Durante a maior feira de beleza profissional das Américas e segunda maior do mundo, a Beauty Fair 2024, realizada este mês em São Paulo, e que reuniu mais de 2 mil marcas em 35 mil metros quadrados, o Portal Cosmetic Innovation captou algumas tendências presentes nos lançamentos.
Gourmand
A tendência gourmand voltou com tudo em vários lançamentos. A Skala apostou no lançamento da linha Frutástica com fórmulas que proporcionam um toque frutado e divertido à rotina de cuidados capilares. Composta pelas linhas Melancia, Banana, Coco, Morango e Uva, Skala Frutástica oferece produtos ideais para todas as etapas do cronograma capilar.
A Raavi Dermocosméticos lançou esfoliantes corporais baseados e inspirados nas frutas morango, amora e melancia. Os produtos são compostos por semente de girassol, manteiga de karité e semente de apricot. A coloração dos produtos também é natural e vem da beterraba, da batata doce roxa e do hibisco.
Beleza stick
Muitas marcas têm apostado no formato stick. A Ricca anunciou que em novembro vai lançar o Bastão Protetor Solar Facial FPS 60. O formato facilita a aplicação e retoque, controla a oleosidade, tem efeito matte e toque seco e é resistente à água e ao suor. A marca também lançou a nova linha Jelly Tint de bastões com três funcionalidades e textura gelatinosa, que promove cor natural para lábios, bochechas e pálpebras.
Athbeauty
O termo “Athbeauty”, que faz referência à beleza e atletismo, segundo a Mintel, abre oportunidades para produtos projetados para atletas, como a linha Sport & Fitness da Blant, que lançou o SOS Pós Treino, creme em spray que foi desenvolvido para aliviar a tensão muscular e melhorar a circulação, proporcionando um alívio imediato após a prática de exercícios físicos. Com extratos de castanha da Índia, centella asiática e hamamélis e óleo de girassol, possui fórmula com 95,4% de ingredientes naturais.
Marcas de e com influencers
Influenciadores estão lançando parcerias como nunca. A atriz, empresária e influenciadora digital Jade Picon apresentou a Aura Beauty. Com foco no segmento de body care, a nova marca estreia com body splash e uma manteiga hidratante com toque iluminador.
Já a SarahK apresentou o pré-lançamento da linha capilar Bonita pra Caramba! – By Cariúcha, em parceria com a apresentadora, cantora e influenciadora Cariúcha. A linha combina ingredientes nutritivos e restauradores.
Pele glow
O iluminador se transformou em item indispensável da makeup. A Catharine Hill apresentou o iluminador em bastão em três cores — Lunar (fundo dourado), Estelar (fundo rosado) e Solar (acobreado) —, que proporciona luminosidade e brilho. Indicado para todos os tipos de pele. Pode ser aplicado nos lábios, maçãs do rosto e olhos.
Brand collabs
Unindo força de branding, a marca de beleza do Grupo Boticário firmou parceria com a Perfetti Van Melle para lançar uma edição limitada inspirada nas cores e sabores das famosas balas que marcaram a infância de muitas gerações. A coleção traz hidratantes labiais, balms e esmaltes com fragrâncias inspiradas nos doces. A parceria resultou em produtos divertidos e nostálgicos.
Colorações temporárias
Cresce o interesse por colorações temporárias e a Aspa Cosméticos lançou o Mousse Tonalizante: um produto que une a eficácia de um tonalizante com a leveza e a praticidade de uma mousse, ideal para quem busca coloração momentânea sem agredir os fios, de forma rápida e fácil. O produto hidrata e possui proteção térmica, disponível nas cores: Azul Ártemis, Lilás Morfeu, Vermelho Démeter, Verde Hera, Laranja Apolo e Rosa Vênus.
Travel beauty
De olho no aquecimento do mercado de turismo ou mesmo para estimular a experimentação de produtos, estão em alta os travel kits. A Nupill ampliou família de skincare com cinco novos, com destaque para o Kit Nupill Nano Niacinamida e Travel Kit Nupill Nano Hyaluronic.
Cocriações
As cocriações também estão em alta. Um lançamento que exemplifica bem é a coleção ManiCores, linha cocriada com manicures vencedoras de promoção promovida pela Risqué, da Coty, em 2023. A coleção, composta por 8 cores, se destaca pela possibilidade de criar mais de 20 “misturinhas”, incentivando a criatividade dos consumidores e das entusiastas de esmaltes. Além de participar do processo criativo, as profissionais também são protagonistas da campanha de lançamento.