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Ingredientes reaproveitados são poderosos ativos para a Ziel Upcycled Cosmetics

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Marca cresce apostando nas propriedades de resíduos naturais que seriam subaproveitados ou descartados

Por Estela Mendonça

Fundada em 2021 pela farmacêutica Ana Koff, com mais de 20 anos de experiência e uma vasta bagagem acadêmica, a Ziel Upcycled Cosmetics vai fechar 2024 com um crescimento nas vendas de 500% em relação ao ano passado. Todos os produtos possuem ao menos um ingrediente proveniente de upcycling na formulação.

Ana conta que a marca foi concebida a partir da constatação de que muitos resíduos naturais, como cascas de frutas e sementes, que são ricos em nutrientes e propriedades benéficas, eram descartados no processo de fabricação de alimentos e outros produtos. A também mestre em gerontologia biomédica e pós-graduada em engenharia cosmética e pesquisa clínica viu, então, a oportunidade de valorizar esses ingredientes, transformando-os em cosméticos inovadores e sustentáveis.

Ana Koff, fundadora na Ziel Ucycled Cosmetics

Eficácia e sustentabilidade

“O objetivo da Ziel é combinar a eficácia de cosméticos de alta qualidade com práticas sustentáveis de reaproveitamento de ingredientes, buscando reduzir o impacto ambiental da indústria da beleza”, defende Ana, explicando que hoje a empresa trabalha com seis ingredientes de circularidade locais: óleo de semente de uva orgânico, casca de uva orgânica, casca de semente de uva orgânica, casca de maçã orgânica, cristais de fermentação do vinho e pó de café. “Essa combinação de inovação, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente é o que define a filosofia da Ziel, tornando-a uma marca relevante no cenário atual de consumo consciente e sustentável”.

Em cuidados com a pele, a Ziel oferece óleos facial e corporal que ajudam na hidratação da pele e renovação celular, óleo demaquilante, sabonete facial, sabonete íntimo com prebiótico e esfoliante facial, além do inovador Bath Bubble, primeira esfera de banho efervescente do mundo feita a partir de cristais de fermentação do vinho, segundo a fundadora. O portfólio é complementado por shampoos, condicionador e máscara de tratamento.

Parcerias em upcycling

A empresa conta com parcerias com empresas alimentares na cadeia de materiais upcycling. Os produtos são desenvolvidos pela própria fundadora e a produção terceirizada. Já a distribuição é feita nos canais digitais por meio de site próprio e marketplaces, além do canal físico em 87 pontos de venda, como farmácias e lojas de cosméticos em 16 estados.

“O ano de 2024 tem sido muito positivo para a Ziel. Aumentamos expressivamente nossa distribuição e crescemos cinco vezes em relação ao ano passado”, comemora Ana Koff, que promete lançamentos focados em skincare para 2025.

Unilever investe em parceria para identificar ingredientes de limpeza alternativos

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Unilever investe em parceria para identificar ingredientes de limpeza alternativos

A Unilever e a Nufarm estão se unindo para cultivar uma safra com biomassa significativa para produzir óleos sustentáveis. O óleo de biomassa será uma fonte de ácidos graxos para detergentes para roupas e produtos de beleza e cuidados pessoais.

A Nufarm desenvolveu e comercializou anteriormente uma variedade de cana-de-açúcar chamada cana-energia, uma cultura sustentável que gera significativamente mais matéria vegetal e açúcar do que a cana-de-açúcar tradicional. A Unilever diz que seu investimento alavancará avanços recentes em biotecnologia para desenvolver uma nova variedade comercialmente viável de cana-energia que também pode produzir óleo de biomassa.

Esta seria a primeira vez que uma cultura de biomassa seria otimizada para produzir óleo vegetal que, se cultivado com sucesso em grande escala, será usado como ingrediente em produtos de consumo, disse a Unilever.

Em sua forma atual, a cana-energia já tem benefícios de sustentabilidade, como tolerância ao estresse climático, resistência à seca e proteção mais eficiente do solo contra erosão. Ela também tem benefícios de colheita para fazendeiros e o meio ambiente, segundo a Unilever. O projeto visa replicar e desenvolver essas características na nova safra, o que contribuiria para suas ambições de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no fornecimento de ingredientes.

Além de ser mais robusta, o objetivo é que nenhuma parte da colheita seja desperdiçada. Além do óleo, a planta também continuará a produzir açúcar, que pode ser usado em outros processos de biotecnologia para gerar ingredientes especiais, como fragrâncias e enzimas, de acordo com a Unilever. A fabricante da Dove planeja também explorar se a fibra vegetal restante pode ser usada para produzir papel e papelão para embalagens.

“Ao continuar investindo em biotecnologia, pretendemos desbloquear ainda mais o poder da natureza e construir uma cadeia de suprimentos mais sustentável e diversa para o futuro”, disse Neil Parry, chefe de biotecnologia da Unilever. “Essa parceria nos permite identificar ingredientes alternativos para nossas marcas de produtos domésticos, de beleza e de cuidados pessoais, o que dará suporte adicional à nossa ambição de atingir emissões líquidas zero em toda a nossa cadeia de valor até 2039”.

Geração Alpha redefine beleza e autocuidado desde a infância

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A pesquisa “Gen Alpha Into Reality” revela que a Geração Alpha (nascidos a partir de 2010) já está transformando o mercado de beleza e autocuidado, incorporando esses hábitos ainda na infância e pré-adolescência.

No Brasil, 74% das crianças mostram interesse em autocuidado, com 70% utilizando dermocosméticos regularmente e 62% solicitando produtos específicos de skincare aos pais. Entre os itens mais procurados estão cosméticos para cabelo (75%) e rosto (61%), com marcas como O Boticário, Natura, Salon Line e Nivea liderando as preferências.

O estudo também destaca a influência dos influenciadores digitais no comportamento de consumo desse público: 55% seguem criadores de conteúdo, sendo que 53% escolhem perfis voltados ao público infantil. Essas recomendações influenciam diretamente 22% das compras realizadas pelos pais, refletindo a confiança nas marcas promovidas.

Segundo Carolina Belingieri, CEO do Grupo Alexandria no Brasil, a Geração Alpha está estabelecendo novos padrões de beleza e saúde. “O autocuidado, que antes era prioridade de adultos, tornou-se uma prática desde a infância, mostrando que essa geração está moldando o mercado de forma duradoura”, afirma.

