Família comanda distribuidora de cosméticos e fatura R$ 3 milhões
Nathalia Leonel e Elias Santana são casados e sócios na Mais Creme. Gestão também é compartilhada com os pais da empreendedora: “Meus sogros funcionam como a voz da experiência e nós somos a ousadia”, diz o fundador
Até 2020, Elias Santana, de 28 anos, trabalhava na empresa do sogro, que era franqueado de uma loja de cosméticos. Recebendo por comissão, ele sentiu dificuldades de encontrar clientes e manter as vendas durante a pandemia do coronavírus, especialmente por trabalhar com produtos de uma única marca. Teve, então, a ideia de criar uma distribuidora de cosméticos de diversas empresas – e trazer a família para o negócio.
Ele, a esposa, Nathalia Leonel, 32 anos, e os sogros Luciana Leonel, 52, e João Henrique G. Leonel, 56, criaram juntos a Mais Creme, empresa que distribui produtos de oito marcas para clínicas de estética. Com sede em Franca, no interior de São Paulo, a empresa faturou R$ 3 milhões no ano passado.
Cada um tem um papel no empreendimento. “Sou a cabeça comercial do negócio, e cuido das ações e promoções. A Nathalia é responsável pelo financeiro, e meu sogro é o administrador e recursos humanos. A minha sogra cuida da parte operacional, por exemplo, mudando os processos internos”, diz Santana.
“Meus sogros funcionam como a voz da experiência e nós somos a ousadia. É uma mistura fantástica”, diz o empreendedor. Ele reconhece que já ocorreram problemas por conta da diferença de idade entre os quatro, mas que eles foram resolvidos com o tempo.
Negócios em família
Santana começou a trabalhar na empresa dos sogros em 2015, um ano após o início do namoro. Ele e Leonel cursavam Publicidade, e ambos eram vendedores que recebiam por comissão na empresa fundada em 1994.
Então, no início da pandemia, Santana percebeu que seria melhor oferecer produtos de diferentes empresas. “O meu sogro gostou muito da ideia e sugeriu que trabalhássemos juntos. Ele abriu mão de ser franqueado da outra empresa e focamos na Mais Creme”, afirma o empreendedor. Então, Leonel também entrou na sociedade.
A primeira ação da família foi encontrar as marcas mais desejadas por esteticistas. “Fizemos uma curadoria na internet. Usamos o Google Trends para encontrar as empresas que tinham mais busca. Também fizemos mapeamento de hashtag para ver quais eram as mais citadas nas redes sociais”, diz o empreendedor. Ele afirma que esse é o segredo do sucesso até hoje, já que a empresa faz buscas constantemente para saber quais produtos são tendência.
A empresa começou a operar em janeiro de 2021. Para alcançar os clientes, a Mais Creme investiu em marketing nas redes sociais e workshops com especialistas em cosméticos. “Também visitei muitas clínicas para apresentar a empresa”, diz Santana. Inclusive, a venda presencial é um dos pontos mais fortes da empresa, que conta com 10 vendedores dedicados à atividade. Para pessoas de fora de Franca e Ribeirão Preto, a Mais Creme atende por WhatsApp, Instagram e e-commerce. No entanto, o site representa menos de 1% das vendas.
Como diferencial, o empreendedor cita a relação com os clientes, com comunicação constante por rede social. “Temos uma comunidade com quase 500 clientes extremamente ativos, e que não para de crescer. Carinhosamente as chamamos de ‘Cremildas’. Lá, eles contam com promoções exclusivas, apontamento de tendências, troca de experiências”, afirma.
Agora, a empresa quer expandir para cidades maiores, como Rio Preto e Araraquara, também no estado de São Paulo. Para isso, pretende expandir o número de marcas vendidas — e está em fase de negociação com algumas. O plano é faturar R$ 5 milhões em 2023.
Fonte: Revista PEGN 27.04.2023