Sustentabilidade na indústria cosmética: entenda a importância
A preservação de recursos naturais é urgente, e esse caminho gera a necessidade de pensar e praticar a sustentabilidade na indústria cosmética. Grandes empresas já colocaram essa meta como guia de suas atividades, e isso tem gerado, além de ótimas consequências para o universo, um engajamento importante diante do público da marca.
Hoje, adotar essa postura vai muito além de um discurso de adequação que gera uma imagem positiva. As empresas precisam passar por mudanças estruturais, especialmente quando elas estão dentro de um universo como o da beleza. Produtos cosméticos têm grande apelo na sociedade, o que exige cuidado.
Neste conteúdo você entenderá mais sobre a sustentabilidade no segmento cosmético e o que essa nova postura representa às empresas! Entenda a importância, os desafios dessa mudança e como colocá-la em prática.
A importância da sustentabilidade na indústria cosmética
Não é de hoje que a pauta sustentabilidade está em alta, e realmente a preocupação é sobre como a sociedade consome os recursos naturais. A responsabilidade é dever de cada um, mas diante do cenário, as empresas têm ainda mais obrigações dentro de suas atividades.
A indústria cosmética é parte disso, especialmente porque muitas utilizam ingredientes de plantas, vegetais e de outros recursos da natureza para a sua produção. Por conta disso, o compromisso com a preservação dessa exploração é ainda mais forte, especialmente em uma época em que o assunto é amplamente discutido. Isso requer mudanças profundas, inclusive na estrutura da empresa.
Não basta discutir a diversidade de uma perspectiva distante e adotar esse discurso. As mudanças devem estar dentro do cotidiano da empresa, inclusive com o acompanhamento das práticas executadas. A sustentabilidade deve ser um modelo de trabalho fixo, já que somente dessa forma é possível realmente praticar as ideias que são amplamente apropriadas por diversas companhias do segmento cosmético.
As adequações das empresas
É importante que dentro dessas grandes marcas haja coordenações e setores totalmente voltados à sustentabilidade. Isso faz com que o assunto deixe de ser teoria e comece a ser praticado em cada etapa da exploração até a produção dos cosméticos daquela companhia. Ela deve ser parte do processo, de maneira transversal, e não apenas uma divisão paralela em que os temas relacionados são debatidos.
Mais do que somente um vetor estratégico, o tema sustentabilidade na indústria cosmética precisa ser um pilar dentro de cada empresa pertencente a esse segmento. O público se mostra cada vez mais engajado com o tema e, cedo ou tarde, a falta dessas práticas de maneira concreta poderá ser percebida, o que geraria problemas de engajamento entre consumidor e empresa.
Os desafios enfrentados na busca da sustentabilidade
Propor a sustentabilidade na indústria cosmética tem estimulado Cristiane Morais a enfrentar desafios diversos nessa busca. Ela é Gerente Global de Produtos e Gerente LATAM de Produtos de Botânicos e Cores da Symrise Amazon e listou alguns dos pontos que precisam ser atendidos por uma empresa que quer adotar essa postura no segmento. Confira!
Ações de sustentabilidade para a indústria cosmética
Um dos principais desafios é propor ações que realmente façam sentido ao consumidor das marcas. A pauta está em alta e o público tem se mostrado mais engajado com essa proposta. As empresas devem, além de adotar melhores práticas, saber como posicionar isso de forma informativa a quem consome a marca, já que o interesse por parte dele é crescente.
Usar recursos naturais de forma consciente
Os recursos naturais devem ser explorados com responsabilidade, para que estejam sempre ali. Há muitos casos de empresas envolvidas em escândalos de devastação de regiões e isso gera um péssimo impacto para a imagem da empresa e também para o mercado. É importante fazer o uso desses recursos de maneira consciente e com bases de preservação.
Escolher materiais estratégicos
A sustentabilidade na indústria cosmética depende também de materiais usados na produção. Em um produto, uma série de elementos são utilizados, e a busca é justamente para ter o máximo de escolhas adequadas. A cadeia produtiva precisa ser clara ao consumidor, respeitando os princípios de uma postura mais sustentável.
Estabilizar a rastreabilidade dos produtos
A rastreabilidade é um ponto de grande importância e valorização dentro do conceito de sustentabilidade. Por exemplo, se você usa manteiga de karité, é necessário informar onde ela foi explorada, quantas pessoas estiveram envolvidas no trabalho, como foi feito o processo, entre outros dados. Cada vez mais o consumidor quer saber todo esse histórico, e isso tem sido uma exigência forte de mercado.
Equilibrar todos os pilares da sustentabilidade
A sustentabilidade não está associada só ao uso responsável de recursos e ao descarte de produção. É preciso também fortalecer economias locais, comunidades e estruturas sociais envolvidas no processo. Chegar ao mais alto nível de equilíbrio desse status de sustentável é garantir que tudo seja devidamente conduzido pela empresa, com uma abordagem estrutural.
Os benefícios para a indústria e para os consumidores
A sustentabilidade na indústria cosmética traz benefícios concretos tanto para o segmento quanto para o público que consome esses produtos. Os ganhos impactam a natureza como um todo e, quando as boas práticas são executadas, a sociedade participa de um modelo de negócio mais justo e menos prejudicial.
Mudanças estruturais nas empresas
A sustentabilidade traz as mudanças estruturais de forma quase que obrigatória às empresas, mas isso acaba sendo visto como um ganho. Afinal, como se manter relevante nesse segmento se cada vez mais o mercado caminha para uma postura mais sustentável. Mudar a empresa em suas bases é um ganho importante!
Oportunidade financeira
As empresas cosméticas precisam ver a sustentabilidade como uma verdadeira oportunidade financeira. Uma vez bem implementada, é possível usar disso para desenvolver um marketing positivo relacionado ao engajamento a uma causa importante. Ainda que a sustentabilidade represente restrições e investimentos, é possível converter tudo isso em maiores oportunidades de lucrar com os produtos.
Oferta ampla de mercado
Aos consumidores, os benefícios da sustentabilidade é uma oferta maior de empresas adequadas a esse novo modelo de negócio. Diante de uma pauta tão relevante, ver grandes marcas se engajando e produzindo dentro de parâmetros éticos é um benefício de destaque. Assim, cada vez mais há opções para o público e uma competitividade positiva é gerada no mercado, de forma geral.
A sustentabilidade na indústria cosmética é uma realidade, já é prática para muitas empresas e deve ser levada mais que apenas uma linha de marketing. Mudanças estruturais são fundamentais e devem fazer parte do desenvolvimento dessas companhias.
Fonte: Talk Science 08.05.2019