Saponina de quinoa é destaque peruano
Grandes grupos do mundo cosmético, de olho nos conceitos de sustentabilidade, buscam recursos naturais e química verde, diz Rosario Pajuelo, consultora internacional da União Europeia e especialista em biodiversidade peruana ao site econômico Gestión, do Peru.
Quinoa é conhecida mundialmente por seus benefícios nutricionais, mas também foi descoberto que a casca que envolve esse grão (saponina) traz grandes benefícios para a indústria cosmética.
O ingrediente, segundo Pajuelo, pode ser usado em xampus e também em sabões e detergentes, sendo que possui capacidade alta de formação de espuma.
Para saber mais sobre as saponinas de quinoa, Pajuelo realizou um estudo, encomendado pelo Euroecotrade, com o objetivo de identificar nichos de mercado e avaliar a comercialização potencial e utilização de saponina como uma medida para a conservação ambiental e uso sustentável da biodiversidade.
Como um resultado de visitas aos laboratórios cosméticos da Europa foram identificadas as diferentes saponinas que são negociados no mercado e suas vantagens e desvantagens contra saponinas quinoa.
A especialista diz que mais e mais empresas vão desenvolver mais fontes à base de ingredientes naturais, uma crescente necessidade de garantir o fornecimento sustentável.
“Grandes grupos no mundo dos cosméticos repensar suas estratégias com os conceitos de sustentabilidade, recursos naturais, química verde, que tendem a minimizar o impacto ambiental”, afirma.