Pesquisa da Beauty Fair aponta que 57% dos clientes do canal perfumaria procuram produtos para o bem-estar mais do que para a beleza estética e 54% buscam usar produtos sustentáveis
Neste mês de junho o Hub de Aceleração Clean Beauty, criado pela Soneda Perfumaria, rede de beleza e bem-estar presente em 15 municípios, em parceria como Grupo Laces, referência no mercado e pioneira em tratamentos saudáveis, naturais e orgânicos para cabelos, completa dois meses. O espaço, que conta com mais de 20 marcas, especialmente micros e pequenas empresas (MPEs), é o primeiro passo de uma jornada ainda extensa de oportunidades em um mercado que cresce exponencialmente. Levantamento da Radar Pesquisas, a pedido da Beauty Fair, aponta que 64% dos consumidores de produtos de higiene, perfume e cosméticos (HPC) procuram usar produtos com ingredientes naturais e com menos química.
A mesma pesquisa da Beauty Fair aponta que 57% dos clientes de perfumaria procuram produtos para o bem-estar mais do que para a beleza estética e 54% buscam usar produtos sustentáveis. A Soneda, como diz o seu diretor Minoru Kamachi, entende que o esforço da pesquisa e a evolução do mercado de clean beauty precisam de uma atenção especial no varejo, além de orientação voltada ao negócio. Por isso a aposta do Hub de Aceleração, com auxílio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que funciona no primeiro andar de sua flagship Soneda A Casa da Beleza, na Avenida Paulista.
De olho na evolução da categoria, a Soneda Perfumaria decidiu apoiar a aceleração de marcas, com o objetivo de revelar novas companhias e produtos para o mercado, especialmente de MPEs, auxiliando-as a ‘varejar’, construindo capital de giro e fomentando negócios. Uma das exigências às empresas participantes é que 80% na elaboração de seus produtos sejam de materiais naturais.
Otimismo entre as participantes – As empresas participantes do Hub de Aceleração querem aproveitar as boas oportunidades para ganhar espaço no mercado. “O hub é um dos melhores espaços físicos para a experimentação e conhecimento de um consumidor que está vez mais exigente, tanto com as fórmulas quanto com a performance dos produtos no seu dia a dia”, argumenta Anna Paula Oliveira, sócia-fundadora e bioquímica da Bergamía.
Mariana Maduro, brand manager da Baims Natural Makeup, o Hub de Aceleração é mais um passo para expandir a mensagem da beleza limpa e ajuda o consumidor brasileiro com acesso a produtos de alta qualidade e tecnologia. “Esse é um segmento de rápido crescimento e os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes sobre seus cuidados e de como esse consumo afeta a saúde e o planeta”, diz.
Mariana lembra que no Brasil cada vez mais marcas novas vão surgindo e se apoiando em pilares de consumo limpo e responsável para impacto sustentável. “Crescemos ano após ano e acreditamos que esse segmento não é uma tendência efêmera. Nós precisamos liderar esse caminho, trazendo opções e informação, para que o consumidor se sinta seguro e confortável em fazer escolhas mais conscientes”, afirma.
Anna Paula, da Bergamía, diz que o cliente está em uma constante mudança de comportamento e busca cada vez mais entender os ingredientes de uma formulação e o respeito aos animais. “Acreditamos que o mercado são as pessoas e vemos cada vez mais elas se preocupando com o que estão consumindo”, argumenta.
Mais negócios para as empresas – Daniel Kamachi, diretor Comercial da Soneda Perfumaria, diz que o mercado de clean beauty é fomentado em grande parte por pequenas companhias. “A maioria é MPE, que tem boas ideias, mas não consegue escalar seus produtos por falta de orientação e entendimento. Queremos ajudá-las a se estruturar melhor, dar visibilidade aos seus negócios”, explica.
A proposta da Soneda é que elas fiquem um semestre na incubadora e aquelas que se destacarem terão apoio para ganhar escalabilidade no varejo, a começar pela venda dos seus produtos em toda a rede Soneda. “As pequenas serão apoiadas pela Soneda, não haverá exclusividade à rede. As marcas poderão fomentar negócios com outras empresas, mas exigiremos apenas que os preços sejam controlados no mercado”, destaca Daniel.
E o canal perfumaria funciona muito bem para a exposição das marcas. A pesquisa da Beauty Fair aponta que 9 em cada 10 consumidoras estiveram em uma perfumaria nos últimos seis meses, e a maioria, 60%, vai pelo menos uma vez por mês. O estudo também revela que 60% das consumidoras planejam a sua ida à loja, mas mesmo assim, 88% diz comprar além do programado.