Pesquisa da IBM indica também que 50% dos entrevistados se dispõem a pagar mais pelas empresas que defendem esse propósito
O IBM Institute for Business Value (IBV) e a National Retail Federation (NRF), a maior associação comercial de varejo do mundo, lançaram o estudo global Consumers want it all (Os consumidores querem tudo), que revela as crescentes preferências dos consumidores por sustentabilidade e jornadas de compras divididas em vários pontos de contato digitais, físicos e móveis, o chamado omnichannel.
O novo estudo global com mais de 19 mil consumidores pesquisados mostra que as compras híbridas – misturando canais físicos e digitais nas jornadas de compras – estão aumentando à medida que os hábitos de compras que os consumidores adotaram por necessidade durante a pandemia de Covid-19 estão se tornando rotina. Os varejistas devem se tornar mais ágeis para atender os clientes onde eles estão, integrando experiências digitais e na loja.
A pesquisa mostra que, no último ano, a sustentabilidade tornou-se cada vez mais importante para os consumidores, embora ainda haja uma lacuna entre suas intenções e ações devido à falta de informações no processo de compra
– 72% dos entrevistados dizem que usam a loja como todo ou parte de seu método de compra principal.
– Os principais motivos pelos quais os entrevistados optam por visitar uma loja incluem tocar e sentir os produtos antes de comprá-los (50%), escolher seus próprios produtos (47%) e obter produtos imediatamente (43%), embora o que os compradores na loja estejam procurando varia de acordo com a categoria do produto.
– 27% dos entrevistados relatam que as compras híbridas são seu método de escolha, e os consumidores da Geração Z pesquisados são mais propensos a ser um ‘comprador híbrido’ em comparação com outras faixas etárias.
O estudo também mostra que a sustentabilidade se tornou cada vez mais importante para as decisões de compra dos consumidores pesquisados e preferências de marca desde 2020.
– Consumidores com propósito, que escolhem produtos/marcas com base em seus valores como sustentabilidade, agora são o maior segmento de consumidores pesquisados (44%).
– 62% dos entrevistados estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental, contra 57% há dois anos.
– Metade dos entrevistados dizem que estão dispostos a pagar um prêmio médio de 70% pela sustentabilidade. Isso é aproximadamente o dobro do prêmio da pesquisa de 2020.
– No entanto, há uma lacuna entre intenção e ação – apenas 31% dos entrevistados dizem que produtos sustentáveis foram a maior parte ou a totalidade de sua última compra.
“Embora muitos consumidores pesquisados ainda valorizem a experiência tradicional de compra na loja, agora eles também esperam flexibilidade para construir sua própria jornada de compra – de acordo com os comportamentos predominantes em sua faixa etária, ferramentas disponíveis e categoria de produto que procuram. comprar”, disse Mark Mathews, vice-presidente de Desenvolvimento de Pesquisa e Análise da Indústria da NRF. “Esta abordagem híbrida é uma mudança fundamental no comportamento do consumidor”, afirmou.
“A pesquisa mostra que, no último ano, a sustentabilidade tornou-se cada vez mais importante para os consumidores, embora ainda haja uma lacuna entre suas intenções e ações devido à falta de informações no processo de compra. Cada vez mais, é essencial que as marcas do varejo demonstrem escolhas e opções sustentáveis. Ao mesmo tempo, as compras híbridas se consolidaram na maioria das categorias, principalmente em artigos para o lar e vestuário”, disse Luq Niazi , diretor administrativo global da IBM Consumer Industries. “Apesar do impacto da Covid-19, nossa experiência com clientes mostra que muitas marcas líderes de varejo continuam a transformar rapidamente as operações, a experiência do cliente e as cadeias de suprimentos com tecnologias como IA, Nuvem híbrida e Blockchain para ajudar a atender a essas múltiplas preferências dos clientes”, afirmou.