ELF Cosmetics une fãs de esportes em campanha para Power Grip Primer

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A ELF Cosmetics lançou a campanha “Olhos. Lábios. Rosto. Fandom”, destacando seu icônico Power Grip Primer e promovendo a conexão entre comunidades diversas, incluindo entusiastas do esporte.

Estrelada por Joey King e Lucien Laviscount, a campanha utiliza uma abordagem criativa para ilustrar como o primer da marca cria uma “adesão” duradoura – tanto na maquiagem quanto entre fãs de equipes rivais.

Com estreia nos EUA durante a famosa Parada do Dia de Ação de Graças da Macy’s, a iniciativa alcançará cerca de 22 milhões de espectadores. Segundo a ELF, a campanha reflete seu compromisso com positividade, inclusão e acessibilidade, aproximando diferentes grupos por meio de uma paixão compartilhada.

“Um ELF Power Grip Primer é vendido a cada 3,5 segundos”, destacou Kory Marchisotto, diretor de marketing da ELF Beauty. Ele acrescentou: “Nossa comunidade é composta por uma bela tapeçaria de espíritos afins, unida não por estereótipos, mas por entusiasmo genuíno. Abrimos nossas portas para todos os olhos, lábios e rostos, incluindo os fãs de esportes de todas as cores e credos.”

Beleza vitaminada: oportunidades para as vitaminas em skincare

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Apelo de saúde e bem-estar pode potencializar o prestígio que vitaminas ostentam nos suplementos

Por Estela Mendonça 

Não é de hoje que as vitaminas estão presentes nos produtos de skincare. Exemplos clássicos são a vitamina E como oxidante, a vitamina A, geralmente encontrada na forma de retinol, e a rainha de todas vitamina C.

Com o aumento das vendas de suplementos para os cuidados com a pele que, segundo a Grand View Research, foram estimadas em US$ 3 bilhões no ano passado e deverão elevação a anual de 8% entre 2024 e 2030, crescem também as oportunidades de aproveitar esse apelo nos produtos de skincare.

Poderosa vitamina C

Mais do que serem incorporadas nas formulações, muitas marcas apostam em estampar as vitaminas com destaque nos rótulos, inclusive no nome dos produtos. Este mês, a marca de dermocosméticos Creamy lançou o sérum facial Vitamina C Gold, desenvolvido com moléculas de ouro e voltado ao clareamento e revitalização da pele. Segundo Luiz Romancini, dermatologista e fundador da Creamy, o ouro potencializa os efeitos da vitamina C, aumentando a estabilidade e a absorção do produto. Além do  ácido ascórbico, estabilizado pelo ouro, a fórmula contém também o ascorbil tetraisopalmitato, uma versão lipossolúvel que proporciona uma penetração mais profunda e rápida.

Luiz Romancini, fundador da Creamy

O sérum ainda inclui clareadores ativos como o Illuminyl™ 388, um derivado do chá verde que inicia a produção de melanina e tirosinase, e o Hexyl Resorcinol, que também atua na uniformização da pele ao reduzir manchas escuras. “A Vitamina C Gold é ideal para quem busca uma pele iluminada e uniforme, além de combater o envelhecimento precoce, graças ao poder antioxidante reforçado pelas partículas de ouro”, afirma Romancini.

 

 

Vitamina B3, a niacinamida

Além da Vitamina C, outras vitaminas vêm ganhando protagonismo nos rótulos, como é o caso do Mela B3 Sérum Antimanchas, da La Roche-Posay.  No produto, o ativo clareador patenteado Melasyl™, desenvolvido pela L’Oréal após 18 anos de pesquisa e seleção entre 100 mil moléculas, é combinado com 10% Niacinamida, também conhecida como Vitamina B3, e outros princípios ativos dermatológicos.

Com eficácia clínica comprovada em mais de 14 estudos científicos e avaliação em pele brasileira, Mela B3 Sérum possui resultados visíveis a partir de uma semana e 85% menos manchas e em oito semanas, além de prevenir seu reaparecimento. “Através da ação exclusiva da molécula Melasyl™, conseguimos oferecer ao consumidor brasileiro um produto completo, de alta performance e que é indicado para todos os tipos e tons de pele, reduzindo manchas, respeitando o tom natural da pele³”, afirmou no lançamento o diretor de marca da La Roche-Posay, José Cuervo.

Vitamina B5, o pantenol

O pantenol, uma forma estável da vitamina B5, quando é aplicado na pele, é convertido em ácido pantotênico, uma substância natural o nosso organismo. Ele é destacado no Nia B5 Ultra Repair, o novo hidratante multiclareador da ADA TINA. A novidade chega com uma fórmula que promete, além de hidratar profundamente, clarear, uniformizar, iluminar, reparar e rejuvenescer a pele.

Maurizio Pupo, CEO na ADA TINA

“O Nia B5 conta com uma poderosa combinação de ingredientes que atuam em sinergia para oferecer resultados visíveis. Sua fórmula é concentrada em niacinamida, pantenol B5, ácido hialurônico, manteiga de karité e vitamina E, que juntos proporcionam uma hidratação intensa e prolongada, melhorando a elasticidade, firmeza e aparência geral da pele”, destaca Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA.

 

Vitamina B12, a cobalamina

Vitamina A vitamina B12, também chamada de cobalamina, ganhou destaque na linha B12 Skincare na Save The Skin, marca da Smart GR.

Rodney Amorety, CEO no grupo Smart GR

“Ela foi desenvolvida para uma rotina inteligente de cuidados, seja no consultório ou em casa. Ampliamos o uso da Vitamina B12 além da suplementação alimentar para solucionar necessidades comuns de peles brasileiras”, explica Rodney Amorety, biomédico e CEO do grupo Smart GR.

Projetada para todos os tipos de pele, a tecnologia B12 Skincare, segundo Amorety, estimula a produção de colágeno, promove a regeneração celular e visa reduzir os sinais de inflamação e manchas. Sua fórmula proporciona uma reparação intensa e proteção contra o envelhecimento precoce.

Ativos ricos em minerais e vitaminas

“As vitaminas e os minerais são de extrema importância para a saúde de uma maneira geral. Quando abordamos as aplicações e seus benefícios, não é diferente”, avalia Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico e inovação da Solabia no Brasil, que oferece diversas opções de ativos de origem natural, com certificação e ricos em minerais e vitaminas.

