Kimberly-Clark, dona da Huggies e Intimus, investe R$ 500 mi no Brasil em expansão
- Written by: Lucas Matheus
Em sua jornada de transformação no Brasil, a empresa tem realizado diversos investimentos em inovação
Dona das marcas Huggies, Intimus e Plenitud, a Kimberly-Clark investiu R$ 500 milhões na ampliação de sua capacidade operacional para impulsionar estratégias de comunicação e marketing no Brasil e incorporar novas tecnologias. Aproximadamente metade desse montante foi alocado ao longo do ano de 2023, enquanto a outra parte será direcionada, este ano, para iniciativas que reforçam o papel central do consumidor nas estratégias da empresa.
Na sua jornada de transformação no Brasil, a Kimberly-Clark tem realizado diversos investimentos em inovação: no ano passado, aumentou em 20% o capital destinado a esse propósito em relação a 2022. O Brasil já abriga o Centro de Inovação regional, localizado na planta de Suzano, no interior de São Paulo, onde a companhia desenvolve novas tecnologias e produtos para atender ao mercado local e a outros países da América Latina. Com isso, a previsão é de que o volume de exportações cresça 15% até o final deste ano.
“O Brasil é prioridade para a estratégia de negócios da Kimberly-Clark no Brasil, sendo o quarto maior mercado da companhia no mundo e, desempenhando um papel de protagonismo em operações, inovações e na forma como atuamos. Concentramos nossos esforços para transformar a maneira como atuamos e continuar desenvolvendo o negócio no mercado e nos tornarmos líderes em todas as categorias em que atuamos”, afirma Cláudio Vilardo, presidente da companhia no Brasil.
Produtos sustentáveis
A empresa também busca aprimorar produtos que atrelem inovação e sustentabilidade. Para isso, a Kimberly-Clark aumentou o uso de materiais sustentáveis em sua produção. A linha Natural Care, da Huggies, utiliza fibras naturais em suas fórmulas, enquanto a linha de banho, da mesma marca, conta com embalagens compostas por 97% de plástico reciclado, sendo 100% recicláveis e reutilizáveis.
No âmbito operacional, a nova linha de produção da fábrica de Camaçari, na Bahia, não utiliza água em seu processo de fabricação, e sua tecnologia aumenta a eficiência sem aumentar o consumo de energia elétrica.
Como parte das estratégias de sustentabilidade, a empresa pretende impactar positivamente 1 bilhão de vidas até 2030, por meio de diversas iniciativas sociais e ambientais. Globalmente, a companhia já utiliza em 98,3% de seus produtos embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
No Brasil, a empresa atingiu a meta de zerar o envio de materiais excedentes das unidades produtivas para aterros em 2019, dois anos antes do previsto. Em 2022, suas unidades reduziram significativamente o consumo de água: 9% em Camaçari e 15% em Suzano. Através de programas sociais e campanhas de marca direcionadas a um propósito comum, a Kimberly-Clark Brasil impactou mais de 11,5 milhões de vidas somente em 2022, doando 1,3 milhões de produtos para instituições como Mesa Brasil SESC, Plan International e Aldeias Infantis SOS.
Transformação digital
O Brasil receberá 10% dos investimentos globais da Kimberly-Clark em tecnologia este ano, com foco em aprimorar os processos desde a operação até a casa dos consumidores.
Os recursos serão direcionados para melhorar a experiência do consumidor por meio da personalização de serviços e automação de processos comerciais e operacionais, utilizando softwares com Inteligência Artificial embarcada.
“Estamos sempre atentos às novas tendências de comportamento e consumo para integrá-las à nossa estratégia de negócios. Acreditamos que a união de inovação ao propósito de cuidado deve permear todas as nossas marcas, criando uma base sólida, que nos ajude a alcançar nossos objetivos. Essa estratégia visa ao bem-estar e amplia oportunidades em escala global”, acrescenta o presidente.
Na fábrica de Suzano, por exemplo, o investimento foi concentrado em novo maquinário e na transformação digital da unidade, por meio de soluções para controle de produção e qualidade, monitoramento e gestão de indicadores.
Fonte: Mercado & Consumo 17.01.2024