Temas como sustentabilidade, biotecnologia, exossomos e microbioma norteiam o desenvolvimento do setor
Depois de 11 anos, quando sediou a 22ª edição, realizada no Rio de janeiro, em 2013, o Brasil voltou a ser palco do 34º Congresso da Federação Internacional de Sociedades de Químicos Cosméticos – IFSCC 2024, realizado entre 14 a 17 de outubro em Foz do Iguaçu (PR), que contou cerca de 600 pôsteres e mais de 80 apresentações no pódio para estimular a inovação para cerca de 1,4 mil participantes. Este ano, o tema foi “Biodiversidade e Cosméticos: Alcançando Tecnologias Sustentáveis”.
O evento anual, um dos mais prestigiados na área de ciência cosmética, tem como objetivo reunir pessoas de todo o mundo interessadas na ciência por trás de produtos higiene e beleza. Por isso, o portal Cosmetic Innovation estabeleceu uma parceria de divulgação com a IFSCC e Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), organizadora local, além marcar presença escalando a sócia-diretora Carla Polli e a consultoria científica de Carlos Praes, CIO da Innova Beauty, para conferir as principais inovações apresentadas.
Carlos Praes, CIO na Innova Beauty
“Durante essa jornada, uma série de pesquisas impressionantes enfatizaram a integração de princípios ecológicos na indústria cosmética, evidenciando a relevância para sustentabilidade, biotecnologia, ingredientes naturais, longevidade, microbioma, exossomos e abordagem de uma cosmética contemporânea e holística”, avaliou Praes, que preparou o Top 10 Trending Topics IFSCC 2024, com palestras que se destacaram pela contribuição científica ou pelo impacto nos negócios.
Limites planetários
O congresso foi antecedido por workshops da L’Oréal e do Grupo Boticário. Praes chama a atenção para dois temas da L’Oréal que impactam todo ecossistema e convidam a novas abordagens e práticas. “A palestra da Emily Dionizio contribuiu para discussões sobre o conceito de fronteiras planetárias, particularmente no contexto da sustentabilidade ambiental e dos limites ecológicos que enfatiza a preocupação global de não ultrapassar os limites planetários. Dionizio, destacou a natureza colaborativa da investigação na compreensão e aplicação do conceito em contextos ambientais”.
Cristina Garcia – LATAM Advanced Research and Communication Director
“Como líder mundial da beleza, nós queremos reforçar a nossa atuação afim de construir um futuro mais responsável. Nossa missão é atender às infinitas diversidades dos nossos consumidores com um mínimo impacto no planeta. O Brasil tem um papel-chave nessa transformação: com mais de 20% da biodiversidade mundial, nos inspiramos na riqueza do nosso ecossistema para inovar. Com um dos sete hubs de Pesquisa & Inovação da L’Oréal no mundo instalados no país, utilizamos a ciência para contribuir nessa transformação”, reforça Cristina Garcia, Diretora de Pesquisa Avançada e Comunicação Científica do Grupo L’Oréal para América Latina.
Já a palestra de Isabelle Rollat “EcoBeautyScore Consortium -Transparência & Engajamento do Consumidor”, segundo Praes, trouxe elementos sobre a iniciativa inovadora concebida para aumentar a transparência nas informações para os consumidores a cerca da sustentabilidade na indústria cosmética, por meio de uma avaliação estruturada de impacto ambiental e de um sistema de pontuação para produtos cosméticos. O consórcio EcoBeautyScore envolve mais de 36 participantes da indústria que colaboram para criar uma abordagem unificada para avaliar e comunicar os resultados ambientais de itens de cuidados pessoais. O objetivo central é aumentar a transparência em relação aos impactos ambientais associados aos produtos cosméticos. “Ao desenvolver um método baseado na ciência, uma base de dados partilhada, uma ferramenta de avaliação robusta e um quadro de pontuação harmonizado, o consórcio procura fornecer aos consumidores e aos fabricantes informações fiáveis que possam orientar a tomada de decisões sustentáveis”.