Allessandra Silveira, coordenadora de marketing técnico e inovação na Solabia

Allessandra destaca o CRESSATINE® HD, um ativo obtido por meio da associação de agrião do brejo e  agrião indiano, duas superfolhas originárias da França e ricas em heterosídeos de enxofre, zinco e magnésio. “Essas duas plantas complementares trabalham juntas para promover a força e o crescimento dos fios”.

A composição fitoquímica do agrião indiano possui heterosídeos sulfatados, ácido oxálico, vitamina C, polifenóis e flavonoides.  Já a do agrião do brejo, heterosídeos de enxofre, polifenóis e flavonoides, vitamina A, C e E e minerais (Ca,Mg,Fe,Zn,Cu). Essa composição fitoquímica, segundo Alessandra, traz diversos benefícios para a saúde, força e crescimento dos fios, sendo que o enxofre permite a conexão entre as moléculas de proteínas de queratina, enquanto o zinco participa da síntese de queratina e tem um papel fundamental para o crescimento do cabelo e vitalidade,  e o magnésio ativa as vitaminas B necessárias para renovação das células folículos e à construção da queratina.

“O CRESSATINE® HD é uma solução natural para o aumento da densidade do cabelo, uma vez que fornece elementos-chave para a integridade da fibra capilar, estimulando marcadores (WNT/β-catenina) envolvidos no processo de crescimento do cabelo e aumentando em até cinco vezes o número de fios, de acordo com testes in vivo”, acrescenta Allessandra.

Para aplicação na pele, Allessandra sugere o PHYSIOGENYL®, um complexo de quatro minerais e oligoelementos que atua combatendo o cansaço celular e oferece um tratamento energizante para uma pele revitalizada e regenerada.

Mercado em ascensão

Apesar de ocupar a tímida oitava posição no ranking global de consumo, a projeção da Euromonitor International para a categoria de cuidados da pele no Brasil é superior à média global e também a latino-americana. Em 2023, as vendas de produtos de cuidados com a pele no país totalizaram R$ 18,9 bilhões, um aumento de 10,4% em relação ao ano anterior. A previsão é de elevação nas vendas de 48,6% entre 2023 a 2028 para R$ 28,1 bilhões.

Conhecimento é poder

Confirmando o poder das vitaminas nos cosméticos, para a Mintel, os consumidores estão indo além da chamada “fonte da juventude” em cuidados com a pele, buscando soluções em ingredientes com componentes como retinol, vitamina C, peptídeos e ceramidas, adaptados para aumentar a vitalidade da pele em todos os estágios da vida.

Para 2025, a empresa especialista em consumo aposta que os consumidores trabalharão de forma mais inteligente, maximizando sua eficácia com o mínimo de esforço. “Os consumidores assumirão o controle de suas rotinas ao hackear práticas tradicionais, adotar inovações biotecnológicas e alavancar a IA para uma beleza personalizada e orientada a resultados, enfatizando a individualidade e a saúde da pele a longo prazo”.

Elie Saab Expande Linha de Fragrâncias com Give Back Beauty

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Elie Saab Expande Linha de Fragrâncias com Give Back Beauty

A grife libanesa Elie Saab continua sua estratégia de diversificação com o lançamento de uma nova fragrância, Elixir Love, desenvolvida em parceria com a produtora Give Back Beauty (GBB). O novo perfume faz parte do movimento da marca em expandir seu portfólio, que já inclui acessórios, móveis e roupas infantis.

“Queremos levar a marca além da moda, criando novos produtos que expressam nossa visão”, afirmou Elie Saab Jr., CEO da marca. A fragrância, lançada em evento em Milão, é o mais recente capítulo na ampliação da presença da Elie Saab no mercado de beleza.

Elixir Love é descrito como um bouquet floral intenso, com notas de rosa vermelha, Néroli e jasmim, além de um toque gourmand de cereja e amadeiradas de musgo de carvalho, Patchouli e Ambroxan. O perfume é complementado por um ingrediente exclusivo: o “Love Accord”, criado especialmente para a grife. O frasco da fragrância, inspirado na romã, foi projetado pelos perfumistas Aurélien Guichard e Leonardo Lucheze da Takasago.

A campanha de lançamento tem como estrela a supermodelo sul-africana Candice Swanepoel, que veste um look de alta costura Elie Saab, adornado com bordados e cristais.

“Cada fragrância representa um tipo diferente de mulher Elie Saab. O Elixir é para a mulher sensual”, explicou Elie Saab Jr. A marca também possui linhas direcionadas à mulher clássica e jovem.

Embora a diversificação da marca tenha se concentrado nos perfumes, outros lançamentos com a GBB estão previstos para o próximo ano. A parceria, iniciada em 2021, é um dos pilares da divisão de prestígio da GBB, ao lado de outras marcas renomadas como Zegna e Chopard.

Além do sucesso nas fragrâncias, a GBB, liderada por Patrizio Stella, tem ampliado sua presença no mercado de beleza, com crescimento significativo nos últimos anos. Em 2023, a empresa gerou uma receita recorde de 300 milhões de dólares, com uma expansão significativa no setor de licenciamento, incluindo parcerias com Mercedes-Benz e Billie Eilish.

A GBB é responsável pela produção de três linhas de perfumes Elie Saab, com vendas em mercados globais como Europa, Oriente Médio, Ásia e Estados Unidos. A empresa também está expandindo suas operações em maquiagem, cuidados com a pele e cabelo.

“Nosso objetivo é traduzir as ideias de Elie Saab em perfumes, refletindo a essência das coleções de moda da marca”, afirmou Stella. A empresa, com sede em Genebra, continua a crescer em todos os territórios, utilizando estratégias de vendas diretas ao consumidor e ao varejo.

Ingrid Guimarães e Heloísa Périssé estrelam minissérie natalina da Avatim

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Ingrid Guimarães e Heloísa Périssé estrelam minissérie natalina da Avatim

A Avatim anuncia sua campanha de Natal 2024, estrelada pelas atrizes Ingrid Guimarães e Heloísa Périssé. A dupla, conhecida por seu trabalho em projetos como o espetáculo Cócegas e a série Sob Nova Direção (TV Globo), está de volta em uma produção inédita, a minissérie “Natal Sob NOSSA Direção”.

