes produções.
A maior parte das conversas sobre Beleza na plataforma acontecem durante eventos e reality shows. “O Twitter tem uma conexão muito forte com o que está acontecendo em tempo real. Grandes eventos que movimentam o ‘aqui e agora’ são onde os picos de conversas sobre Beleza ocorrem. No caso do BBB (@bbb), por exemplo, o programa conta com uma série de patrocinadores do ramo, que aproveitam tanto as dinâmicas do reality show quanto os comentários no Twitter, para gerar conteúdos sobre seus produtos e amplificar suas mensagens e interesses entre o público”, comenta Camilla Guimarães, head da área de pesquisa do Twitter Brasil.