Inovação sustentável
Sob a coordenação do Grupo Boticário, o segundo workshop teve a biotecnologia como condutor dos debates. Praes destaca a palestra de Jaciane Lutz Ienczak “Inovação Sustentável na Indústria Cosmética: Upcycling e a Vanguarda dos Produtos Biotecnológicos”, que ressaltou a crescente demanda por transparência e responsabilidade ambiental no setor de cosméticos. “Lenczak enfatizou que a inovação sustentável não é apenas uma tendência, mas uma necessidade que pode impulsionar as marcas a adotarem práticas que beneficiem tanto os consumidores quanto o planeta”.
Outro destaque para Praes foi a palestra “Biotecnologia aplicada à produção sustentável de ativos cosméticos”, apresentada por Flavia Guaragna, abordou a importância dessa abordagem para a inovação na indústria de cosméticos, enfatizandocomo a biotecnologia pode contribuir para a criação de ingredientes eficazes, sustentáveis e com menor impacto ambiental e trouxe exemplos práticos de como as pesquisas chegam ao mercado com produtos de várias marcas do Grupo Boticário.
Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento no Grupo Boticário
Para Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, a empresa, vem se destacando globalmente pela ressignificação da beleza pela diversidade, tendo ciência, inovação e responsabilidade social como grandes impulsionadores e norteadores dessa transforma. “Somos movidos pela inovação e queremos mostrar que a indústria de beleza brasileira está num patamar tão elevado quanto as grandes marcas internacionais. Hoje, o desenvolvimento de produtos, fruto de muita pesquisa e ciência, já tangibiliza o que há vinte anos achávamos que só seria possível em um futuro distópico. Estamos avançando de forma acelerada em tecnologia de ponta para criar as melhores soluções e experiências para os consumidores”.
Tecnologias emergentes
Lucas Pedersen Parizzi, coordenador de bioinformática e ciência de dados na Natura
A Natura, Master Science Sponsor do Congresso, apresentou uma série de inovações que destacam o uso de tecnologias emergentes no desenvolvimento de cosméticos sustentáveis. Foram nove estudos exclusivos, incluindo dois com apresentações orais. Lucas Pedersen Parizzi, coordenador de bioinformática e ciência de dados, apresentou uma pesquisa que explora o uso de tecnologias ômicas, bioinformática e Inteligência Artificial (IA) para potencializar o uso de bioingredientes exclusivos da biodiversidade brasileira. Essas ferramentas permitem uma análise detalhada dos compostos presentes nos ingredientes vegetais e suas interações com a genética da pele, resultando em formulações de alta performance e eficácia comprovada.
Pedro Soldati, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento na Natura
Outro estudo relevante foi conduzido por Pedro Soldati, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, que abordou as alterações biológicas na pele de mulheres acima de 80 anos. Utilizando tecnologias como metagenômica e lipidômica, a pesquisa revelou novos dados sobre a função barreira da pele senil, abrindo possibilidades para o desenvolvimento de produtos específicos que atendam às necessidades dessa faixa etária.
“Foi enriquecedor ver como a sustentabilidade está cada vez mais presente e tratada em profundidade, abrangendo desde a escolha de ingredientes até a medição do impacto ambiental dos produtos e o papel do consumidor nessa jornada”, avaliou Iguatemi Costa, gerente científico sênior da Natura.
Fornecimento de oxigênio
A Coty destacou suas principais inovações. Florante Ricarte, PhD, diretor de comunicações científicas apresentou um estudo sobre o declínio dos níveis de oxigênio na pele relacionado à idade e a eficácia de uma nova tecnologia de fornecimento de oxigênio. A empresa também destacou em nove pôsteres pesquisas recentes em neurociência, reparo da pele, evolução da niacinamida e estratégias para proteger a integridade do DNA da exposição à luz azul, entre outros.
A neurociência foi recentemente utilizada pela Coty para criar suas últimas inovações de produtos: Paixão Feminino Ancestral, uma linha de cuidados corporais de edição especial com loção e óleo corporal, e as novas fragrâncias adidas Vibes, que mostram como estímulos sensoriais e emocionais influenciam o cérebro e o humor. “Nosso estudo sobre a aplicação da neurociência no desenvolvimento de produtos marca um passo significativo na personalização dentro do setor de beleza, e contribui diretamente para o bem-estar emocional dos nossos consumidores”, comentou Henrique Sales, VP de P&D da Coty BR & LATAM.