Composta por quatro episódios, a minissérie é apresentada exclusivamente nas redes sociais da Avatim e das atrizes, e traz as duas amigas vivendo um dilema natalino com toques de humor. “A campanha resgata a nostalgia do público ao vê-las juntas novamente, explorando momentos engraçados e situações familiares típicas das festividades de fim de ano”, destaca o diretor de marketing da Avatim, Rodrigo Quadros.

O título da minissérie, “Natal Sob NOSSA Direção”, é uma referência ao empoderamento feminino, alinhando-se ao conceito da Avatim de celebrar a liberdade de escolha. A campanha convida as mulheres a viverem o Natal do jeito que desejarem, seja de forma tradicional ou inovadora, mas sempre fiel às suas vontades.

A história acompanha Ingrid e Heloísa, que interpretam amigas “nada secretas” em suas peripécias natalinas, enquanto enfrentam os desafios de organizar a festa ideal. Os episódios serão divulgados ao longo dos meses de novembro e dezembro, prometendo momentos divertidos e reflexivos que conectam humor, nostalgia e o espírito natalino.

Para acompanhar a minissérie “Natal Sob NOSSA Direção” e se inspirar para as celebrações de fim de ano, basta seguir as redes sociais oficiais da Avatim e das atrizes.

OX Vita Glow, linha cocriada com a Mari Maria, ganha novos produtos

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OX Vita Glow, linha cocriada com a Mari Maria, ganha novos produtos

OX, marca de cuidados capilares da Flora com 29 anos de mercado, anuncia a extensão da linha OX Vitaglow, com quatro novos produtos criados em parceria com a embaixadora da marca, Mari Maria.

Desenvolvidos para agregar novas soluções que atendem às diversas necessidades dos cabelos, os produtos contam com o exclusivo Sistema OX Beleza Duradoura: uma tecnologia de liberação sequencial de ingredientes, que, com o uso da linha completa, garante que os ativos se mantenham em contato com os fios por até 120 horas, mesmo após a lavagem. Todos os itens possuem um blend de óleos ricos em vitaminas A, C, D, E, complexo B e ômegas 3 e 6¹, nutrindo os fios e auxiliando no crescimento saudável dos cabelos.

A extensão da linha inclui ampolas para cronograma capilar, alinhador de fios, leave-in para formação de cachos e defrizante. As ampolas proporcionam tratamento intensivo desenvolvido para um programa de cuidados completo. O alinhador de fios atua suavizando e disciplinando os cabelos, enquanto o leave-in para formação de cachos oferece definição por 72 horas² e hidratação. Por fim, o defrizante é responsável pela redução do frizz², contribuindo para um melhor acabamento dos fios.

“A tecnologia da linha OX Vita Glow traduz meu compromisso com a qualidade e a eficácia que queremos proporcionar para as consumidoras no seu cuidado com os fios, agora em ainda mais etapas, para um cuidado supercompleto” afirma Mari Maria, embaixadora de OX.

“Ao desenvolver essa linha, focamos nas necessidades reais das consumidoras, identificando aspectos do cuidado com os fios em que ainda não atuávamos. Com a Mari Maria, somamos sua expertise no universo da beleza e sua escuta ativa com suas seguidoras, o que nos permitiu inovar e criar produtos que realmente atendam às necessidades delas”, explica Muniky Flávio, gerente de marketing e inovação de OX.

 

 

 

 

 

 

 

 

¹ Vitaminas presentes dentro dos ingredientes: abacate, girassol, coco, linhaça, argan, macadâmia e oliva. 

² Resultado obtido por meio de teste instrumental. 

Coty amplia portfólio fixo de Risqué com quatro novas cores

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Coty amplia portfólio fixo de Risqué com quatro novas cores

São Paulo, novembro de 2024 – Coty anuncia a chegada de quatro novas cores da Linha Essencial de sua marca Risqué, líder no mercado de esmaltes. As tonalidades se conectam às principais tendências do segmento, trazendo uma paleta de cores vibrantes e sofisticadas que promete complementar os momentos de celebração e renovação das festividades da época.

Para renovar o portfólio fixo e ampliar a gama de tons coloridos, Risqué trouxe nove novos essenciais em 2024, com reedições de cores antigas e criações inéditas. Em abril, foram lançados cinco esmaltes nas cores rosa, azul claro, verde escuro, verde claro e marrom. Já em novembro, quatro novas cores chegaram ao portfólio, incluindo sucessos que retornaram e novidades peroladas, nos tons azul metálico, cinza metálico, rosa perolado e branco perolado. Esses lançamentos chegam em um momento em que as pessoas buscam, por meio das cores, simbolizar o encerramento de um ciclo e mentalizar desejos para o início de um novo ano.

“Estamos sempre atentos às tendências e preferências dos nossos consumidores. Por isso, trouxemos de volta cores que já foram sucesso e que fazem sentido nas tendências atuais, além de acrescentarmos novidades que refletem o que está em alta no mercado. A Linha Essencial, que corresponde ao portfólio fixo da marca, conta com mais de 85 cores, oferecendo uma variedade que atende diferentes gostos e necessidades, garantindo que nossos consumidores sempre encontrem opções que conversem com seu estilo”, afirma Regiane Bueno, vice-presidente de Marketing da Coty Brasil & Latam.

Para uma esmaltação completa, a marca conta com a Linha Care, que oferece cuidados do início ao fim do processo. Com sete produtos exclusivos, a linha inclui bases, cobertura, secante, sérum e removedor, garantindo unhas saudáveis e bem cuidadas.

Como todos os esmaltes da Risqué, as novidades são cruelty-free, hipoalergênicas e estão disponíveis desde o dia 01 de novembro de 2024, na Loja Coty online e nas principais redes de farmácias, perfumarias e supermercados em todo o Brasil.

Cosméticos veganos: os desafios de se destacar e fidelizar clientes em um setor cada vez mais competitivo

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Se adaptar às tendências mundiais do mercado pode impulsionar as empresas para o sucesso

De acordo com a Allied Market Research, o setor de cosméticos veganos deve movimentar mundialmente US$ 28,5 bilhões por ano até 2031, com uma taxa de crescimento anual de 5,9% e estima-se que até 2027, o mercado brasileiro de beleza e cuidados pessoais alcance o faturamento de aproximadamente US$ 40 bilhões, conforme projeção da Redirection International. Com isso, o grande desafio para os negócios será encontrar maneiras eficazes de inovar e, ao mesmo tempo, fidelizar os clientes, garantindo assim sua relevância em meio a concorrência intensa.

