Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Novos produtosFunctional Care chega ao mercado como a primeira marca brasileira especialista em pele acneica

Functional Care chega ao mercado como a primeira marca brasileira especialista em pele acneica

  • Written by:

Fruto de sete anos de pesquisa científica, o projeto contou com o apoio da FAPESP

A acne, popularmente conhecida como espinha ou cravo, é uma doença inflamatória crônica, causada por múltiplos fatores (por isso considerada uma doença multifatorial).

Embora seu surgimento seja mais comum na adolescência, a acne pode aparecer em qualquer idade, destacando-se também na vida adulta, o que reforça a necessidade de cuidados contínuos e especializados ao longo de todas as fases da vida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é uma das doenças de pele mais frequentes, afetando 80% da população entre 12 a 18 anos, e em grande parte dos casos, persistindo até a idade adulta. Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, mais de 50% dos adultos no Brasil lidam com a acne, acarretando desafios que vão além da estética e afetam diretamente a saúde mental, devido ao impacto psicossocial que a acne traz.

A Functional Care nasce da história inspiradora de sua CEO e fundadora, a cientista Juliana Pegos. Desde a adolescência, Juliana enfrentou os desafios de uma pele acneica crônica, sensível e com crises de rosácea. Inconformada com a falta de soluções eficazes para peles acneicas e sensíveis no mercado, decidiu criar a primeira marca totalmente dedicada ao cuidado da pele com acne.

Cada produto é desenvolvido com foco nas múltiplas necessidades da pele acneica, entregando eficácia com o mínimo de sensibilização. A marca também leva em consideração que peles sensíveis e com outras doenças dermatológicas, como rosácea, enfrentam desafios adicionais no tratamento da acne devido à baixa tolerância aos ingredientes tradicionalmente utilizados, como ácido salicílico e glicólico.

Juliana, graduada em química tecnológica e com vasta experiência em pesquisa e desenvolvimento, inclusive no segmento de cuidados com a pele, uniu-se à Dra. Vanessa Rodrigues, biomédica e PhD em Biologia molecular.

Juntas, desenvolveram um projeto rigoroso de pesquisa científica focado na pele com acne, que obteve reconhecimento e subsídio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A filosofia da Functional Care se baseia em um profundo entendimento da acne como uma condição que afeta uma parcela significativa da população brasileira, em todas as fases da vida.

“Nossa abordagem vai além do foco nos sintomas, ou de promover apenas uma ação secativa”, explica Juliana Pegos.

“Buscamos promover a saúde da pele acneica de maneira integral, levando em consideração o desequilíbrio no microbioma que a pele com acne passa, e que as lesões de acne (espinhas) bem como a sensibilidade aumentada têm uma importante relação com a inflamação. Consideramos não apenas a acne isoladamente, mas também a sensibilidade, a rosácea, os danos na barreira cutânea e as questões emocionais que podem estar envolvidas. Nosso objetivo é oferecer um cuidado completo e personalizado, com base na ciência e trazendo acolhimento. Encaramos o gerenciamento e cuidado da pele acneica como uma jornada possível, pois combinamos conhecimento pessoal e científico para criar soluções que verdadeiramente façam diferença”.

Motivada pelo desejo de desenvolver fórmulas com altíssima eficácia, Juliana foi além. Ela decidiu aprofundar seus conhecimentos na área cursando uma segunda graduação em estética e se especializando em cosmetologia. Essa busca incessante por conhecimento contribui para a excelência da Functional Care.

Um produto inovador e eficaz

Fundamentadas em um sólido embasamento científico, Juliana e Dra. Vanessa, com apoio da FAPESP, idealizaram e desenvolveram o Sérum Antiacne e Antivermelhidão da Functional Care. Sua fórmula inédita foi cuidadosamente desenvolvida após anos de pesquisas científicas para atuar nos principais fatores envolvidos no desenvolvimento da acne com um foco especial no microbioma da pele, enquanto respeita e acalma peles com baixa tolerância, sensíveis, reativas e até mesmo com rosácea.

A co-fundadora da Functional Care, Dra. Vanessa Rodrigues, reconhece que “o mercado até então não olhava com atenção para quem tem acne associada a pele sensível, rosácea ou dermatite. A indústria tradicional pressupõe que todos toleram os ingredientes padrões usados para tratar acne, mas a Functional Care enxerga uma oportunidade de oferecer uma jornada diferenciada, inclusiva e acolhedora”.

Na vanguarda da inovação: fórmulas funcionais

Um dos grandes diferenciais do Sérum Antiacne e Antivermelhidão de Functional Care reside na sua fórmula desenvolvida com uma abordagem funcional.

A grande inovação reside na abordagem funcional aplicada à fórmula. “O desenvolvimento foi direcionado para uma formulação o mais próxima possível de 100% ativa, de modo que até mesmo os ingredientes adicionados com a função estrutural (como os emulsionantes e aditivos) apresentam também eficácia em pelo menos um dos fatores que acometem a pele acneica e sensível”, conta Juliana.