Alívio para a inflamação
Além das fabricantes, o evento foi palco para as empresas fornecedoras destacarem as mais recentes inovações em ingredientes cosméticos. A Lubrizol Life Science marcou presença de destaque no congresso IFSCC como uma das principais patrocinadoras, reafirmando seu compromisso com a inovação sustentável e apresentando um portfólio avançado que une ciência e respeito ao meio ambiente.
Entre os ingredientes que mais chamaram a atenção, Maria Eliza Samy, gerente de marketing Latam, destacou o Zenerity™ biotech ingredient, ingrediente biotecnológico que alivia a inflamação da pele e promove rejuvenescimento; o Carbopol® Fusion S-20 polymer, um polímero inerentemente biodegradável com baixo impacto ambiental e sete vezes premiado desde seu lançamento em abril de 2024, e o Sensomer™ Tara polymer, um espessante natural e biodegradável utilizado em cuidados com a pele e cabelos.
Maria Eliza Samy, gerente de marketing Latam na Lubrizol
Além disso, a Lubrizol apresentou a tecnologia de extração Phenobio™ subcritical water, que usa água subcrítica para extrair compostos botânicos sem solventes químicos, reduzindo o impacto ambiental no processo.
A empresa também participou de diversos painéis e discussões científicas com palestras sobre tecnologias inovadoras, como a que abordou o metabolismo de plantas para maior eficiência de fitoquímicos, abrindo novas possibilidades para ingredientes cosméticos mais eficazes e limpos, proferida pelo Dr. Sylesh Venkataraman, gerente técnico global de ingredientes botânicos da Lubrizol.
Laura Molina Perez, especialista P&D da Lubrizol na Espanha, apresentou palestra sobre os desafios na formulação de protetores solares à base de óxido de zinco, destacando soluções sustentáveis para melhorar a eficácia desses produtos e promovendo um novo olhar para os avanços em filtros solares sustentáveis.
Maria Eliza reforçou que essas e as demais palestras da empresa corroboram a liderança e o DNA de inovação da Lubrizol no setor cosmético: “romovemos soluções que integram inovação e sustentabilidade, moldando o futuro da beleza com extremo respeito ao meio ambiente”.
Novidades biotecnológicas
A AQIA lançou este ano seu primeiro produto de origem biotecnológica, o Pro Renov BF, um ativo biofermentado rico em ácido poliglutâmico e enzimas queratolíticas, originados da fermentação por Bacillus subitilis. “É uma excelente indicação para uma renovação cutânea diária. Pro Renov BF melhora a textura da pele e fortalece o sistema imune e a barreira cutânea”, destacou Larissa Reischl, gerente de novos negócios.
Larissa Reischl, gerente de novos negócios na AQIA
De acordo com Larissa, foram comprovados vários benefícios do Pro Renov BF, como ação de peeling enzimático, com efeito queratolítico e de estímulo da renovação natural da pele, fortalecimento imunológico cutâneo, com aumento de β-defensina 2, β-defensina 3 e catelecidina, além da melhora da função barreira, com a elevação dos níveis de filagrina, involucrina e aquaporina-3, e ação seborreguladora, ao inibir a 5-α-redutase.
A empresa também divulgou a parceria com a empresa asiática Sethic, que conta com tecnologia japonesa patenteada de fermentação multicepas. A linha Optimealth, por exemplo, utiliza 16 diferentes tipos de cepas na biofementação da soja negra, de cultivo orgânico em fazendas japonesas. “O resultado é chamado de super-metabióticos, pois possui uma composição riquíssima composta por mais de 300 metabólitos quantificados”, explicou Larissa, citando que o processo de fermentação é biomimético ao que ocorre no corpo humano e que há a vibração de música clássica japonesa para melhorar o resultado.