“O aumento de opções no mercado e a variação nas preferências de consumo faz com que os clientes comparem preços e promoções. Para contornar isso, descontos não são o suficiente para se destacar, você precisa mostrar os benefícios de adquirir o seu produto e o segredo está na forma como evidencia isso”, pontua Cândido Espinheira, CEO da Yes! Cosmetics, rede vegana de cosméticos presente no mercado há mais de 20 anos.

Para acompanhar esse futuro promissor, as empresas precisam cultivar a fidelidade dos clientes, que será fundamental para o seu crescimento. “Práticas como e-mail marketing, cupons de desconto, política de trocas facilitada e benefícios exclusivos, como acesso antecipado a lançamentos, fortalecem a relação com os clientes. Treine sua equipe para oferecer não apenas vendas, mas uma consultoria personalizada, recomendando os melhores produtos para cada perfil. Essas abordagens aprimoram o relacionamento com o público e impulsionam o crescimento da marca. Na Yes! Cosmetics, mais de 40% dos clientes realizam recompras presencialmente e a taxa do online é superior a 70%”, conta, Espinheira.

Essas estratégias de fidelização fortalecem a conexão emocional com os consumidores e aumentam a frequência de visitas, tanto no ponto de venda físico quanto online. Conectar-se com o consumidor vai além de oferecer bons produtos e é um processo de médio a longo prazo: é essencial adotar uma postura transparente e deixar claro os valores da marca.

O investimento em soluções sustentáveis e eco-friendly, por exemplo, demonstra um compromisso com a responsabilidade ambiental. “O primeiro passo para a fidelização é ganhar a confiança do seu público, começando com a entrega de produtos e serviços de alta qualidade que atendam ou superem suas expectativas. Estude as necessidades e preferências dos consumidores para adaptar-se à eles”, explica o CEO.

Brasil é vice em produtos para condicionar, tratar e pentear os cabelos

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Dos tradicionais cremes para pentear a bastões antifrizz, fabricantes inovam em produtos leave-in

Por Estela Mendonça 

Enquanto o mercado brasileiro de hair care voltou a figurar na terceira posição do ranking global em 2023, quando atingiu R$ 28,2 bilhões e cresceu 11,2%, os produtos utilizados para condicionar, pentear e tratar os cabelos já conquistaram a vice-liderança, segundo a Euromonitor International. No ano passado, as vendas atingiram R$ 12,2 bilhões, 13% acima do registrado no ano anterior, e já representam 43,3% do mercado brasileiro de cuidados com os cabelos.

Essa elevação ficou muito acima da média global em 2023, que foi de 4,8%. Além disso, a Euromonitor prevê um aumento de 59,6% até 2028 para o Brasil e de 37,1% para o mercado mundial. O levantamento abrange todos os formatos, como óleos, ceras, máscaras, sprays, ampolas, mists, cremes de pentear e séruns.

Impulso dos lançamentos

Ana Seccato, diretora comercial na Circana

Entre as categorias auditadas pela Circana Brasil na indústria de beleza, que incluem fragrâncias, cabelo maquiagem e skincare, os produtos para cabelos tiveram a melhor performance, de janeiro a agosto deste ano, crescendo de 46% em valor e 44% em unidades. “É a única categoria que mantém o mesmo nível de crescimento entre valores e unidades”, pontua Ana Seccato, diretora comercial da Circana. Já no mercado total de beleza, a variação foi de 20% e 13%, em valor e unidades, respectivamente.

Em relação aos produtos estilizantes, que incluem cremes de pentear, mousses finalizadores, sprays anti-frizz, entre outros, Ana aponta que os lançamentos tiveram um papel importante no resultado, somando mais de 200 novos produtos e contribuindo com 40% do resultado do subsegmento. “Um ponto em comum entre todos os top 10 produtos estilizantes, todos apresentam em sua comunicação prova de eficácia baseada em testes laboratoriais”.

Cera antifrizz

A Cera AntiFrizz em bastão lançada pela Hidratei combina proteína de arroz e manteiga de jojoba, oferecendo nutrição enquanto alinha os fios, deixando-os livres de oleosidade.

Pedro Castro, CEO no Grupo Ei, Beleza?

A proteína de arroz promove equilíbrio lipídico, fios mais macios, brilhantes e sem frizz, e contém aminoácidos e antioxidantes que ajudam a fortalecer e revitalizar a fibra. Já a manteiga de jojoba é rica em nutrientes como ceramidas, vitaminas A, B1, B2, E e ácido mirístico, oferecendo maciez e retenção da hidratação natural por meio da criação de um selo protetor ao redor do fio.

“A novidade foi desenvolvida para quem gosta de um visual antifrizz e alinhado o dia inteiro, tendo um resultado profissional em casa, com facilidade e rapidez, sem deixar resíduos. Além disso, promove nutrição, contribuindo para um cabelo saudável”, destaca Pedro Castro, CEO do Grupo Ei, Beleza?.

Óleo de alecrim

A Inoar Cosméticos apostou no poder dos óleos essenciais com novo Alecrim Perfect Oil, que traz as propriedades nutritivas e reparadoras do alecrim orgânico em um óleo hidratante que auxilia no crescimento e reparação dos fios.

Inocência Manoel, cofundadora e CMO na Inoar Cosméticos

O produto promete promover a saúde do couro cabeludo e fios, aliando seus benefícios ao efeito antifrizz e finalizador de processos de calor aplicados aos cabelos.

“É um verdadeiro tratamento de renovação capilar de dentro para fora, proporcionando cabelos mais saudáveis, mais fortes e com brilho”, afirma Inocência Manoel, cofundadora e CMO da Inoar Cosméticos.

 

Pré e pós-praia

A Prohall Professional lançou para o verão o o Intense Summer, um finalizador desenvolvido para cuidar dos fios antes e depois da praia, que oferece proteção UV contra os raios solares e possui fórmula enriquecida com Tamariliz, óleo de coco e queratina.

Guilherme Ascencio, diretor comercial na Prohall Professional

Além de fortalecer e hidratar, também aumenta a resistência, proporcionando desembaraço instantâneo sem agredir a estrutura capilar, e reduz frizz, prevenindo quebra e pontas duplas.

