Pesquisadoras da Colômbia desenvolvem cosméticos com a fruta da pupunha
Adriana Micanquer e Ximena Pinzon Zárate, que cursam doutorado e mestrado em Biotecnologia, respectivamente, na Faculdade de Ciências da Universidade Nacional da Colômbia (UN), em Medellín, desenvolveram uma nova metodologia para produzir cosméticos com base em óleo de chontadura (no Brasil, é a fruta da pupunha), componente promovido na cultura do Pacífico colombiano como um afrodisíaco.
Segundo a pesquisa, cremes e sabonetes podem ser produzidos com esta fruta exótica, que é cultivada principalmente na região de Valle del Cauca, Cauca, Putumayo e Chocó, onde só a polpa cozida é consumida, gerando resíduos, tais como cascas e sementes, que descartadas se tornam a fonte de contaminação. É justamente dessas partes é que é extraído o óleo para desenvolver produtos cosméticos.
Para extrair o óleo das sementes, as pesquisadoras usaram o método chamado de “extração aquosa enzimática” utilizando um complexo de enzima, neste caso Viscozyme, composto por celulases, cuja função é melhorar a extracção.
O pré-tratamento com a enzima foi responsável por elevar em 14% a quantidade do óleo extraído em relação ao método sem a aplicação da enzima.
A inovação da pesquisa baseia-se na substituição de tecnologias de extração convencional por novas alternativas, evitando o uso de solventes, tais como hexano, éter de petróleo ou o álcool isopropílico, os produtos químicos que geram poluentes que são tóxicos.
Fonte: MiPutumayo.com.co