Da Sethic, a gerente da AQIA destacou o Optimealth 10 W, que confere uma série de benefícios comprovados para pele, como melhora de função barreira física, química, imune e microbiológica e para o couro cabeludo há estímulo de crescimento dos fios, equilíbrio do microbioma, redução da descamação e melhora a qualidade da fibra capilar, entre muitos outros testes. Além disso Larissa explica que os ativos da Sethic sempre possuem uma preocupação holística, de bem-estar. Foram realizados testes com Optimealth W em voluntários com insônia e além de 95% relatarem sensação de relaxamento depois da aplicação, houve um aumento dos níveis de melatonina quantificados.
Retinol vegano
A Embacaps e a Nano Solutions Bettech levaram uma visão inovadora, em que tecnologia e eficácia caminham juntas. “No IFSCC, essa parceria de sucesso, apresentou soluções avançadas em nanotecnologia que atendem às necessidades de uma cosmética de alto desempenho e resultados comprovados” salientou Marcos Bettanin, Gerente de Unidade de Negócios Nano Solutions Bettech.
Janaína Borges, especialista de P&D na Embacaps
Entre as soluções apresentadas, o Nano Bakuchiol Solution se destaca como uma inovação para quem deseja acompanhar uma das principais tendências globais: o uso do “retinol vegano”. “O bakuchiol é uma alternativa natural ao retinol, trazendo muitos dos benefícios da vitamina A, como o estímulo à síntese de colágeno, com maior tolerância para peles sensíveis”, disse Janaína Borges, especialista de P&D na Embacaps.
Outro destaque dessa parceria é o Nano Ascorbic Solution, que traz o ácido ascórbico em uma forma nanoencapsulada. “Os resultados são expressivos: o Nano Ascorbic Solution aumenta em até mais de duas vezes o estímulo na síntese de colágeno e elastina, eleva os marcadores antioxidantes e reduz hipercromias” explicou Janaína.
Também foi apresentado o Nano Salicylic Solution, que tem a função de aumentar a renovação celular por aumentar a remoção de corneócitos. Ele também apresenta propriedades seborreguladoras, ação anti-inflamatória sendo indicado para peles oleosas e para tratamento de acnes.
“A presença da Bettech e Embacaps no IFSCC refletiu o esforço conjunto em levar ao público produtos de alta qualidade que entregam resultados comprovados, mantendo-se alinhados às tendências e às exigências de um público cada vez mais atento e exigente” resume Marcos.
Bioprospecção de microganismos
A Apoena Biotech, que apresentou o seu projeto bioprospecção de microrganismos da biodiversidade brasileira, foi a vencedora do Desafio de Sustentabilidade, promovido pela L’Oréal e ABC Cosmetologia, iniciativa que teve como objetivo reconhecer e premiar projetos de sustentabilidade voltados para o mercado cosmético global.
A diretora Patrícia Mendes explicou que a Apoena já conduziu duas expedições: Expedição Amazônia Azul, em Fernando de Noronha, e Expedição Amazônia Verde, que explorou microrganismos na Floresta Amazônica. “O princípio por trás dessas expedições é a coleta de pequenas amostras de até 5 gramas, seja de flores, frutos e caules na floresta, ou de corais, esponjas e algas no mar”.
Patrícia Mendes, diretora na Apoena Biotech
Após a coleta, segundo Patrícia, as amostras são levadas ao laboratório, onde os microrganismos que as colonizam são isolados, sendo que cada um deles pode apresentar propriedades específicas para o desenvolvimento de novos ativos. “A grande inovação desse processo reside no fato de que, uma vez isolado o microrganismo, não é necessário realizar novas intervenções na natureza. Devidamente armazenados e identificados, eles podem ser cultivados em escalas industriais, tornando o processo altamente sustentável”.
Efeitos do extrato de cacau
Tatiana Kumayama, gerente técnica Latam em personal care na Ashland
Tatiana Kumayama, gerente técnica Latam em personal care da Ashland, apresentou no pódio o estudo de Isabele Imbert e equipe sobre botânicos avançados, incluindo o cacau sustentável, usado em formulações para combater os danos à pele contra UV e luz azul, que melhora a pigmentação da pele e diminui significativamente danos relacionados à idade. “Este inovador extrato de cacau está em conformidade com o Protocolo de Nagoya sobre recursos genéticos, certificado pelo Fair Trade e verificado pela UEBT, demonstrando que as soluções preparadas para o futuro não comprometem a inovação científica e o progresso sustentável”.