“Em um país tropical, onde faz calor quase todos os dias do ano, as pessoas vão à praia com frequência, o que expõe os fios ao sol, sal, areia e outros fatores que podem causar ressecamento e formação de nós. Pensando nisso, lançamos um produto que oferece hidratação intensa e duradoura desde a primeira aplicação, além de contar com proteção UV, algo essencial para manter os cabelos saudáveis”, explica Guilherme Ascencio, diretor comercial da Prohall Professional.

Fórmula 2 em 1

A Nazca Cosméticos apresentou recentemente o Origem Brasil Tropical Cupuaçu e Pracaxi, um super creme de hidratação desenvolvido para todos os tipos de cabelo, que também pode ser utilizado como creme para pentear. A fórmula une os benefícios do cupuaçu e do pracaxi.

Glaucia Felicia Grasselli Pereira, gerente de marketing na Nazca

“Como uma empresa nacional, temos muito orgulho em traduzir através de nossos produtos a eficiência que pode ser encontrada nos ativos dos biomas brasileiros. Faz parte do nosso DNA enquanto marca unir pesquisa e tecnologia aos mais diversos ingredientes naturais para desenvolver soluções de alta performance e com a melhor relação custo-benefício”, diz a gerente de marketing da Nazca, Glaucia Felicia Grasselli Pereira.

 

Multirreparação

O Multirreparador Leave-in Reparação integra a nova linha de Tratamento Lowell Pro Performance Reparação para cabelos extremamente danificados por processos químicos, mecânicos e térmicos, que oferece reparação completa dos danos, além de devolver densidade, elasticidade e prevenir a quebra, graças à tecnologia Biostructure AHA – uma estrutura biomolecular. Ele conta com ação biomimética e seletiva, que atua de forma intensa em todas as camadas do fio, preenchendo falhas, devolvendo força e reestruturando a fibra capilar. Ideal para uma reparação imediata e duradoura.

Finalizador com efeito gloss

A Curly Care, especializada em cabelos com curvatura, caba de lançar o Gloss! Óleo Finalizador. Sua combinação de ativos, incluindo óleos de rosa mosqueta e de sementes de uva e pracaxi, nutre os cabelos e oferece um tratamento contínuo durante a finalização. Sua textura com toque seco e aveludado é absorvida imediatamente, selando os fios, evitando o frizz, retendo a água e protegendo contra danos externos. Além disso, proporciona maciez, proteção térmica e não pesa os fios.

Fixação de Cachos

Aspa Cosméticos também desenvolveu um produto específico para as cacheadas que buscam qualidade e finalização dos cabelos, o spray Fixa Ondas e Cachos, que além de fixar os fios, mantendo a hidratação, reduz o frizz e aumenta durabilidade do penteado. Segundo a marca, o produto combina ingredientes que ajudam na adesão nos cachos e eliminam barreiras que podem impedir a passagem dos nutrientes para os fios, ao mesmo tempo em que garante naturalidade, com enrolados definidos por um longo período. Seu toque seco permite uma remoção mais fácil do produto.

Reconstrução e restauração

A linha Semi di Lino Reconstruction, de Alfaparf Milano Professional, foi aprimorada e reformulada, ganhou o Anti Damage Shield Cream, leave-in para uso diário em fios médios a grossos, que combate a quebra e as pontas duplas. Proveniente do skincare, a nova tecnologia A-Z Bond Complex possui um derivado de glicina, um aminoácido com propriedades antioxidantes, que ajuda a reconstruir as fibras capilares e restaurar a densidade natural dos cabelos, reduzindo a quebra e melhorando a penteabilidade.

Tecnologia reparadora

Henrique Marconi, gerente global de marketing e produtos da Chemyunion, observa que os cuidados capilares deixaram de ser somente uma rotina e evoluíram para um ritual de autocuidado, trazendo o desafio de elevar a educação do consumidor com informações que vão além dos tipos ou formas dos cabelos, mas que incluam cada vez mais evidências técnico-científicas.

Henrique Marconi, gerente global de marketing e produtos na Chemyunion

“O cuidado com os cabelos pode ser visto como a expressão mais visível do corpo, influenciando diretamente nas construções da autoestima. Por isso, o “bad hair day” tem sido cada vez mais discutido e solucionado com investimento crescente em produtos finalizadores”, avalia Marconi, que também constata o crescimento da demanda por soluções avançadas e multibenefícios, que se alinham perfeitamente às rotinas modernas.

O executivo da Chemyunion destaca que a inovação que prioriza a saúde capilar, respeita as diferentes nuances e considera os hábitos de tratamento está se tornando “o novo comum” e, por isso, a busca do consumidor em não absorver os malefícios da mudança constante de estilo tem desafiado a indústria a tratar diferentes tipos de fios, de forma rápida e eficiente.

“Na Chemyunion temos investido na ciência dos fios e na busca por soluções que reparem – independente do dano químico – e melhorem o aspecto dos fios, como brilho e penteabilidade”, conta Marconi, que cita como exemplo o desenvolvimento da tecnologia reparadora Restart PRO, ingrediente ativo que combina o aminoácido arginina com a biotecnologia do milho, capaz de reparar os fios, via reação de Aza-Michael, em apenas 4 minutos e em até 90% dos danos.

Concentrado de peptídeos

Vanessa da Silva Freitas, coordenadora de serviços técnicos em personal care da BASF, ressalta que, de acordo com o último relatório de Hair Care Brasil da Mintel, a demanda por produtos como cremes de pentear é crescente, apontando que 40% dos brasileiros utilizam produtos de styling. “Esse aumento reforça a importância de itens de styling que vão além do básico e que podem facilitar a rotina do consumidor, oferecendo benefícios adicionais como nutrição e reconstrução capilar”.

Vanessa da Silva Freitas, coordenadora de serviços técnicos em personal care na BASF

Na avaliação de Vanessa, o crescimento da demanda representa também uma oportunidade única para marcas inovarem com produtos multifuncionais que atendam às novas demandas dos consumidores.

Na linha da multifuncionalidade, segundo Vanessa, alguns grupos de produtos são fundamentais: ativos, que entregarão os benefícios buscados pelos consumidores, e polímeros, que irão garantir a finalização desejada para os cabelos.

Como sugestão de ativo a BASF oferece o Kerasylium™, um concentrado de peptídeos capaz de penetrar na fibra capilar danificada, estabilizar e reparar as ligações de queratina, o famoso efeito bond-repair. “Este ativo é upcycled, vegano e biomimético e titulado em polifenóis, que também previne o desbotamento da cor após a exposição à radiação UV, combinada com condições de poluição. Por isso é muito interessante para cremes para pentear”, explica Vanessa.

