Com certificação B Corp renovada, o laboratório francês uniu forças com outras 40 empresas B Corp em todo o mundo para melhorar as práticas sociais e ambientais na indústria de cosméticos
Há mais de 16 anos, a Expanscience, laboratório farmacêutico e dermocosmético familiar do qual a Mustela® – primeira marca dermo-bebê do Brasil – faz parte, está comprometida com uma abordagem ativista de Responsabilidade Social Corporativa. Por meio de seu programa ImpACTestabeleceu metas ambiciosas para acelerar sua transição para se tornar uma empresa com cada vez mais impacto positivo e regenerativo, além de atuar em cooperação com vários players para co-construir modelos mais sustentáveis na oferta de dermocosméticos.
Pioneira do setor, a Expanscience recebeu a renovação de sua certificação B Corp com um ganho de mais 10 pontos
A certificação Internacional B Corp está entre as mais exigentes do mundo. Destaca empresas que incluem metas sociais e ambientais em suas atividades e modelo de negócio e as ajuda a avançar. Atualmente, há 4.460 empresas em todo o mundo com certificação, que abrange cinco áreas com impacto fundamental: governança, funcionários, comunidade, meio ambiente e clientes. O princípio da interdependência visa melhorar tanto a empresa quanto todo o seu ecossistema (parceiros, fornecedores, clientes).
Depois de ser o primeiro laboratório farmacêutico e dermocosméticos do mundo a receber certificação em 2018, a Expanscience renovou essa certificação e avançou 10 pontos. Os resultados da avaliação destacam os avanços realizados em diversas áreas:
• Medição, redução e definição de trajetória para contribuir para a neutralidade planetária de carbono até 2030;
• Eco-design de produtos Mustela e análise de seu ciclo de vida;
• Formulação de ingredientes orgânicos e uso de maior proporção deles em produtos Mustela;
• Certificação de cadeias de suprimentos vegetais (Fair for Life), matérias-primas e cosméticos (Bio/EWG Verified);
• Ações sociais para os funcionários;
• Ética e transparência;
• Ações conjuntas com comunidades Expanscience e stakeholders para desenvolver ofertas e modelos mais sustentáveis.
Em relação a este último ponto, a Expanscience agora faz parte da aliança B Corp Beauty Coalition.
A B Corp Beauty Coalition pretende transformar a indústria de cosméticos
Ser uma empresa da B Corp com a promessa de ser melhor para o mundo significa fazer mais. Para apoiar esse objetivo, a Expanscience uniu forças com cerca de 40 empresas B Corp no setor de beleza para fundar a B Corp Beauty Coalition. Esta aliança internacional de empresas B Corp visa implementar mudanças profundas para melhorar a pegada social e ambiental da indústria de cosméticos. Seus membros se comprometem a agir para impactar positivamente as principais questões do setor. Eles se concentram, em particular, na oferta e sustentabilidade dos ingredientes, na logística mais verde e nas embalagens eco responsáveis.
Jean-Paul Berthomé, presidente do Laboratório Expanscience, foi eleito membro do conselho da B Corp Beauty Coalition
Os 12 membros eleitos vêm de empresas de grande e pequeno porte, de 8 países diferentes, e com uma experiência combinada em todas as categorias de beleza. Como membro do conselho, Jean-Paul Berthomé desempenhará um papel especial no fornecimento de atualizações regulares sobre o progresso dos atuais grupos de trabalho e para a definição dos próximos passos da coalizão. “Com nossas marcas Mustela e Babo Botanicals e nosso negócio de ingredientes ativos cosméticos, queremos contribuir para a transformação da indústria de cosméticos. A B Corp Beauty Coalition nos permite agir concretamente em cooperação com empresas que compartilham nossas convicções. Juntos, queremos incorporar uma nova abordagem à beleza e acelerar a transição no setor. Essa ação coletiva é fundamental para enfrentar grandes desafios planetários, como contribuir para a neutralidade mundial de carbono, combater a destruição da biodiversidade e alcançar zero desperdício” comenta Jean-Paul Berthomé, presidente do Laboratório Expanscience.