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CEO da Kohll Beauty está desenvolvendo seu próprio curso de empreendedorismo feminino

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Empresária multipremiada, Helo Bertolini é um exemplo inspirador de inovação no setor cosmético aliada ao impacto social e ao empoderamento feminino.

Sua trajetória reflete o espírito das mulheres que desejam empreender, grupo que representa 54,6% segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor

Em um cenário atual, onde o empreendedorismo feminino cresce no Brasil, Helo Bertolini, CEO da Kohll Beauty e sócia de outras cinco empresas do ramo cosmético, a empresária se destaca não apenas por sua trajetória de sucesso, mas também por suas iniciativas voltadas à capacitação de mulheres. Recentemente, Helo recebeu o prêmio Top Of Mind International como “Melhor CEO do Segmento Cosmético”, em cerimônia realizada no renomado teatro The Lighthouse, em Londres.

Ao comentar o prêmio recebido em Londres, Helo destacou a importância de sua equipe e do trabalho árduo: “Esse reconhecimento é um marco que reforça nossa missão de levar inovação e impacto positivo por onde passamos”.

Essa conquista reflete o impacto de sua liderança à frente da Kohll Beauty, marca que, em apenas três anos, já marcou presença em eventos globais como a New York Fashion Week, em 2022, e a Paris Fashion Week, em 2024. Com produtos comercializados em países como Estados Unidos, Portugal e Itália, a empresa prepara novos lançamentos e a inauguração de um laboratório próprio no primeiro semestre de 2025.

Com mais de quinze anos de carreira e já consolidada no mercado, a Bertolini começou a empreender aos dezoito anos, quando ganhou um CNPJ de presente do pai. “Minha primeira empresa comercializava decoração, persiana, papel de parede e divisória para órgãos públicos, através de licitação. Eu era muito nova e não entendia muito assunto, então ao contrário das empresas que surgiriam posteriormente, o negócio não prosperou”, conta Helo.

Helo decidiu investir em um curso de estética facial e começou a trabalhar em um salão de beleza, onde, além de cuidar da estética, também auxiliava a cabeleireira. Durante esse período, fez uma viagem ao exterior e teve o primeiro contato com grandes lojas de maquiagem, onde comprou alguns produtos para revender, e que foram vendidos rapidamente no salão. Animada com o sucesso, começou a viajar para o Panamá e Miami para adquirir produtos que eram tendência, mas ainda não estavam disponíveis no Brasil. Assim, passou a comercializar maquiagem em salões de beleza e de porta em porta.

Seu impacto supera fronteiras, com projetos sociais que oferecem mentoria e apoio estratégico para mulheres em regiões como a Amazônia e o continente africano. Na África, ela é sócia da Aura Africana, perfumaria em parceria com João Machel, neto de Samora Machel, ex-presidente de Moçambique. Em comunidades locais, investe em educação e capacitação profissional, promovendo o empoderamento feminino como ferramenta de transformação.

“Desenvolvo projetos sociais de mentoria na África e com mulheres na Amazônia, oferecendo apoio estratégico e investimentos em áreas essenciais, como educação e capacitação profissional. A valorização do universo feminino é um pilar fundamental que orienta a escolha dos projetos, pois eles não apenas melhoram as condições de vida, mas também incentivam jovens e meninas a acreditar em seu próprio potencial e a perseguir seus sonhos”, afirma Helo Bertolini.

Em abril deste ano, Helo Bertoloni lançou o livro “Crie seu Sim”, em parceria com outros dezessete empresários. A obra aborda técnicas de empreendedorismo e como enfrentar as adversidades do dia a dia. A empresária é autora do capítulo “O Poder da Decisão”, que conta parte de sua história e sua jornada como empreendedora, além disso, aborda também questões sobre empreendedorismo feminino e a importância de fazermos escolhas pensando no futuro.