Essa tecnologia proporciona maior eficiência no cuidado das lesões sem a necessidade de incluir ativos queratolíticos (ácidos) em alta concentração, presentes em produtos do mercado e que trazem alto risco de sensibilização.

Ativos que garantem resultados

A fórmula é funcional, sendo que 82% dos ingredientes têm eficácia ativa na pele, mas vamos destacar alguns ativos chave:

• Dendriclear (máxima concentração) – um ingrediente biotecnológico anti-acne com mecanismo de ação inovador: enfraquece as cepas acneicas da principal bactéria envolvida no desenvolvimento da acne (C. acnes), impedindo a formação de biofilme da bactéria enquanto fortalece a microbiota, já que promove o crescimento de cepas de bactérias da pele saudável, o que também previne o surgimento de novas lesões. Atua também diminuindo a inflamação causada pela acne.

• Glabridina (máxima concentração) – um ativo extraído do alcaçuz e purificado a 90% com excelente ação anti-inflamatória e antimicrobiana sobre a C. acnes.  Também possui uma excelente ação antioxidante e despigmentante, o que contribui para a redução de marcas deixadas pela acne.

• Niacinamida (4%) – com inúmeras comprovações de eficácia no tratamento da acne na concentração de 4%, apresenta ação seborreguladora, anti-inflamatória, antimicrobiana, fortalecedora de barreira, despigmentante e antioxidante. Além disso, também impede a formação de biofilme da bactéria (o que torna a acne menos persistente) – em um estudo científico de comparação com a clindamicina, a niacinamida a 4% apresentou resultados superiores na redução da acne em pacientes com pele oleosa.

• Bakuchiol (máxima concentração) – um “Retinol-Like” (ingrediente que apresenta benefícios similares ao retinol, mas sem os efeitos adversos de sensibilização e irritação). Possui ações seborreguladora, anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante e comprovações de eficácia no estímulo à síntese de colágeno (o que favorece o processo de cicatrização).

• Complexo de Prebióticos e Pós-bióticos – modula a microbiota da pele, ou seja, favorece a proliferação dos microorganismos que trazem benefícios para a pele, ao mesmo tempo que inibe os microorganismos oportunistas, que provocam o aparecimento de lesões inflamatórias de acne. Além disso, possui ação anti-inflamatória, acalmando e reduzindo a vermelhidão da pele.

• PCA Zinco (máxima concentração) – apresenta ação seborreguladora na pele (por inibição da enzima 5-a-reductase) e ação antimicrobiana frente à principal bactéria envolvida na formação da acne.

• Redyless (máxima concentração) – um ingrediente inovador derivado da glicose, que proporciona controle da vermelhidão, por meio de dois mecanismos:

Inibe a atividade de receptores específicos que fazem com que a pele com rosácea fique vermelha quando exposta a variações de temperatura;

Reorganiza a estrutura da rede de vasos sanguíneos, estimulando sua resistência e proporcionando melhora visível tanto na vermelhidão quanto no edema (inchaço) visível na rosácea.

Tecnologia inédita para resultados comprovados

A eficácia do Functional Care Sérum Antiacne e Antivermelhidão é validada por testes clínicos e instrumentais acompanhados por especialistas:

Testes clínicos com avaliação dermatológica em 21 dias de uso:

• 100% de eficácia antiacne sem sinais de sensibilização, irritação ou descamação da pele

• 90% de controle de oleosidade

• 100% de melhora da vermelhidão da pele

• 95% menos recorrência de novas lesões de acne

Testes instrumentais:

• 51% de redução na quantidade de lesões Inflamatórias (percentual medido de forma instrumental) em 45 dias de uso

• 43% de redução no número de comedões/cravos

• Barreira cutânea 33% mais forte logo após a aplicação

Em estudo clínico comparativo ao peróxido de benzoíla (um dos principais medicamentos tópicos prescritos para a acne) o Functional Care Sérum Antiacne e Antivermelhidão apresentou eficácia global superior ao ativo, já que também melhora a qualidade da pele no geral:

• 94% de aumento da ação hidratante e fortalecedora de barreira (versus 0% do peróxido de benzoíla)

• 94% de melhora da textura, viço e luminosidade da pele (versus 4,76% peróxido de benzoíla)

Functional Care Sérum Antiacne e Antivermelhidão

Dermatologicamente e clinicamente testado. Testado e aprovado em peles sensíveis. Hipoalergênico. Vegano, sem corantes, conservantes e fragrâncias. Não testado em animais.

Modo de uso: agite antes de usar. Pode ser usado pela manhã e/ou à noite. Com a pele limpa e seca, aplicar de um a dois pumps no rosto todo (exceto na área dos olhos) e massagear suavemente até total absorção. Seguir com o uso dos produtos habituais. Na rotina diurna, sempre aplicar o protetor solar.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Integration by Acurax Wordpress Developers