Marca brasileira criada por mulheres ganha patente de maquiagem sólida sem embalagem
A marca nacional Amokarité é a primeira a conquistar a patente brasileira de maquiagens sólidas. Mas os desafios não param: minimizar os impactos na produção e a luta para serem 100% livres de plástico estão na pauta prioritária da empresa vegana e sustentável
Uma alquimia que deu certo.” É assim que Estephanie Gustavson define o início da AmoKarité, marca de maquiagem vegana, natural e sustentável, que se destaca pelos cosméticos sólidos e feitos à mão. A ideia surgiu assim que a publicitária de São Paulo se tornou vegana e deixou de usar produtos “convencionais”.
Foi dessa forma que fez a sua primeira maquiagem, em 2018. Na época, ela desenvolveu um multifuncional colorido para bochechas, lábios e olhos. “Minha pele ficou feliz. Até então, vivia coberta com petrolatos e outros ingredientes que chegam a formar uma película plástica sobre a pele. O segundo produto que criei foi uma pasta marrom para a sobrancelha.”
A paulistana procurava fórmulas de produtos naturais na internet e adaptava para a realidade do Brasil. “Fazia o produto e testava várias vezes. Já a fórmula da maquiagem sólida veio através de um sonho. Como já tinha a matéria-prima, experimentei e deu certo logo de cara. Tanto que a versão que temos hoje na AmoKarité, desenvolvida por uma farmacêutica, é muito similar à original. As alterações foram para que se adaptasse ao clima do nosso país, que é muito quente.”
Já nos testes iniciais, surgiu a primeira barreira: embalagens. Os produtos lançados oficialmente em 2019, em lojas e restaurantes veganos, eram colocados em potes plásticos, material que demora cerca de 400 anos para se decompor. “Não conseguia dormir pensando nos resíduos que estava deixando no meio ambiente”, fala Estephanie.
É preciso ressignificar
As noites em claro pensando em uma solução acabaram em 2021, após uma ligação de Clara Klabin, administradora e expert em sustentabilidade, que desenvolvia embalagens de papel para cosméticos sólidos e pastosos. “Essa aqui é a nossa conexão”, disse Clara, mostrando, através de uma chamada de vídeo com Marie Claire, o balm multifuncional, que é hit da marca.
A embalagem do produto, assim como da maioria dos cosméticos, é feita de papel certificado pela FSC (Conselho de Manejo Florestal) e se degrada em até seis meses após o descarte. O novo método de produção fez com que a marca diminuísse o uso de plástico em 80%. Estephanie explica que o material ainda está presente em apenas quatro produtos: máscara de cílios, base líquida, delineador e a tampa da versão líquida do lip tint. “Estamos superinquietas e queremos ser 100% livres de plástico em breve. No máximo, em até cinco anos”, explica.Por Jaquelini Cornachioni, redação Marie Claire
Fonte: Marie Claire 24.10.2023