Atualmente Helo Bertolini também é sócia de Hello Make, que presta consultoria empresarial, e outras empresas como a Aura Africana,  perfumaria na África, Basi, responsável pela representação comercial de marcas cosméticas no Brasil, Mendesian, que oferece cursos online e cosméticos de skincare, e a Agraa, uma marca de óleos da Amazônia que ainda fomenta o desenvolvimento local com investimentos na área de educação para os povos originários, especialmente as mulheres.

Chanel inaugura primeira boutique dedicada à beleza em Paris

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A Chanel eleva o conceito de beleza com a inauguração de sua primeira boutique exclusivamente externa para esse segmento.

Localizada no elegante bairro de Passy, ​​no 16.º Arrondissement de Paris, a “Maison de Beauté” ocupa uma casa clássica de 180 metros quadrados, distribuída em três andares, oferecendo um espaço sofisticado e repleto de experiências sensoriais.

Uma obra de arte arquitetônica

O projeto, que levou dois anos para ser perfeito, reflete o espírito francês e o estilo refinado Chanel. O edifício apresenta detalhes icônicos da marca, como a combinação de preto e branco inspirada nas embalagens de seus perfumes e batons. As paredes escuras, linhas douradas e móveis revestidos de tweed recriam o universo visual da grife, enquanto retratos de Gabrielle Chanel decoram os ambientes.

Além disso, elementos como a paleta de maquiagem e o frasco do perfume Nº5 aparecem em tamanhos gigantes, integrados à decoração de forma artística e surpreendente. “Era adequador integrar nossos produtos como elementos inovadores, e não apenas decorativos”, explica Thomas du Pré de Saint Maur, diretor geral de Recursos Criativos da Parfums Beauté da Chanel.

Experiência sensorial completa

A Maison de Beauté é dividida em áreas temáticas. O piso térreo concentra as categorias de perfumes e maquiagem, permitindo que os visitantes experimentem os produtos. No primeiro andar, há uma seção dedicada ao universo olfativo, com uma parede exibindo todas as fragrâncias da marca, além de uma cabine para maquiagem e tratamentos faciais.

Já o último andar é reservado para o luxo absoluto, com um salão privativo e duas salas de tratamento que oferecem serviços exclusivos, como a massagem corporal “L’Allure de Chanel” e o “Grand Soin”, uma experiência de três horas combinando cuidados para o rosto e o corpo.

Um marco na beleza de luxo

Com um volume de negócios próximo de 20 bilhões de dólares em 2023, a Chanel transforma sua Maison de Beauté em um destino icônico, alinhando inovação e tradição. Segundo Thomas du Pré de Saint Maur, o objetivo é expressar o gosto singular da Chanel, criando um espaço que cativa e surpreende seus clientes.

A boutique consolida a liderança da grife no mercado de beleza de luxo, oferecendo não apenas produtos, mas também uma vivência que reflete a essência e o legado da Chanel.

Beleza dermatológica: inovações revolucionárias na ciência e cuidados com a pele

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A abordagem dos cuidados com a pele está passando por uma transformação profunda, que vai além da estética e foco no bem-estar holístico.

O mercado dermatológico evolui em resposta à demanda por produtos que promovam a saúde da pele e combatam problemas como envelhecimento precoce e danos ambientais. Fatores como o impacto da exposição (exposições ambientais acumuladas ao longo da vida) têm incentivado o desenvolvimento de soluções protetoras e regenerativas.

Novas tecnologias, como o uso de bioativos de grau térmico, nanotecnologia para entrega de ativos e avanços na epigenética, permitem tratamentos personalizados. Esses métodos não apenas rejuvenescem a pele, mas também otimizam sua proteção contra fatores importantes.

Bioativos e antioxidantes: pilares da inovação

Os ingredientes bioativos, como peptídeos e fatores de crescimento, desempenham papéis fundamentais na regeneração celular. Alternativas como o bakuchiol substituem o retinol, oferecendo eficácia semelhante com menos eficaz.