Já em relação aos polímeros, Vanessa pontua que um fator importante na escolha é garantir a formação de um filme homogêneo sobre a fibra capilar sem perder a maleabilidade, manter o brilho e não formar flakes. “Nesta rota, a BASF sugere o Luviquat® Supreme AT 1, um polímero catiônico, que oferece alto grau de fixação, excelente retenção de cachos e condicionamento, além de proporcionar proteção térmica, benefício muito buscado pelo consumidor”.

Peptídeo do amaranto

Gabrielle Marques, especialista de produtos da IMCD, reforça que o mercado de beleza capilar está em constante transformação, com consumidores cada vez mais exigentes em busca de produtos eficazes e sustentáveis. “Podemos dizer que a Tri-K está um passo à frente dessa tendência, com o ativo NaturePep® Amaranth,  um peptídeo natural originado do amaranto, grão milenar rico em proteínas e aminoácidos essenciais, que promove o crescimento capilar e reduz a queda, revitalizando os fios”.

Gabrielle Marques especialista de produtos na IMCD

Com resultados comprovados por estudos clínicos, segundo Gabrielle, NaturePep® Amaranth aumenta a densidade capilar, o diâmetro dos fios, melhora o brilho, a maciez e o movimento dos cabelos, combatendo os sinais do envelhecimento e restaurando a vitalidade do fio.

NaturePep® Amaranth é composto por frações peptídicas únicas de fenilalanina e histidina, que penetram na fibra capilar e se ligam à sua estrutura interna, proporcionando cabelos mais fortes, flexíveis e resistentes. “Essa combinação aumenta a resistência à tração dos fios, promovendo proteção, recuperação de danos e força. Diferente dos peptídeos sintéticos, os peptídeos naturais oferecem múltiplos benefícios e ação constante nos cabelos”, ressalta a especialista da IMCD.

Outro produto que se enquadra na tendência de naturalidade destacado por Gabrielle é o Beauté by Roquette® ST 720, um polímero 100% natural derivado da ervilha, que tem como proposta  ser uma alternativa eficaz aos polímeros sintéticos PVP e PVA. “Ele confere soluções transparentes estáveis e de baixa viscosidade, proporcionando excelente espalhabilidade e toque sedoso aos cabelos”.

Com propriedades de filme superiores ao HPMC, o Beauté by Roquette® ST 720, segundo Gabrielle, garante maior alongamento, flexibilidade e resistência à deformação. Além disso, oferece benefícios como proteção térmica, facilidade na manutenção de cachos e ação antifrizz.

Performance por 72 horas

A grande diversidade de texturas de cabelos das brasileiras demanda o desenvolvimento de soluções efetivas para a finalização dos cachos. Para Gabriel Diogo, gerente de serviços técnicos em personal care da Nouryon, o grande desafio vai além da escolha dos melhores emolientes e ativos: “Cada vez mais as cacheadas anseiam por produtos de alta qualidade que entreguem performance por longos períodos de até 72h”.

Gabriel Diogo, gerente de serviços técnicos em Personal Care na Nouryon

Diogo ressalta que a Nouryon, além de contar com sua grande expertise em styling capilar, possui formadores de filmes que são a solução perfeita para potencializar a performance dessas formulações e atender as necessidades de diferentes tipos de cabelo. Segundo ele, em estudos recentes, que avaliaram a ação de cremes para pentear contendo formadores de filme em cabelos tipos 3 e 4, dois deles demonstraram alta efetividade: DynamX® H2O e Celquat® L-200 (veja na imagem).

Diogo explica que o DynamX® H2O é um polímero de alta performance com excelentes propriedades filmógenas que se diferenciam de outras opções por sua alta flexibilidade, especialmente para cabelos tipos 3 e 4, já que evita o encolhimento dos cachos. “Com ele, é possível obter um ótimo controle do volume e do frizz, proteção térmica e definição, mantendo o movimento e aspecto natural dos fios por até 72 horas. A efetividade se mantém mesmo em ambientes com alta temperatura e umidade”, afirma.

Já o Celquat® L-200, além da efetividade por 72h, possui uma ação condicionante combinada a sua alta substantividade. De acordo com gerente da Nouryon, ele proporciona o balanço perfeito entre maciez, dureza e performance. “Assim, podemos formular as melhores soluções para quem busca uma excelente definição com alto controle de volume, frizz e brilho”, diz, acrescentando que ambos não proporcionam a falsa caspa e colaboram para cachos em ótimas condições no day after.

Formação de filme superior

Uma das sugestões da Elkem para compor as formulações é um de seus recentes lançamentos, o PURESIL™ ORG 03, um elastômero de silicone multifuncional, carreado em alcano biodegradável com alto índice de naturalidade (0.8). Sua propriedade fluída lhe confere ótima substantividade e benefícios para os cabelos, como efeito anti frizz, manutenção de cachos e proteção térmica, melhorando assim a textura e suavidade das fibras. “A formação de filme sobre os cabelos é superior, pois não se trata de um polímero de silicone linear, mas sim em conformação de rede”, informa Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Americas da Elkem.

Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Americas na Elkem

Outro lançamento indicado pela empresa é o MIRASIL™ N-DML 15, uma mistura de goma de dimeticonol de alto peso molecular em um carreador de base biológica 100% biodegradável, que provém do girassol e que fornece vários benefícios funcionais, como aprimoramento sensorial, condicionamento e controle do frizz. “Seu alto conteúdo renovável o torna ideal para criar produtos sustentáveis sem comprometer o desempenho”, garante Fróes.

A Elkem também destaca os atributos do MIRASIL D-DML VT, um blend de goma de dimeticonol de alto peso molecular carreado em dimethicone de baixa viscosidade com perfil volátil. Segundo Fróes, o emoliente é líquido, transparente e fácil de formular, além de ter benefícios significativos na melhora da performance e da experiência sensorial de formulações para cuidados com os cabelos, e hoje sendo a melhor alternativa para a substituição dos blends de goma em silicone volátil (D5).

