Multinacional fechou 2020 com 50% dos cargos de diretoria ocupados por mulheres. Muitas das novas contratações femininas foram feitas pelo recém-criado programa de recrutamento Women in Leadership
A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, comemora avanços em equidade de gênero no Brasil, sobretudo na liderança. A companhia encerrou 2020 com 41% de mulheres nas posições de liderança. No período, a multinacional ainda anunciou Andréa Rolim como a primeira Presidente mulher para a operação brasileira. Com a chegada da executiva, a porcentagem de mulheres ocupando os cargos de diretoria chega a 50%.
Na busca por um ambiente de trabalho mais justo e igualitário, a Kimberly-Clark investe em conscientização e treinamentos sobre equidade de gênero, além de adotar políticas concretas de contratação que aumentam a representatividade feminina no quadro de colaboradores. Entre elas está a regra de que todas as vagas para cargos gerenciais precisam ter uma mulher na lista final de candidatos e o recém-criado Women in Leadership (WIL), projeto que auxilia na prospecção de candidatas nos processos seletivos da companhia.
O WIL é um projeto de mapeamento de mulheres líderes do mercado e que tem como objetivo criar banco de dados de talentos que é acessado toda vez que uma vaga é aberta na empresa. A proposta é ter um amplo mapeamento de mulheres talentosas e com potencial de trazer ricas experiências de mercado para a Kimberly-Clark à disposição do time de recrutamento e seleção. E assim, garantir sempre a presença de candidatas para os processos seletivos.
Ao longo de 2020, por meio de pesquisas e levantamentos via LinkedIn, a equipe do projeto mapeou 250 executivas com cargos de Diretoras, Vice-Presidentes e Presidentes. Dessas, 110 foram selecionadas para integrar o banco de dados do programa. Foi esse levantamento que levou a prospecção e contratação recente de executivas para o board da companhia, incluindo a atual Presidente, que assumiu a posição em setembro do ano passado. A base também conta com 370 profissionais mulheres que ocupam posições de Especialistas e Gerentes. O programa hoje é adotado em diversos países onde a Kimberly-Clark atua na américa Latina – além de Brasil, está presente na Argentina, Colômbia, Costa Rica e Peru.
Todo esse esforço gerou significativos avanços. De todas as contratações feitas em 2020, 50% foram de mulheres. Quando se trata especificamente de posição de liderança, 78% das oportunidades foram preenchidas por elas. “Além de promover uma sociedade mais justa, aumentar o número de mulheres na liderança, nos traz perspectivas mais diversas, impulsionando a inovação no nosso negócio e ajudando a quebrar estereótipos e eliminar rótulos para futuras gerações”, destaca Natalia Taglieri, gerente de gestão de talentos da Kimberly-Clark .
Além de investir na contratação de mulheres, a Kimberly-Clark também tem como foco proporcionar um ambiente em que seus profissionais, sejam mães ou pais, consigam equilibrar seus papeis profissionais e pessoais. Dessa forma, a companhia visa acomodar as necessidades familiares dos colaboradores, e assim, permitir que que não seja necessário que mães abandonem ou pausem suas carreiras, buscando sempre o fluxo contínuo e ascendente das trajetórias profissionais de cada uma.
No cenário de pandemia, novas estratégias foram adotadas para ajudar os colaboradores a conciliar o trabalho e a rotina familiar, principalmente o cuidado com os filhos. Com todo o time administrativo trabalhando em regime de home office desde março de 2020, a Kimberly-Clark criou “regras de ouro” a fim de propor uma rotina de trabalho mais flexível e empática. Entre as regras estão: evitar agendamento de reuniões nas sextas-feiras à tarde e na hora do almoço; prever intervalos entre reuniões, para que o colaborador possa dar atenção aos filhos e flexibilização ainda maior do horário de trabalho.
Políticas da Kimberly-Clark para mulheres
Entre os benefícios já adotados pela companhia nesse sentido, destacam-se:
♦ Extensão licença maternidade e paternidade: Todas as colaboradoras K-C podem ampliar o período de licença maternidade de 4 para 6 meses e os papais K-C podem ampliar para 20 dias a licença paternidade. A extensão também se aplica para os casos de adoção.
♦ Licença filho prematuro: Já nos casos de prematuridade a licença é estendida para garantir que os pais tenham mais tempo de convívio com o bebê em casa, além do período de internação hospitalar. Para bebês nascidos até 28 semanas, a prorrogação é de dois meses. Nos nascimentos entre 28 até 37 semanas, a prorrogação da licença é de um mês. A licença maternidade estendida, de seis meses, também se aplica nos casos de adoção.
♦ Política de viagem para mães que amamentam. Política para colaboradoras mães que amamentam seus filhos de até 12 meses e precisam viajar a trabalho. Elas poderão levar o filho e um acompanhante (com despesas pagas pela companhia), para apoiá-las e garantir, assim, que o vínculo da amamentação seja mantido.
♦ O Programa de Acompanhamento Materno é voltado para colaboradoras gestantes e dependentes. É um serviço de acompanhamento materno com uma enfermeira dedicada e exclusiva para a gestante, com o objetivo de prestar apoio do início ao fim da gestação, até o seu retorno ao trabalho. As mães colaboradoras, casais homoafetivos ou esposas dos pais da K-C, podem usufruir deste serviço para tirar dúvidas sobre a gestação, além de contar com um suporte emocional necessário.
♦ A Sala de amamentação oferece às colaboradoras o espaço adequado e a flexibilidade para que consigam conciliar a volta ao trabalho com a amamentação de seus bebês, que a companhia acredita ser importante para a conexão da mãe com seu filho durante os primeiros 12 meses. A sala de amamentação está disponível no escritório de São Paulo e na planta de Suzano.
♦ Auxílio Filho Excepcional. Benefício pensado para mães ou pais que tenham filhos que precisam de tratamento ou educação especializada.
♦ Auxílio creche para as mães colaboradoras que têm despesas com creche, escolas ou babá para seus filhos com um valor e limite de idade (depende da localidade).
♦ Para apoiar mães e pais na rotina familiar, proporciona política de home office, sexta-feira curta e jornada de trabalho com horário flexível.
♦ Kit Bebê: Sabemos que o nascimento do bebê é um momento muito esperado e valorizamos isso, então, todos os colaboradores K-C que se tornam mãe/pai recebem um kit incrível com produtos K-C.
♦ Desconto na loja interna EssencialPraVc para colaboradores de SP e RJ: o e-commerce essencialpravc está disponível com descontos exclusivos para colaboradores K-C dos estados de SP e RJ. Os descontos previstos para o e-commerce EssencialPraVC visam estabelecer preços menores versus os usualmente praticados pelo mercado, assim os papais e as mamães conseguem comprar produtos para seus bebês com menor valor.