Coquetéis antioxidantes combinados com vitaminas e compostos como resveratrol e ácido ferúlico, combatendo inflamações e estresse oxidativo. Essa sinergia promove uma pele mais jovem e resistente.

Ingredientes naturais e tecnologias emergentes

O uso de compostos idênticos à pele, como ceramidas e ácido hialurônico, fortalece a barreira óssea e melhora a hidratação. Além disso, soluções de fotoproteção pan-expossoma avançam, protegendo contra danos causados ​​por umidade, radiação UV e infravermelho.

A nanotecnologia amplia a eficácia de ingredientes ativos para facilitar sua penetração na pele. Sistemas como lipossomas e nanopartículas lipídicas oferecem liberação controlada e otimizada, maximizando resultados terapêuticos.

Perspectivas futuras

O futuro da beleza dermatológica inclui a epigenética, que permite intervenções baseadas em modificações genéticas, e os cronocosméticos, que utilizam ritmos circadianos para potencializar os cuidados com a pele.

Com a tecnologia da ciência e inovação, os cuidados dermatológicos continuam a transformar a forma como entendemos e tratamos a pele, prometendo avanços significativos no bem-estar e na saúde.

Lancôme estreia loja oficial no Mercado Livre para democratizar o acesso ao luxo

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Lancôme, reconhecida líder global em beleza de luxo e integrante do Grupo L’Oréal, lançou sua loja oficial no Mercado Livre, o maior e-commerce da América Latina.

A visa ampliar o acesso dos consumidores brasileiros a produtos premium, combinando a sofisticação da marca novidade à agilidade da plataforma, conhecida por entregas rápidas e seguras.

Experiência prática com praticidade digital
A loja reúne um portfólio abrangente de fragrâncias, maquiagens e produtos de skincare, complementado por vídeos explicativos sobre rotinas de uso e benefícios. Tamyres Rezende, Diretora de E-commerce & Marketing Digital da L’Oréal Luxo, destacou a relevância dessa iniciativa:

“Com essa expansão, reforçamos nosso compromisso em conectar consumidores de forma inovadora e exclusiva, democratizando o acesso a produtos de luxo em um país de dimensões continentais como o Brasil.”

O modelo de atendimento do Mercado Livre garante entregas no mesmo dia em áreas metropolitanas, aprimorando a experiência do cliente.

Oportunidades no mercado brasileiro
Rezende também ressaltou o potencial estratégico de ampliação digital:

“O Brasil é o 4º maior mercado de beleza mundial, mas com apenas 9% de inserção no e-commerce. Ainda há muito espaço para crescer, especialmente nas categorias de beleza. Essa expansão fortalece nossa presença digital e amplia o alcance da marca.”

Além disso, a parceria com o Mercado Livre contribui para atrair novos consumidores e ampliar a capilaridade da marca, conectando-se a diferentes perfis em todo o país.

Expansão do portfólio de luxo
A entrada de Lancôme no e-commerce acontece em um momento estratégico, como a Black Friday, e reforça a posição do Mercado Livre como um destino para produtos de beleza de luxo. Anna Araripe, Diretora de Marketplace da plataforma, celebrou a parceria:

“Com mais de 18 milhões de usuários mensais na categoria de beleza, a chegada de Lancôme solidifica nosso objetivo de nos tornarmos o principal destino de compras para o segmento na América Latina.”

Outras do Grupo L’Oréal Luxo, como Ralph Lauren, Cacharel e Azzaro, também inaugurarão suas lojas oficiais no Mercado Livre em 14 de novembro, com foco na categoria de fragrâncias femininas e masculinas.

Embelleze e Alberto Pitta anunciam colaboração inédita em celebração à ancestralidade

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Ilustração especial é inspirada na família Novex Santo Black Poderoso, criada para o tratamento dos cabelos crespos e cacheados

Na data em que é celebrada a Consciência Negra, a Embelleze anuncia uma colaboração inédita com o renomado artista plástico e ícone da cultura afro-brasileira Alberto Pitta. A parceria se inicia com uma estampa exclusiva inspirada na família de produtos para crespas e cacheadas, a Novex Santo Black Poderoso, unindo arte e beleza para homenagear a força e a ancestralidade refletidas em cada cacho, textura e história de resistência.

