Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram

Por que eu escrevi uma carta para Dona Wanda

  • Written by:

Por Miguel Krigsner
Fundador e Presidente do Conselho de administração do Grupo Boticário

Na última semana, a história da Dona Wanda com a nossa fragrância Annete inundou as redes sociais e as notícias. Recebi muitas mensagens e ligações vindas do Brasil e do exterior. 

A verdade é que eu não imaginava que esse gesto simples de cuidado pudesse ir além de Angra dos Reis, onde a Dona Wanda mora, e das fronteiras do Grupo Boticário. A verdade é que a história ganhou o mundo. Recebi mensagens vindas dos Estados Unidos, Portugal e até mesmo Israel.

Nossa atitude foi um gesto simbólico. Sabemos que nada substituirá a presença do Alexandre, o filho da Dona Wanda, e essa história de amor entre ambos nos fez presenteá-la. Toda essa repercussão me fez refletir muito sobre tudo que estamos vivendo há mais de um ano.

O caso do filho da Dona Wanda se soma a mais de 400 mil vidas perdidas em razão da Covid-19. São vidas, sonhos e histórias interrompidas, conectadas por elos simbólicos, como um cheiro. Diante dessa dor coletiva e que infelizmente só cresce, passei a me perguntar quase que diariamente como seria possível fazer a diferença nesta época tão marcada pela dor e pela distância.

Essa história nos mostra como estamos todos precisando de acolhimento. A pandemia e o isolamento afloraram o sentimento de perda: perdemos a liberdade de realizar atividades corriqueiras, de respirar, de abraçar quem amamos. Ficou a saudade do abraço do filho, a falta do carinho dos pais, do colo dos avós. São lacunas preenchidas por nossas lembranças.

São muitas perdas. Não conseguimos abraçar e acolher todas essas histórias. Mas desta vez, nesta história, tivemos a felicidade de contar com o poder que a memória olfativa tem. Com alguns acordes, pudemos reforçar essa lembrança acolhedora de tempos em que abraçar quem amamos ainda era possível. E a possibilidade de ajudar a amenizar a dor de uma saudade nos mobilizou.

Nosso gesto não está isolado. Ele vem acompanhado de tantas outras histórias de gentileza e bondade que a pandemia nos trouxe. Nesse período em que dor e medo estão presentes, também vi vários exemplos de acolhimento que mostraram como boas atitudes inspiram e dão novo fôlego. Isso nos ajudou a respirar.

E foi por isso que eu e minha filha Annete sentamos juntos em um dia de abril para escrever a carta para Dona Wanda. Com ela ao meu lado, resolvi compartilhar um pouco da nossa história (foi o nascimento de Anne – como eu a chamo – que me inspirou na criação da fragrância, em 1984).

Na intenção de acolher uma mãe, acabamos acolhendo uma multidão. Também fomos acolhidos. Tudo isso foi um gesto de gentileza, solidariedade e empatia. Com esse ato, muita gente se sentiu abraçada. Eu me senti abraçado. Foi uma enxurrada de carinho e amor – tudo o que eu vivo todos os dias há 44 anos quando fundei o Grupo Boticário.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Widget Powered by Acurax Web Development Company