Estímulo à síntese de colágeno
A CitroBio, empresa do Grupo Citróleo, destacou testes de eficácia e mecanismos de ação nos cabelos de dois bioativos naturais: Hyaluronic Tucuma Extra, que atua na síntese do ácido hialurônico, e CollagScalp Andiroba, que estimula a síntese do colágeno 17A1, mantendo a saúde do couro cabeludo e dos fios. “Foi uma oportunidade valiosa para a CitroBio estar entre os principais cientistas e pesquisadores do mundo”, disse Rafaela Montuenga, executiva de marketing do Grupo Citróleo.
Alto FPS em fórmulas naturais
Em pôster, a Kobo apresentou a avaliação da sinergia entre óxidos de zinco revestidos naturalmente em filtros solares balanceados com FPS 50+/UVA. Segundo Isabella Bagni, especialista de aplicação, o trabalho apontou estratégias para atingir alta proteção UV em fórmulas naturais. Além disso, compartilhou inovações sustentáveis e multifuncionais em seu estande, com destaque para microesferas naturais e boosters de FPS e UVA.
Peptídeo análogo ao colágeno humano
Vera Tonon, head de personal care na Barentz
A Barentz em parceria com a Mibelle, destacou um peptídeo de seis aminoácidos, análogo ao colágeno humano, projetado para revitalizar a pele, promovendo firmeza, elasticidade e hidratação, que foi apresentado em pôster pela especialista da Mibelle Irene Montaño. “Esse peptídeo estimula fibroblastos, aumentando a produção de colágeno e melhorando a densidade dérmica, oferecendo uma solução eficaz contra o envelhecimento da pele”, explicou Vera Tonon, head de personal care da Barentz.
Alternativa ao PDRN do salmão
A Innovasell apresentou um portfólio de inovações baseado em cinco megatendências: Beauty Origins, Beauty A.I., Well Aging, Green & Sustainable e Neuro Beauty. O grande destaque foi o premiado Rice PDRN, alternativa vegana e sustentável ao PDRN do salmão com potente ação regeneradora da pele. “Ele exibe eficácia superior na melhora do tom da pele e da barreira cutânea, efeito antioxidante, fortalecimento da junção dermoepidérmica, expressão da melatonina e redução de poros abertos”, afirmou Silvana Camilo Azzellini, gerente de inovação.
Ingredientes upcycled
Patrícia Moreira, diretora global de marketing na Chemyunion
A Chemyunion apresentou algumas inovações marcantes de seu portfólio, como um novo peptídeo para o tratamento avançado de rugas, que une alta eficácia com segurança, além de um estudo sobre ingredientes upcycled, aproveitando torta de café e bagaço de limão para cuidar da pele do pescoço e colo. “Essas ações reforçam nosso compromisso com a ciência e a inovação, oferecendo soluções sustentáveis e diferenciadas para a indústria cosmética”, disse Patrícia Moreira, diretora global de marketing.
Redução do estresse na pele
O extrato da arvore Tília, que tem a capacidade de inibir a Monoamina Oxidase A (MAO-A), responsável para degradação da serotonina, foi o destaque da Hallstar. “Foi comprovado que o extrato diminui o impacto negativo do estresse na pele”, afirmou Alexandra Macedo, gerente de P&D, explicando que, por meio de testes in vitro, ex vivo e clínicos, observou-se redução do desconforto e vermelhidão, controle de imperfeições e aumento do brilho da pele. “É um ativo natural eficaz com benefícios para a pele”.