Pitta assina uma ilustração que é uma verdadeira obra de arte. Inspirada na riqueza dos símbolos africanos e na vitalidade da árvore baobá, da qual é extraído o principal óleo utilizado na formulação da linha, sua criação transforma os elementos de Novex Santo Black Poderoso em um manifesto visual de identidade e orgulho, traduzindo assim o legado da ancestralidade africana com os traços vibrantes de Pitta, conhecidos por capturar a energia dos blocos de afoxé e os ritmos dos tambores.

“Para produzir essa imagem, eu lanço mão de símbolos e signos milenares de África, que é a base do meu trabalho, da minha pesquisa, do meu processo criativo, trabalhando com as cores da Embelleze… então eu faço esse diálogo, essa conversa com o que vai subir à cabeça das mulheres através do pente garfo. O pente garfo é uma tradição africana, ele conta histórias de resistência das pessoas, dos homens na diáspora. Então isso vai estar presente no nosso trabalho, esse signos, esses símbolos e o óleo do baobá”, resume o artista.

A escolha de Pitta para essa parceria de peso reflete a sensibilidade do artista em retratar a cultura negra, um tema destacado por Vitor Silveira, CMO da Embelleze. “Antigamente, os penteados afros eram utilizados como mapas de fuga, por isso esse baobá representa, com seus galhos e folhas, a liberdade. Porém, não só a liberdade para ter os cabelos como quiser, mas, sim, para ser quem é”, explica.

Com essa colaboração, a Embelleze reafirma seu compromisso histórico com a diversidade, evidenciando sua atuação pioneira no cuidado e na valorização de cabelos crespos e cacheados desde 2014, por meio do conceito “cabelo bom é o que te faz feliz”.

Mais do que uma linha de produtos, Novex Santo Black Poderoso é um manifesto de identidade, resistência e celebração da herança cultural. Com óleo de semente de baobá,  conhecida como a “árvore da vida”, ele hidrata, nutre e fortalece, cuidando não só dos fios, mas também da história de cada mulher.

Como destaca Ednice Duarte, gestora de Novex, “esse é só o início de uma parceria que reafirma o propósito da Embelleze em transformar vidas, trazendo nessa ilustração uma celebração da força das origens e da beleza de cada um.”

Vichy Dercos chega aos EUA com foco em cuidados avançados para o couro cabeludo

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A renomada marca europeia de cuidados com o couro cabeludo, Vichy Dercos, ingressou no mercado norte-americano por meio da loja Amazon Premium Beauty.

A aposta é atender os 60% de consumidores que sofrem de caspa, mas não utilizam produtos específicos para tratar o problema, oferecendo soluções avançadas que unem ciência dermatológica e sensorialidade.

Produtos desenvolvidos com ciência capilar avançada
A linha Vichy Dercos é formulada com tecnologia da L’Oréal, utilizando sulfeto de selênio micronizado para combater a caspa na fonte. Além disso, integra ingredientes consagrados da linha de cuidados com a pele da Vichy, como niacinamida e glicerina, que proporcionam hidratação e conforto ao couro cabeludo.

Os produtos não apenas garantem eficácia no combate à caspa, mas também preservam a saúde e a aparência do cabelo, deixando-o macio, brilhante e hidratado. A Dra. Uchenna Okereke, dermatologista e conselheira da marca, destacou a importância de fórmulas que conciliem tratamento eficaz com uma experiência cosmética agradável: “É por isso que estou animada com a Vichy Dercos, pois sei que meus pacientes irão usá-la ao perceberem os benefícios”.

