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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosGrifes de moda apostam no lucrativo e acessível mercado de cosméticos

Grifes de moda apostam no lucrativo e acessível mercado de cosméticos

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Das passarelas aos nécessaires, as grifes de moda se voltam para o lucrativo mercado de beleza e cosméticos

A beleza, por definição, tem a capacidade de despertar a admiração das pessoas. Em se tratando de maquiagem , “quem não quer usar o melhor batom?”, João Braga, professor de história da moda na Faap, em referência aos cosméticos por grifes. No ano em Que a Chanel comemora hum Século fazer Iconico perfume No 5, OUTRAS maisons lançam SUAS Linhas de cosméticos.

Para além das peças bordadas à mão e extravagantes apresentações em Paris ou Milão, é possível adquirir itens de grife mais desejo economicamente. Perfumes sempre foram uma porta de entrada para esse universo exclusivo. Nos últimos tempos, o portfólio de acesso se ampliou com os cosméticos. Para os consumidores, trata-se de um “luxo mais próximo”, comenta Sabrina Zanker, diretora da L’Oréal Luxe.

A acessibilidade de fato aumentou, visto que nos últimos cinco anos o mercado premium global de cosméticos cresceu 29%. Só na China , maior mercado consumidor, o crescimento em 2020 foi de 14,8%, movimentando 2,4 bilhões de dólares. Ainda que no Brasil a pandemia tenha desacelerado no mercado, o país fechou o último ano com 9,2 milhões de dólares em vendas, segundo dados da Euromonitor International, provada de pesquisa de mercado.

Em um ano de retomada no setor, grandes marcas incorporam para lançar novas linhas. É o caso de Valentino , que juntamente com peças de alta-costura e prêt-à-porter agora conta com um portfólio com 50 toneladas de bastões, 40 de bases e 12 de sombras. Com embalagens coloridas com um grande V em dourado, alguns itens indefinidos uma corrente para ser carregados como uma bolsa Valentino.

“Achamos que há um grande potencial para a linha de maquiagem e que ela pode se tornar quase tão grande quanto o negócio da moda de Valentino”, disse Garance Delaye, presidente global da Valentino Beauty da L’Oréal ao jornal britânico Financial Times. “Queremos ser uma marca global em todas as categorias principais, então os cuidados com a pele fazem parte dos nossos planos, mas não de imediato.”

Com peças de alta-costura custando no mínimo 100.000 dólares, são os perfumes e maquiagens que sustentam as casas de costura, comenta Braga. Para serem considerados alta-costura, as grifes precisam ter pelo menos um perfume com o nome do costureiro ou da grife, explica o professor. Já os cosméticos não são higienizados. “Não é regra, mas todas as casas têm cosméticos porque são produtos que vendem muito bem”, diz.

A diretora da L’Oréal concorda. “Não é possível atender com o mercado de luxo vendendo apenas fragrâncias. É importante expandir essa atuação e, para nós, a maquiagem é um eixo importante ”, diz Zanker sobre o licenciamento de cosméticos como a francesa Yves Saint Laurent, aplicável pela L’Oréal.

As marcas também se voltam para a geração Z. A Yves Saint Laurent, por exemplo, voltou a vender no Brasil em julho após cinco anos do encerramento das operações no país. Com uma campanha digital, a marca do TikTok para divulgar a linha de perfumes Libre com Marina Ruy Barbosa, Gabriela Prioli e Flavia Pavanelli como porta-vozes. “A YSL é uma marca muito disruptiva e audaciosa, que quebrou muitos tabus”, diz Zanker, associando a marca à trajetória do fundador, que trouxe para o guarda-roupa feminino os fumantes e blusas transparentes – que provavelmente não seria censurado no Instagram atualmente.

Seja em desfiles, seja em editoriais, moda e beleza são segmentos que se complementam. “Tanto a Valentino quanto a YSL são marcas que trazem núcleos, evolução e revolução de uma maneira muito provocadora”, comenta Zanker. A tradução da moda para a beleza acontece nas cores, diz Braga. “Assim como as roupas têm suas assinaturas, como maquiagens contam com paletas de sombras e batons em toneladas específicas das marcas, como o vermelho na assinatura da Dior”, completa.

Para Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Valentino , enquanto a alta-costura “é de longe o lugar onde a criatividade tem um campo aberto de expressão, a beleza ultrapassa esse ponto, trazendo emoções, sonhos e individualidade de uma forma inclusiva”. “A beleza está ligada à intensidade de nossos sentimentos. Quanto mais amamos, mais estamos conectados ao nosso verdadeiro eu e mais brilhamos por fora ”, escreveu Piccioli em um post recente no Instagram, uma passarela por excelência dos novos tempos.

 

 

 

 

 

Fonte: Exame 15.09.2021

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