Alto desempenho condicionante

Para Fernanda Teodoro, gerente de desenvolvimento de aplicação da Stepan, os produtos mais especializados e os ingredientes inovadores estão entre as principais tendências em hair care. “Isso é reflexo da crescente conscientização sobre a saúde capilar e da demanda por alternativas sustentáveis e multifuncionais”, avalia, destacando o STEPANQUAT® Soleil, um agente condicionante moderno e de alto desempenho para o cuidado capilar.

Fernanda Teodoro, gerente de desenvolvimento de aplicação na Stepan

Derivado do óleo de semente de girassol, um ingrediente familiar ao consumidor, o STEPANQUAT® Soleil, de acordo com Fernanda, apresenta significativas características sustentáveis: é renovável, biodegradável e apresenta baixa toxicidade aquática. Além disso, é livre de conservantes, álcoois, solventes e silicones.

“Este surfactante catiônico proporciona alto desempenho de condicionamento. Também auxilia em emulsões para o aumento regular da viscosidade, com menores quantidades de álcool graxo em comparação a outros catiônicos”, explica Fernanda, acrescentando que ele é aprovado globalmente, 100% ativo, líquido e versátil, podendo ser aplicado em diversas texturas, como sólida, líquida e em pó.

Entre os principais benefícios do STEPANQUAT® Soleil, Fernanda destaca a superior capacidade de desembaraço, condicionamento e substantividade. Sua presença na fórmula facilita o penteado para todos os tipos de cabelo. “Para os cacheados, testes de mechas demonstraram seu poder de modelagem natural, resultando em cachos mais soltos, com brilho uniforme e redução do frizz”.

Fernanda ressalta que o perfil multifuncional do STEPANQUAT® Soleil é garantido por sua ótima substantividade, condicionando cada fio individualmente para resultados prolongados sem acúmulo. Isso permite seu uso em várias fórmulas, desde leave-ins tradicionais até condicionadores 2 em 1 ou máscaras.

Na mais recente da in-cosmetics® Latin America, realizada em setembro, a Stepan apresentou a coleção de formulações Moments of Life, com soluções 3 em 1 prontas para uso, formuladas com o STEPANQUAT® Soleil.

A vez dos texturizados

Os dados da Circana mostram que, entre os top 10 produtos mais vendidos em finalizadores no Brasil, quatro são modeladores para cabelos cacheados e crespos.

O crescimento dos lançamentos de produtos específicos para cabelos cacheados, crespos e afro-texturizados também é uma das três principais tendências apontadas pela Euromonitor International no mercado de beleza em 2024, por meio do Passport Innovation, plataforma de inteligência artificial mede o impacto de novos lançamentos em 54 categorias de bens de consumo rápido (FMCG) em 32 países.

Kayla Villena, gerente de indústria, beleza e cuidados pessoais na Euromonitor

A Pesquisa de Voz do Consumidor: Beleza da Euromonitor, realizada entre junho e julho de 2024, revelou que um quarto dos consumidores globais disseram ter cabelos cacheados, com destaque para o consumidor jovem. “Marcas exclusivamente para este perfil de cabelo vêm surgindo, uma vez que o mercado ainda é majoritariamente focado em produtos para cabelos lisos”, avalia Kayla Villena, gerente de indústria, beleza e cuidados pessoais da Euromonitor International.

Tío Nacho e UBEES promovem capacitação de mulheres na América Latina via apicultura regenerativa

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Projeto possibilitou a proteção de mais de 2 milhões de abelhas, além da polinização de mais de 300 hectares e aumento da produtividade das culturas em até 25%

A parceria da marca de xampus e condicionadores Tío Nacho com a UBEES, empresa líder em práticas apícolas sustentáveis, continua a fortalecer as comunidades da América Latina. Com um compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar social, especialmente para as mulheres da região, as organizações apresentaram a iniciativa “Colmeias das Oportunidades”, na Finca El Oasis, localizada em Antioquia (Colômbia), para promover o desenvolvimento sustentável por meio da apicultura.

O projeto visa formar mulheres em técnicas de apicultura regenerativa, possibilitando a geração de rendimentos adicionais e a melhora na qualidade de vida. Com workshops e práticas de campo, as participantes aprendem sobre apicultura, produção de mel e outros produtos apícolas, bem como sobre marketing e empreendedorismo. A iniciativa não contribui apenas para a conservação das abelhas, polinizadores essenciais para a produção de alimentos, mas também promove uma agricultura mais sustentável na região.

Em tal contexto, foi consolidado um laboratório de apicultura, o Bee Lab, que até a data de hoje protegeu mais de um milhão de abelhas em 20 colmeias distribuídas por 600 hectares de terreno. É uma ação que está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, promovendo a sustentabilidade ambiental e a equidade social.

Impacto positivo no ambiente e na economia local

Diana Leal, Diretora Geral para a Região Andina e América Central da Genomma Lab, pontua que o projeto permitiu a proteção de mais de 2 milhões de abelhas, contribuindo para a polinização de mais de 300 hectares e o aumento da produtividade agrícola em 25%, especialmente em culturas como o abacate, além de reduzir o impacto ambiental com a captura de CO2.

A nível económico, a produção e venda de produtos apícolas foi impulsionada, gerando rendimentos para as comunidades rurais. Graças ao laboratório de apicultura, o número de colmeias aumentou de 20 para 26, e espera-se chegar a 30 colmeias em um curto prazo. No ano de 2022, a produção de mel na Colômbia cresceu de 15 a 20%, o que consolidou o país como um importante produtor regional.

Benefícios da apicultura para as comunidades rurais

Para além dos benefícios ambientais, a apicultura regenerativa nas zonas rurais melhora a produtividade agrícola e diversifica as fontes de rendimento das comunidades. O projeto contribui para a sustentabilidade e o fortalecimento económico não só da Colômbia, mas também dos países latino-americanos que se beneficiam do mel produzido.

Para as mulheres participantes, as “Colmeias das Oportunidades” representam a aquisição de conhecimentos e competências que melhoram a situação económica e as capacitam como líderes em práticas agrícolas sustentáveis e como pilares da economia local.

“Tío Nacho e a UBEES estão convencidos de que a apicultura regenerativa é uma ferramenta fundamental para a construção de um futuro mais sustentável e equitativo. Com essa iniciativa, procuramos inspirar outras organizações e comunidades a se juntarem ao nosso esforço de construir um mundo melhor e mais sustentável”, conclui Diana Leal, Diretora Geral para a Região Andina e América Central da Genomma Lab.

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