Portfólio diversificado para diferentes necessidades
Shampoo Anticaspa de Sulfeto de Selênio: Elimina até 100% dos flocos visíveis com uso regular, reduz a quebra do cabelo em até 50% e melhora o brilho e a hidratação. É indicado para todos os tipos de cabelo, incluindo tingidos e sensíveis.
Condicionador Hidratante Cabelo + Couro Cabeludo: Promove hidratação profunda, restaura o brilho e fortalece os fios, sendo adequado para couro cabeludo sensível.
Soro Anticaspa de Ácido Salicílico: Ainda por vir na Amazon, o produto promete tratar os cinco principais sintomas da caspa, incluindo escamas e irritação, oferecendo alívio entre as lavagens.
Potencial no mercado americano
A entrada da Vichy Dercos nos EUA ocorre em um cenário de crescente conscientização sobre a saúde do couro cabeludo. Pesquisas internas apontam que 1 em cada 5 americanos sofre de caspa, mas a maioria ainda não utiliza produtos especializados. A marca busca preencher essa lacuna com soluções que aliam ciência e bem-estar, reforçando seu compromisso com a inovação no cuidado capilar.

Indústria de beleza dos EUA cresce e se prepara para a temporada de festas

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Os cuidados com os lábios seguem em alta, enquanto produtos de cuidados com a pele de médio porte superam o prestígio, conforme dados da Circana.

Crescimento contínuo

A indústria de beleza dos Estados Unidos apresenta resiliência, com o mercado de beleza de prestígio crescendo 7%, alcançando US$ 22,8 bilhões, enquanto o segmento de massa teve alta de 2% em vendas em comparação ao ano anterior, segundo a Circana.

Maquiagem

A maquiagem, maior categoria no segmento de prestígio, cresceu 5% em valores e unidades vendidas. O segmento de lábios, com aumento de 21% em valores e 23% em unidades, destaca-se graças à popularidade de protetores labiais e óleos coloridos, com as vendas duplicando em 2024. Produtos como blush também seguem como favoritos do consumidor, com aumento de dois dígitos nas vendas.

Cuidados com a pele

Marcas de cuidados com a pele de médio porte têm se destacado, crescendo seis vezes mais rápido que as marcas de prestígio. No mercado de prestígio, essa categoria teve crescimento de 3% em valores no terceiro trimestre, enquanto as unidades vendidas cresceram mais rapidamente devido à preferência por produtos mais acessíveis.

Cabelo

O segmento de cabelos de prestígio registrou aumento de 8% nas vendas até setembro. Produtos voltados ao bem-estar capilar, como protetores térmicos e tratamentos para o couro cabeludo, lideraram os ganhos da categoria. Mais de 50% das vendas de produtos para cabelo em lojas especializadas foram realizadas online, destacando o comércio eletrônico como um canal estratégico, especialmente para presentes de Natal.

Fragrância

A fragrância de prestígio foi a categoria de maior crescimento em 2024, com aumento de 14% em valores e 12% em unidades. Concentrações mais altas de fragrâncias e tamanhos menores lideraram o desempenho, com vendas de luxo crescendo 15%. A temporada de festas representa mais de 40% das vendas anuais, consolidando a importância desse período.

Expectativas para o fim do ano

O sentimento do consumidor para a temporada de compras de fim de ano melhorou, com um aumento médio de 2% nos gastos esperados em relação a 2023. Produtos de beleza aparecem entre as escolhas populares para presentes, especialmente entre famílias com crianças, que têm maior propensão a consumir produtos desse setor.

Larissa Jensen, consultora global da Circana, destaca que a beleza de prestígio continua sendo um símbolo de pequenos luxos. “Apesar da retração em alguns gastos, o aumento do consumo por famílias de renda alta com crianças indica que a Geração Alfa está influenciando a indústria. A viralidade nas redes sociais dessa nova geração será crucial para o crescimento do setor durante as festas”, afirmou.

