Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram

Olfato desperta mais memórias emocionais

  • Written by:
Um dos palpites da ciência sobre por que isso acontece tem a ver com a proximidade entre o centro de processamento de cheiros e regiões que controlam emoções e memórias, afirma reportagem do Nexo Jornal.

O veículo destaca em seu site um estudo da Universidade de Utrecht, na Holanda, que reuniu 70 estudantes em uma sala. Eles assistiram a vídeos que deveriam provocar incômodo e aversão, como acidentes de carro e cenas de violência.

Ao mesmo tempo em que os vídeos eram exibidos, os pesquisadores borrifaram aroma de cassis na sala, projetaram luzes coloridas na parede de fundo e tocaram uma música neutra.

Uma semana depois, os participantes foram divididos em grupos: uma parte foi exposta ao cheiro de cassis, outra às luzes projetadas na parede e a terceira à mesma música que tocou durante a reprodução dos vídeos.

Então, os pesquisadores pediram para que eles descrevessem o que tinham visto nos vídeos uma semana antes.

O grupo que foi exposto ao aroma de cassis não apenas se lembrou de mais detalhes sobre os vídeos, mas também relatou mais desconforto e sensações mais intensas do que aqueles cujo estímulo foi feito pela música ou pelas luzes.

A pesquisa conclui que o cheiro é um gatilho mais poderoso para a lembrança de memórias do que visão e audição. Porém, esse trabalho de 2012 não se aprofunda nas razões biológicas por trás do fenômeno, segundo o Nexo.

Mecanismo biológico – A matéria do Nexo diz que uma das sugestões da ciência é que isso acontece devido à proximidade entre o centro de processamento de cheiros e as regiões que controlam emoções e memórias.

O jornal destaca que o neurocientista Christian Jarrett (colunista da Wired), autor de livros sobre o tema e editor do blog de divulgação científica da Sociedade Britânica de Psicologia, publicou em 2012 um texto em que fala sobre essa hipótese: o bulbo olfativo, que processa aromas, está em uma região do cérebro relativamente mais próxima do hipocampo e da amídala, que processam memórias e emoções, do que as áreas responsáveis pela visão e audição.

Fonte: Nexo Jornal

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Customized Social Media Icons from Acurax Digital Marketing Agency