No dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, que conscientiza a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com Síndrome de Down em todas as esferas sociais.
No que se diz respeito à inclusão profissional, há ainda muitas empresas que se limitam a Lei de Cotas, por outro lado, há instituições que vão além e desenvolvem projetos autorais que visam acolher e preparar pessoas com deficiência intelectual para trilhar sua jornada no mercado de trabalho. É o caso do Grupo Alfaparf Milano, que anuncia uma nova etapa do projeto “Beleza em Todas as Suas Formas”, que tem como objetivo educar, profissionalizar, capacitar e treinar jovens com deficiência intelectual, a partir de 18 anos, para serem inseridos no mercado de trabalho. Em funcionamento desde 2013, o projeto – em parceria com o MetaSocial – abre uma turma nova anualmente em São Paulo, o que resulta em aproximadamente quarenta alunos inseridos no mercado de trabalho ao ano. (aspas de um dos organizadores do projeto)
Para obter sucesso na capacitação desses profissionais, uma metodologia especial e totalmente acessível foi desenvolvida pela Alfaparf. Eles usam o easy-read (leitura fácil), que é acessível para pessoas com deficiência intelectual e criaram toda uma estratégia dentro da expertise da Alfaparf. Além disso, a marca criou um time multidisciplinar especialmente para desenvolver o projeto. Diversos líderes da empresa foram envolvidos: diretor artístico, diretor de Marketing, o próprio presidente, a coordenadora de metodologia e alguns profissionais de psicopedagoga, psicóloga e arquiteta.
Além do ofício, os alunos destacam a autonomia que desenvolveram com o projeto, como é o caso de Jamille Esteves, que começou a trabalhar como auxiliar de cabeleireiro. “Aprendi a auxiliar as pessoas, recepcionar, cuidar. Eu auxilio a cabeleireira, posiciono cliente ao lavatório”, conta a jovem, que tem síndrome de Down e já tinha interesse pela área de beleza. “Tenho mais segurança para lidar com pessoas e, no primeiro salão em que trabalhei, pegava a van e minha mãe acompanhava. Agora, o salão é mais perto de casa e pego condução sozinha”, conta.
De acordo com Andrea Barbi, responsável pelo projeto Beleza em Todas as Suas Formas no Instituto MetaSocial, além do trabalho de formação com os alunos, a marca faz ainda um acompanhamento dos formados através de visitas e entrevistas que visam entender seu desenvolvimento no mercado de trabalho e até recolocá-los visando seu crescimento profissional. “Embora forme assistentes de cabeleireiros, o projeto conta hoje com profissionais em diversas áreas como em funções de finalização e coloração de cabelos, e até em outros setores como linha de produção da fábrica, funções administrativas e até mesmo no centro técnico de treinamentos de profissionais”, explica.
O “Beleza em Todas as Suas Formas” também oferece qualificação para os salões de beleza que tenham interesse em recebê-los como profissionais. Nesta etapa, o projeto capacita todos os funcionários, treina o chefe imediato e auxilia na organização de atividades cotidianas dos ex-alunos. Fica ainda responsável pela remuneração de todos os jovens formados e contratados através do projeto e pela criação de parcerias com salões de beleza para a sua empregabilidade.
O projeto, que começou no Brasil, e conta com aproximadamente 200 alunos formados desde a sua criação, foi levado para as demais sedes da Alfaparf e já conta com turmas de formação na Itália e em Portugal.