L’Oréal Paris assina a beleza do evento e leva Tais Araujo como embaixadora brasileira da marca, reafirmando o compromisso de apoiar às mulheres no cinema
L’Oréal Paris comemora seu 26º aniversário como parceiro oficial do Festival de Cannes assinando a beleza do evento, que acontece de 16 a 27 de maio, na França e apresenta a terceira edição do prêmio L’Oréal Paris Lights on Women. Criado para promover a equiparação de gênero no cinema de vanguarda, este prêmio homenageia uma promissora diretora de curtas-metragens da seleção oficial de curtas-metragens de Cannes, categoria criada com a La Cinef. A vencedora do Oscar, jurada e embaixadora da L’Oréal Paris, Kate Winslet, anunciará novamente a vencedora de 2023 em 26 de maio, no jantar do Cinema de Demain.
L’Oréal Paris representa o empoderamento feminino no cinema através das atrizes embaixadoras que autenticam os valores da marca. Assinando a beleza do Festival de Cannes, a marca convida atores, atrizes e embaixadores a trazer essa visão de beleza empoderada para mostrar seu valor no tapete vermelho. Estarão presentes como convidados os atores e atrizes icônicos que personificam a beleza em toda a sua diversidade: Aishwarya Rai Bachchan, Leïla Bekht, Cindy Bruna, Gemma Chan, Nikolaj Coster-Waldau, Viola Davis, Elle Fanning, Jane Fonda, Luma Grothe, Liya Kebede, Aja Naomi King, Katherine Langford, Gong Li, Eva Longoria, Andie MacDowell, Helen Mirren, Kate Winslet, Yseult e Taís Araújo, que representará a força brasileira no red carpet de Cannes.
Da abertura à cerimônia de encerramento, L’Oréal Paris revela a nova temporada de beleza e inovação, revelando os novos looks da marca criados por 30 maquiadores internacionais sob a direção criativa da maquiadora global da marca, Val Garland.
Parceira do Festival de Cannes desde 1997, a L’Oréal Paris vai além no apoio às mulheres no cinema com o Lights on Women Award, lançado em 2021, para reequilibrar a desigualdade na indústria cinematográfica. Sub-representadas na indústria cinematográfica global, mulheres ocupam apenas 17% dos cargos de direção em filmes importantes, e apenas 25%* dos que estão nos bastidores. Em resposta, a L’Oréal Paris criou o programa anual Lights on Women, um ecossistema de doação e apoio total para promissoras diretoras de cinema.
Representatividade feminina em Cannes
Porta voz da marca há mais de 13 anos, Tais Araújo, faz parte do time de L’Oréal Paris que é formado por um grupo diversificado de porta-vozes, incluindo ícones da indústria cinematográfica, moda e música. Tais Araujo e L’Oreal Paris possuem o compromisso de potencializar o trabalho das mulheres e empoderar toda sua jornada e não foi à toa, que a atriz escolheu um vestido da Sarah Burton, diretora artística da marca Alexander McQueen para usar no red carpet e, além disso, representando o Brasil, toda a equipe que acompanhou a atriz na ocasião, é 100% feminina e brasileira.
Além de participar de agenda positiva em Paris, a convite da marca, a atriz visitou exposição inédita na França: FAITH RINGGOLD, no museu de Picasso em Paris,que traz uma viagem no universo da artista afroamericana, Faith Ringgold, marcada pela beleza, força e história da comunidade negra nos Estados Unidos.
“É muito significativo estar em Cannes para representar o Brasil em um prêmio tão importante, criado por L’Oreal Paris, com o objetivo de diminuir a desigualdade de gênero no cinema, que ainda é um ambiente majoritariamente masculino. Sinto orgulho em representar essa marca que empodera as mulheres há mais de 50 anos ”. afirma Tais Araújo, embaixadora de L’Oréal Paris.
Para Kate Winslet, embaixadora da L’Oréal Paris e jurada do Lights on Women Award, “A cada festival, uma nova geração de diretoras nos lembra do poder e da importância da narrativa feminina. Estou muito feliz em voltar ao Festival de Cannes com a L’Oréal Paris para apoiar as mulheres cineastas. É um privilégio fazer parte de algo que foi criado especificamente para apoiar e nutrir as mulheres no cinema e poder mostrar suas habilidades e celebrar seu trabalho único. Estou extremamente animada para ver suas histórias se desenrolarem na seleção de curtas-metragens de Cannes para este ano”.
Delphine Viguier-Hovasse, presidente global de L’Oréal Paris, acrescenta: “Como uma marca feminista, a L’Oréal Paris encoraja cada mulher a expressar sua própria versão de feminilidade enquanto apoia outras a afirmarem a sua. E Cannes é onde damos expressão global a essa visão. Ao comemorarmos 26 anos como parceira oficial do festival, estamos honrados por voltar a iluminar as mulheres, apoiando o talento feminino na categoria de curtas do Festival de Cannes, para diversificar as histórias que chegam às nossas telas”.
Vencedora do prêmio Lights On Women de 2022
Em 2022, Mai Vu, do Vietnã, recebeu o prêmio máximo por seu filme de 9 minutos, Spring Roll Dream, descrito como “requintado” pela jurada Kate Winslet. A conquista de Vu segue a vencedora inaugural do Prêmio Lights on Women de 2021, Aleksandra Odić, da Alemanha, cujo filme de 22 minutos, Frida, retrata um encontro poderoso entre uma jovem enfermeira e seu paciente.