Startup de beleza oferece o “match” perfeito para cor de maquiagem com transparência e inclusão
No boom das vendas online na pandemia, a Skin Match consolidou o seu lugar no mercado graças a sua visão inclusiva e diversa
Durante a pandemia de Covid-19, quando as consultas físicas nas lojas foram restritas, os clientes da marca de maquiagem americana It Cosmetics estavam tendo dificuldades em identificar os melhores tons de base para suas peles. Foi quando a startup de tecnologia de beleza Skin Match entrou em cena, desenvolvendo um localizador de tons de base orientado por inteligência artificial para a It Cosmetics, que abrange 112 tonalidades e usa correspondência cruzada de marcas. A tecnologia foi usada por 64% dos clientes da It Cosmetics.
Esses tipos de ferramentas de correspondência para bases de inteligência artificial estão sendo amplamente adotadas em todo o mercado. O que diferencia a Skin Match é seu compromisso sincero com a inclusão e a transparência. Para começar, a empresa só trabalha com marcas que oferecem um espectro genuinamente completo de tons de pele.
“No começo, eu estava com medo porque tinha meus valores e sabia que queria levá-los adiante, mas não queria ofender certas marcas que são mais antiquadas”, disse a CEO Estella Benz. “Durante a pandemia, decidi que ia fazer do meu jeito. Percebi que ter esses valores claros nos torna mais tangíveis, as marcas sabem o que estão recebendo e querem estar associadas a isso.”
A Skin Match foi co-fundada em 2018 por Benz, que tem experiência em comércio eletrônico, e o diretor de tecnologia Robert Baumgartner, que tem formação em tecnologia. Com sede na Suíça, as soluções de software B2B como serviço (Saas) da Skin Match incluem localizador de produtos e explicação sobre os ingredientes. A empresa faz parte do L’Oréal Beauty Tech Atelier e fica no campus de startups Station F, em Paris. Ela também ganhou o Douglas Forward Beauty Challenge para marcas de beleza e startups de tecnologia em 2018. Além da It Cosmetics, os clientes incluem ainda a Kiehl’s e Douglas.
À medida que os consumidores exigem mais informações sobre ingredientes e produtos, as marcas de beleza tiveram que aumentar seu trabalho, investindo em soluções tecnológicas. “Os clientes querem ter certeza de que o que estão comprando são os itens certos para eles – para seu tom de pele, tipo de pele ou para a sensação que desejam. Nos últimos anos, as exigências aumentaram”, diz o analista sênior da Gartner, Matt Moorut. “A maior disponibilidade de informações significa que as marcas precisam ser inteligentes na forma como posicionam suas ofertas. As ferramentas interativas oferecem uma maneira envolvente de fazer isso.”
As ferramentas da Skin Match respondem diretamente ao crescente entusiasmo do consumidor por uma abordagem baseada em ingredientes para a pele e o cabelo. Seus localizadores de produtos podem ser adaptados para quase todas as categorias de beleza, diz a empresa. Um indentificador de INCI (Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos) decodifica cada item da fórmula de um produto e apresenta ao consumidor transparência sobre a origem do composto. O algoritmo da Skin Match aproveita informações dos inventários das marcas e evoluiu para um banco de dados com mais de 50.000 ingredientes, 80.000 produtos e 110 categorias, acessível a todas as suas marcas parceiras. “Garantimos um senso de neutralidade [no algoritmo]. Não estamos escondendo nada. Também não estamos destacando ou empurrando certos produtos”, diz Benz. “É assim que oferecemos transparência ao consumidor final.”
Sobrevivendo à pandemia
A Skin Match, inicialmente, teve dificuldades quando a pandemia chegou. Naquela época, um de seus maiores clientes era a gigante Dufry, que foi afetada pelo colapso das viagens internacionais. Nos primeiros oito meses da pandemia, a Skin Match não conseguiu adquirir novos clientes. “Pensamos que, se sobrevivermos a isso, o negócio só poderá crescer porque as pessoas perceberão que o digital é a nova maneira de investir e que precisarão tratá-lo como se estivesse dentro da loja, com consultas e fornecimento de informações online”, diz Benz.
Os dois cofundadores cortaram seus próprios salários e se concentraram na sobrevivência do negócio, convencidos de que a empresa havia criado um produto genuinamente poderoso. De acordo com a pesquisa da Skin Match, 93% das marcas de beleza estão dispostas a investir em tecnologia de inteligência artificial para a pele.