Efeitos em biomarcadores
O Grupo Kosmoscience participou com oito pôsteres, além de apresentar um trabalho de investigação clínica sobre os efeitos biológicos de uma formulação cosmética em biomarcadores cutâneos envolvidos na formação e manutenção da barreira cutânea. Foram quantificadas proteínas envolvidas com hidratação, integridade e formação de estrato córneo, em biópsias cutâneas obtidas ao longo do estudo. “Os resultados demonstraram uma correlação entre os níveis aumentados de proteínas essenciais com a melhora dos índices corneométricos e redução de linhas finas e rugas”, explicou Samara Eberlin, diretora científico-comercial. “Nosso trabalho contribui para a construção de um banco de dados que facilita a correlação entre características biológicas e resultados visíveis na pele”.
Fillers funcionais
A Merck apresentou várias pesquisas, como as propriedades pro-aging do extrato de baobá, apoiadas por fontes éticas e evidências científicas, e a eficácia de fillers sem microplásticos, além de um estudo que investiga a coloração de olheiras em diferentes tipos de pele por meio de análise de imagem. “Também desenvolvemos um método para avaliar a correção da cor da pele usando fillers funcionais”, destacou Amanda Braga, gerente de marketing.
Valorização da flora brasileira
A Galena divulgou Cauliplin, seu primeiro ativo desenvolvido em parceria com o Neatec da USP, que conta com diversos estudos científicos que comprovam seus benefícios. Com extrato otimizado da jabuticaba, Cauliplin entrega hidratação, proteção antioxidante e uma pele mais saudável. “A proposta foi utilizar o conhecimento científico para oferecer um ativo cosmético que une a simplicidade de um extrato botânico com a valorização da flora brasileira e da beleza da pele”, disse Flávia Semighini, gerente de inovação e desenvolvimento técnico.
Glicolipídeo bioinspirado
A Solabia participou com palestra abordando um novo glicolipídeo bioinspirado no holobionte das plantas visando as desordens da pele, ministrada pela gerente de bioprocessos, Caroline Malhaire. Outro destaque foi o pôster sobre como aproveitar o sistema neuroimunocutâneo no tratamento da pele sensível, de autoria da gerente de segurança, eficácia e performance, Celine Blanchard Celine Blanche, que ficou no Top 10 entre 600 papers apresentados. “Esses, sem dúvida, são exemplos de nossa constante busca por inovação” destacou Luiz Mota, diretor de pesquisa e desenvolvimento.
Ingrediente multiômico
A Provital, que reuniu no evento seu time global de P&D, além do CEO global Ricard Armengol, reforçou a ampliação de seu portfólio científico de ativos com o lançamento do Shiloxome™, primeiro ingrediente multiômico à base de endófitos. “É essencial para fabricantes de cosméticos que buscam inovação sustentável”. Este ativo antipoluição e well-aging preserva o microbioma e fortalece o perfil lipídico da pele, minimizando o impacto ambiental”, explicou Roberto Monteiro CEO da Provital Brasil.
Green Impact
A Lucas Meyer Cosmetics by Clariant destacou sua nova fase com a integração com a Clariant e a expansão em ativos naturais e em ativos da biodiversidade brasileira, por meio da Beraca. “Por isso, fomos patrocinadores do Green Impact, reforçando nossa missão de conectar ciência e natureza para transformar a nova geração de cosméticos com propósito e inovação”, ressaltou a gerente de projetos Maria Celia Hibari Reimberg. A empresa também marcou presença em duas palestras sobre o ativo alternativo ao retinol CycloRetin e o emulsionante sem surfactante Pickmulse, além de cinco pôsteres, entre eles, o que apresentou o Beraca Cupuaçu Butter.
Modelo de pele 3D ex vivo
O grande destaque da BASF foi a apresentação do especialista em bioativos Oussama El Baraka sobre um sofisticado modelo de pele 3D ex vivo, resultado de um programa de pesquisa interna de dois anos conduzido por uma equipe de especialistas globais. O trabalho ficou entre os TOP 10 mais inovadores na premiação Basic Research Award promovida pelo congresso. O modelo inovador foi utilizado para testar o efeito do novo ativo cosmético de origem natural e sustentável Epispot™, desenvolvido para melhorar as peles oleosas com tendência a acne e suas manchas.
