Tampas foram produzidas pela Aptar Beauty em parceria com a Wise Plásticos que faz parte da Rede pela Circularidade do Plástico, uma iniciativa brasileira a favor da Economia Circular do Plástico e da redução de resíduos plásticos em nossas praias.
A Aptar Beauty, em parceria com a Wise, produziu as tampas da nova linha de fragrâncias versão miniatura 25 ml da marca Natura Kaiak. As tampas utilizam mais de 70% de plástico reciclado produzido com resíduos coletados em cidades do litoral brasileiro. A nova solução representa a capacidade da Aptar em fornecer embalagens mais sustentáveis e recicláveis aos consumidores e alinhadas com os propósitos de seus clientes. As versões miniaturas foram lançadas como presentes no Dia dos Namorados deste ano e virão em novas versões nas próximas datas comemorativas.
Perfeitos para guardar na necessaire de uso diário ou na mala de viagem, as mini fragrâncias, ou travel size, não se limitam à praticidade e versatilidade da embalagem. “As opções para viagem são também uma alternativa mais acessível para quem gosta de variar os perfumes de acordo com a ocasião – e no caso específico do Kaiak, ainda leva em consideração o respeito ao meio ambiente”, explica a Gerente de Marketing Digital para América Latina da Aptar Beauty, Mirelle Orpinelli.
A ação faz parte de uma iniciativa brasileira a favor da Economia Circular do Plástico com foco em evitar que resíduos plásticos cheguem às praias, mangues e rios do nosso litoral. Além de valorizar a coleta e separação feita por cooperativas de regiões distantes até 30 quilômetros das praias, consideradas áreas de risco ambiental, a ação envolve todos os atores do ciclo de vida das embalagens plásticas, potencializando a conexão entre a marca Kaiak e a temática da despoluição plástica dos oceanos.
Produzida pela Wise Plástico, a linha de resinas recicladas de pós consumo 100% de origem de cidades litorâneas é a Oceanowise – cuja cadeia de coleta é auditada por SGS e a qualidade de reciclagem certificada Recyclass. garantindo 100% de rastreabilidade da cadeia de coleta – o que valoriza as ações de sustentabilidade de Natura e da Aptar.
Uma vez coletado pelas cooperativas de cidades litorâneas brasileiras, o plástico é enviado para a Wise Plásticos que, por meio de reciclagem de alta qualidade e controle, transforma estes resíduos em uma nova resina plástica polipropileno. O PCR, resina pós-consumo, é transformado em matéria-prima utilizada pela Aptar para a produção das tampas de Kaiak.
“Essa tampa feita com a linha Oceanowise é uma conquista fundamental na jornada da Aptar para ter 100% de nossos produtos recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Sem contar que é um marco importante para a economia circular de embalagens plásticas”, finaliza Mirelle.
O frasco de vidro da fragrância de 25 mil de Natura Kaiak também utiliza até 30% de resíduos pós consumo na sua produção.