Tendências de autocuidado masculino: o boom do mercado de beleza
O mercado global de cuidados pessoais masculinos está em pleno crescimento devido o aumento do autocuidado entre os homens.
Devido, em parte, às mudanças nas percepções da masculinidade convencional e ao fato de o tipo masculino de baixa manutenção não ser mais definido como padrão, os homens estão sendo incentivados a dedicar-se ao autocuidado. Isso fez com que o mercado de beleza masculina experimentasse um grande boom.
Um relatório da empresa de visão de mercado Statista sugere que o mercado global de cuidados pessoais masculinos valerá cerca de 105 mil milhões de euros até 2028, acima dos quase 73 mil milhões de euros desde 2022.
A educação é uma grande parte desta tendência em desenvolvimento. Os homens estão cada vez mais conscientes dos benefícios de uma boa rotina de autocuidado – isso é cada vez mais encontrado nos cuidados com a pele – basta dar uma olhada casual nos anúncios durante qualquer grande evento esportivo. Os homens que se cuidam, ainda que de forma minimalista, estão por toda parte.
Do ponto de vista do marketing, as marcas estão a contribuir para este crescimento, desenvolvendo formas de tornar os seus produtos mais apelativos para os homens. Geralmente comercializando sua eficácia e aderindo a embalagens com aparência mais neutra em termos de gênero.
As atitudes dos homens em relação ao autocuidado e aos mimos sofreram uma mudança inicial durante a pandemia da COVID-19. Durante o bloqueio, alguns se entregaram mais a produtos de beleza. O site de moda e beleza Glossy diz que trabalhar em casa permitiu que os homens experimentassem cuidados com a pele e cosméticos de uma forma que não faziam antes. Desde o fim do confinamento, os homens continuaram a manter os seus novos hábitos de autocuidado.
De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Grand View Research , as vendas de cuidados com a pele representam 45,6% do mercado global de cuidados masculinos – colocando o setor à frente do jogo – seguido de perto pelos produtos para penteados. Isso se deve ao fato de mais homens comprarem produtos capilares orgânicos, às mudanças nas tendências de estilo de cabelo e às tinturas de cabelo se tornarem mais populares.
As redes sociais, em particular o TikTok, parecem ser a maior influência por trás da crescente consciência do autocuidado masculino: #menskincare é responsável por 704,7 milhões de visualizações e #mensgrooming tem mais de 2,1 mil milhões de visualizações na aplicação.
Não é surpresa que as pessoas utilizem diversas plataformas para compartilhar dicas e truques sobre as melhores técnicas de higiene, já que as redes sociais são um lugar onde a aparência física é fortemente destacada.
De acordo com @dermdoctor, um dermatologista popular que cria conteúdo informativo sobre cuidados com a pele no TikTok, “o TikTok criou uma riqueza de conteúdo de beleza, incluindo dicas e tutoriais sobre cuidados com a pele, cabelos e cuidados pessoais. para os homens pela primeira vez.”
Depois de ver conteúdo de beleza de influenciadores masculinos nas redes sociais, um número cada vez maior de homens está experimentando vários cosméticos e cuidando melhor de sua aparência, provando que cosméticos e mimos não são reservados apenas às mulheres. Uma ação que confronta ideias de “masculinidade tóxica”.
Porém, não são apenas os cosméticos que compõem o autocuidado masculino, mas também os passeios de beleza. Mais homens estão se sentindo confortáveis em fazer manicure e pedicure.
Algo que Harry Styles pode ter influenciado com o lançamento de sua própria marca de beleza sem gênero, “Pleasing”, em 2021. A marca apresenta uma linha de cuidados para unhas, lábios e pele.
Esta nova forma de auto-expressão exige um novo sentido de liberdade.
Fonte: euronews 08.01.2024