Surfando na crescente onda do bem-estar, a KOTE apresenta produtos para a pele que são livres de toxinas e veganos, combinando o poder dos superalimentos com ativos de alta eficácia
A pesquisa “A Economia Global do Bem-Estar”, realizada pelo Global Wellness Institute (GWI), revela que a economia do bem-estar no Brasil movimentou aproximadamente US$ 96 bilhões entre 2020 e 2022, representando um crescimento de 18% em comparação aos três anos anteriores.
A GWI projeta que o setor deve alcançar US$ 8,5 trilhões globalmente até 2027. O conceito de wellness envolve práticas e hábitos que visam melhorar a saúde, o bem-estar e o autocuidado, constituindo um processo ativo e contínuo de escolhas conscientes para atingir um estado holístico de saúde.
Após ser desligada da empresa onde trabalhou por anos, logo após voltar da licença maternidade, Eduarda Bonaroski Gameiro Lopes viu uma oportunidade perfeita para concretizar um antigo sonho ao lado da irmã, Luísa Bonaroski Gameiro Lopes. Com experiência em planejamento estratégico, marketing e operações em grandes empresas, Eduarda se uniu à Luísa, que traz um histórico em desenvolvimento de produtos e inovação.
A busca pessoal pelo bem-estar no cotidiano das duas engenheiras, que são apaixonadas pelo mercado de beleza e empreendedorismo, foi fundamental para o surgimento da KOTE, uma marca de skincare focada em beleza limpa, vegana e livre de toxinas, que integra o poder dos superfoods a ativos eficazes. “Nosso objetivo é criar uma verdadeira marca de clean beauty, promovendo um futuro em que não seja necessário ler rótulos, com uma comunicação clara e honesta com nossos clientes, para demonstrar que o skincare natural também oferece desempenho”, destaca Luísa.
Lançada em setembro de 2024, a marca apresentou inicialmente dois produtos: um hidratante facial semelhante ao retinol, com jambu e óleo de cacay, e uma máscara de cogumelos funcionais para o rosto. “Nosso foco é incentivar o autocuidado para uma vida mais saudável e equilibrada. Já sabemos dos benefícios dos superfoods na alimentação e agora trazemos essa tendência global para o skincare”, explica Eduarda.
Nas duas primeiras semanas após o lançamento, a KOTE vendeu 30% de sua produção, evidenciando a demanda por cosméticos veganos, livres de toxinas e enriquecidos com superfoods e ativos de alta performance. No próximo mês, a marca lançará um novo produto: um sérum com extrato exclusivo de cogumelos funcionais, além de planejar uma linha completa de skincare com ingredientes livres de toxinas.
Superfoods e ativos de alta performance
Os dois primeiros lançamentos da KOTE são voltados para a rotina de well-aging, que visa não apenas combater os sinais do envelhecimento, mas também promover um envelhecimento saudável e vibrante, utilizando ingredientes naturais que nutrem a pele. Com fórmulas exclusivas e dermatologicamente testadas, os produtos foram desenvolvidos para todos os tipos de pele, com ênfase na brasileira.
A Tri-Mushroom Adaptogen Mask possui 10% de tintura de cogumelos, extraída por um processo inovador que garante máxima pureza, incluindo um blend de Reishi, Chaga e Cordyceps, que oferecem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a pele a lidar com o estresse ambiental.
Este processo de extração preserva cerca de 90% dos compostos bioativos, garantindo alta biodisponibilidade de vitaminas e minerais. Com argila vermelha rica em óxido de ferro, a máscara melhora a circulação sanguínea e estimula a produção de colágeno, promovendo uma renovação celular profunda e um toque aveludado, sem deixar oleosidade. Recomenda-se o uso até duas vezes por semana.
O Superfood Retinol-Like Moisturizer é um gel facial hidratante diário que reduz linhas de expressão, com 5% de Bakuchiol, uma alternativa natural ao retinol. Também contém os superfoods cacay e uma tintura de jambu 4%, que proporcionam um efeito lifting instantâneo perceptível logo após a aplicação. A formulação inclui ácido hialurônico vegetal e óleo de rosa mosqueta.
Os produtos são adequados para todos os tipos de pele, incluindo as maduras, oleosas e sensíveis, com validade de dois anos, pois utilizam o KEM E, um conservante livre de toxinas, aprovado por padrões de certificação internacionais como COSMOS, Ecocert e NaTrue.
A KOTE opera com responsabilidade, utilizando embalagens 100% recicláveis e com o selo Eu Reciclo. A marca prioriza o uso de vidro e incentiva a reutilização após o consumo. Todas as fórmulas são dermatologicamente testadas e têm aprovação da ANVISA, além de serem livres de toxinas, reduzindo assim o impacto ambiental. A marca é cruelty-free, não realizando testes em animais em nenhuma etapa de produção.