A paciência deles valeu a pena. As soluções de tecnologia de beleza surgiram como itens essenciais durante o lockdown, abrindo caminho para startups orientadas por inteligência artificial, incluindo a Skin Match. Após uma queda de 19% nas vendas em 2020, no ano seguinte elas aumentaram 126%, cerca de 200.000 euros, segundo a empresa.
“Depois que os lockdowns atingiram as lojas, muitas marcas, de repente, tiveram que encontrar maneiras de exibir seus produtos em métodos inovadores e somente online”, diz o analista Moorut, que observa que o movimento continuou. “Mesmo que o comércio esteja [agora] aberto novamente, levará um tempo até que os consumidores se sintam à vontade para visitá-los e para experienciar da mesma maneira que faziam antes da pandemia. Qualquer coisa que as marcas possam oferecer que possibilite exibir produtos digitalmente é uma boa ferramenta para ter na manga.”
Integrando as soluções da Skin Match
A integração da tecnologia da Skin Match pode levar entre duas semanas e dois meses, com planos sendo colocados em prática pela empresa para reduzir ainda mais esse tempo. Benz percebeu no início do desenvolvimento da empresa a necessidade de trabalhar com prazos curtos. “Com a forma como fomos originalmente estruturados, as empresas precisavam de muita capacidade tecnológica para integrar as soluções, por isso muitas vezes demorava até um ano. Esse não é um modelo de negócios sustentável”, diz ela. “Trabalhamos muito para tornar nossas soluções muito simples de integrar. Isso tem sido considerável para o nosso sucesso.”
A empresa arrecadou 350 mil euros até o momento, com mais 550 mil euros em fundos atualmente sendo finalizados. A Skin Match planeja investir no desenvolvimento de produtos, novas contratações para trabalhar na base de clientes e integração ainda mais atenta para marcas, incluindo ferramentas como os plugins Shopify. “Queremos realmente realizar um processo automatizado para usar nossas ferramentas – especialmente para torná-lo ainda mais acessível e viável para as startups mais jovens.”
O processo de criação de uma estrutura de preços flexível tem sido desafiador. “No último ano e meio, investimos em encontrar um produto que se encaixasse no mercado”, diz Benz. Uma solução que funciona para startups menores interessadas em ferramentas da Skin Match é começar a cobrar uma taxa apenas quando elas realmente usarem as ferramentas. “A abordagem baseada em uso nos permite oferecer nossas soluções para startups. Então, mesmo se você for uma marca que acabou de ser lançada, você já pode ter condição de nos pagar.”
Automatizando os valores da marca, impulsionando as taxas de conversão
O foco da Skin Match na inclusão vai além dos tons de pele. A empresa começou recentemente a trabalhar com a Look Fabulous Forever, uma marca fundada por Tricia Cusden, aos 65 anos, que tem como alvo a faixa etária 50+. A Skin Match está desenvolvendo um localizador de bases que leve em consideração as necessidades da pele envelhecida, como as mudanças que ocorrem durante a menopausa ou a pele mais seca que acompanha o envelhecimento.
A startup também oferece uma ferramenta para varejistas que desejam criar novas categorias de produtos, como os de beleza limpa, os que estão isentos de crueldade animal, os veganos ou os sustentáveis. Ela foi adotada pela Douglas, varejista alemã de perfumes e cosméticos; pela fornecedora omnichannel suíça de perfumes e cosméticos e a Import Parfumerie. Anteriormente, um varejista precisava entrar em contato com todas as suas marcas para avaliar quais produtos se encaixavam em uma categoria recém-criada. Agora todo o processo é automatizado.
“Melhorar as taxas de conversão é essencial para que uma empresa de inteligência artificial de beleza se destaque no mercado”, diz o analista Moorut. A pesquisa da Skin Match sugere que suas ferramentas estão fazendo exatamente isso – além de aumentar o número de produtos nas cestas de checkout em 10%, resultando em uma taxa de satisfação de 82% para os clientes parceiros da marca. “Para se destacar, uma empresa nesse setor precisa entregar algo que realmente torne as compras melhores – seja tornando-as mais fáceis, mais divertidas ou mais precisas”, diz Moorut. “Se elas podem fazer isso, devem ser capazes de melhorar as taxas de conversão das marcas quando usam a ferramenta.”
Dica importante: A Skin Match é uma startup de tecnologia de beleza que mostrou o poder da inteligência artificial. Além de seu algoritmo sofisticado, a empresa possui uma abordagem orientada por valores que é apreciada por seus clientes.
Fonte: Vogue 11.04.2022