México foi o maior importador de cosméticos brasileiros no primeiro bimestre
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) revelam que as exportações no primeiro bimestre de 2023 chegaram a 125,4 milhões de dólares, um aumento de 9,5%. Nesse período, o México se destacou como o maior importador de cosméticos brasileiros.
Especificamente, o relatório da Abihpec divulgado no final de março aponta o México como o principal destino das exportações brasileiras de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Segundo a entidade, entre janeiro e fevereiro de 2023, o Brasil registrou uma aceleração de 92% nos embarques para o território mexicano em relação ao mesmo bimestre de 2022. A Argentina ficou em segundo lugar no ranking com um aumento de 16,2%, acompanhada pela Colômbia com um aumento de 8%.
João Carlos Basilio, presidente executivo da Abihpec, destacou em comunicado a importância de estabelecer novas alianças no México: “O setor defende um ambiente mais justo e competitivo para o comércio exterior brasileiro, o que envolve o reforço de reformas estruturais, como a tributária, além de avançar em uma agenda comercial que priorize as negociações comerciais com os países da América Latina, especialmente com o México e a América Central”.
Além do setor cosmético, o México também se tornou um destino ideal para a indústria brasileira de calçados. Conforme relatado anteriormente pelo FashionNetwork.com, em fevereiro o México se classificou como o quinto melhor mercado global para a indústria brasileira de calçados e o segundo em nível regional, atrás da Argentina. O mercado mexicano acelerou suas importações de calçados para três dígitos no segundo mês do ano, atingindo um aumento de 295% e 203% em valor e volume, respectivamente.
Fonte: FashionNetwork 12.04.2023