Sílica upcycled
A Dow destacou lançamentos recentes, como os Elastômeros de Silicone Carbon Neutral, a sílica upcycled EcoSmooth Rice Husk Cosmetic Powder, e o formador de filme 100% natural MaizeCare Clarity Polymer. “Apresentamos nossa produção integrada de silicones, desde o quartzo até a especialidade, que, com práticas sustentáveis, resulta em uma pegada de carbono significativamente menor que a média de mercado”, enfatizou Rafael Santos, gerente de desenvolvimento de mercado. A especialista técnica Fernanda Trombetta também apresentou o estudo de um condicionador concentrado multifuncional com benefícios de economia de energia e água, que alinha os fios com 1/3 da dose tradicional.
Reforço de barreira
A Greentech demonstrou em palestra que problemas na barreira da pele e inflamações relacionadas à permeabilidade podem ser prevenidos por compostos ativos naturais potentes, apresentando os novos resultados para os ingredientes ativos Exposen e Biotilys, relacionando sua eficácia na prevenção de danos causados em peles que apresentam esta condição. “Também lançamos as Greensofts, que são co-emulsificantes naturais derivados de lipídios ativos, tais como pequi, maracujá e copaíba, café verde e girassol”, contou a gerente de marketing Elizabeth Auricchio.
Emulsionante sensorial
A Gattefossé, que contou com a participação da gerente global de personal care, Paula Lennon, apresentou um pôster sobre a formação de cristais líquidos em emulsões, utilizando o emulsionante sensorial Emulium® Dolcea MB, ingrediente que também foi destacado no estande da empresa pela gerente geral Amanda Pimentel e a gerente técnica Luciana Ferra.
Vencedores do Prêmio do Congresso IFSCC 2024
Vencedor do Prêmio de Pesquisa Básica IFSCC 2024:
Daigo Inoue, Shiseido (Japão) pelo artigo: Melanoaging: Descobrindo e resolvendo uma alteração metabólica específica da idade e senescência celular causada pela deposição excessiva de melanina.
Vencedor do Prêmio de Pesquisa Aplicada IFSCC 2024:
Fumiyoshi Ikkai, L’Oréal R&I (Japão) pelo artigo: REFLEXÃO DA LUZ VERMELHA DO AZUL ULTRAMARINO: IMPACTO NO EFEITO DE MELHORIA DA PELE QUANDO USADO EM COSMÉTICOS.
Vencedor do prêmio Johann Wiechers Poster IFSCC 2024:
Tomoyuki Iwanaga, POLA Chemical Industries (Japão) pelo artigo: “Pele espelhada” gerada a partir de células da própria urina: uma réplica de pele perfeita para os melhores cosméticos personalizados.
Vencedor do prêmio Maison G de Navarre para Jovem Cientista 2024:
KERRY-ANNE VILJOEN, Environ (África do Sul): “Sustentabilidade e economia circular em formulações cosméticas: mLife Cycle Thinking”
Vencedor do prêmio Henry Maso Award 2024:
ANNA OKISHIMA, Shiseido (Japan): “Transcendendo a limitação dos cosméticos: novo sistema de penetração na pele inspirado em líquidos iônicos como alternativa aos tratamentos médicos de beleza”
Próximo destino: Riviera Francesa
Os organizadores já iniciaram os trabalhos para a realização do 35º Congresso IFSCC, que acontece de 15 a 18 de setembro de 2025, no Palais des Festival, em Cannes, na França. As demais edições acontecerão em Adelaide, Austrália (2026); Basileia, Suíça (2027), e Las Vegas, Estados Unidos (2028).
Carla Polli, sócia-diretora do portal Cosmetic Innovation
Para Carla Polli, a colaboração entre o portal Cosmetic Innovation e o IFSCC 2024, permitiu não apenas divulgar os avanços científicos e as inovações tecnológicas mais relevantes, mas fomentá-los. “Estamos verdadeiramente contribuindo para impulsionar o conhecimento amplo e profundo e, mais do que isso, a consciência sobre o impacto da ciência cosmética na vida de cada pessoa, nos negócios e no planeta. Este é o nosso compromisso e nossa razão de existir”.