OPI lança coleção limitada inspirada no novo filme Wicked

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A novidade conta com 12 tons de cores e já pode ser encontrada nos principais pontos de venda

OPI, marca profissional de esmaltes #1 no mundo*, apresenta nova coleção em edição limitada em parceria com a Universal Pictures. Com 12 tons de cores, OPI x Wicked é inspirada no mundo rico, colorido, envolvente e mágico de um dos musicais de teatro mais amados e duradouros da história da Broadway, Wicked, que foi adaptado para o cinema pela Universal e estreará nas telas brasileiras em novembro deste ano.

Wicked é a história não contada das bruxas de Oz, estrelando a vencedora do Emmy, Grammy e Tony, Cynthia Erivo (a Harriet, de A Cor Púrpura da Broadway) como Elphaba, uma jovem mulher, incompreendida por causa de sua pele verde incomum, que ainda não descobriu seu verdadeiro poder. Ariana Grande, superstar global e vencedora do Grammy, interpreta Glinda, uma jovem popular que ainda precisa encontrar sua verdadeira essência. Sob a direção de Jon M. Chu, o elenco também inclui Michelle Yeoh (vencedora do Oscar) como Madame Morrible, Jonathan Bailey (de Bridgerton) como Fiyero e Jeff Goldblum como o Mágico de Oz.

A maquiadora, cabeleireira e designer de próteses do filme e vencedora do Oscar, Frances Hannon, usou OPI para criar as unhas do filme, essenciais para os visuais de personagens como Glinda, Elphaba e Madame Morrible. À medida que os personagens evoluem ao longo do filme, suas unhas também refletem essa transformação.

“Os ricos cenários e figurinos, a transformação dos personagens principais e tons de verde encontrados na natureza inspiraram looks para unhas fantásticas”, explica Frances Hannon. “Eu queria que as unhas ajudassem a contar as histórias dos personagens, incluindo as unhas verdes naturais de Elphaba como uma extensão de sua cor de pele quando o filme começa. As unhas de Elphaba progridem para um visual mais longo e forte com uma poderosa nail art, conforme ela desenvolve seu senso de identidade e descobre seu verdadeiro potencial. A francesinha de Glinda é estilosa, elegante e atemporal com pequenos enfeites em esmeralda para refletir seu privilégio e popularidade.”

“Sou fã de longa data da OPI por sua qualidade excepcional e variedade de cores lindas. Gostei de sobrepor tons de verde e brincar com unhas artificiais durante as filmagens. Estou entusiasmada em ver muitos desses looks ganharem vida para todos aproveitarem”, continua Hannon.

A paleta varia dos tons perfeitamente rosas de Glinda aos verdes mágicos de Elphaba, todos inspirados no mundo luxuoso e vibrante de Wicked. Há uma mistura de tons candy color (Glinda the Good! e I’m The Wonderfullest). Azuis elétricos e toques de neon são revigorantes (Fieyro’s My Mani) enquanto tons escuros místicos oferecem momentos de mistério (Deflying Gravity).

“OPI x Wicked é uma colaboração que começou de forma orgânica. Começamos a trabalhar com a maquiadora, o cenógrafo e o figurinista, e a inspiração cresceu a partir daí”, explica a cofundadora e embaixadora de OPI, Suzi Weiss-Fischmann. “Tivemos muitas ideias no set, e isso se traduziu em toneladas de efeitos e cores, todos inspirados por este mundo mágico de Wicked. Depois que os tons foram criados, trabalhamos com a Universal para criar nomes em conjunto com base nos temas e personagens do filme.”

“Fui ao set e vi OPI por todo o lado. Pude ver como as unhas eram uma parte tão importante dos personagens, e eu sabia que poderíamos trabalhar essa mágica juntos, OPI e Wicked”, acrescenta a Diretora Global de Color Equity de OPI, Jill Bartoshevich. “Pegamos os cinco temas do filme: empoderamento, igualdade, integridade, desafio e sororidade, e os interpretamos por meio das cores da coleção.”

Grupo L’Oréal no Brasil reforça compromisso com a diversidade ao renovar parceria com Black Influence

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A divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil (La Roche-Posay, Vichy, CeraVe e SkinCeuticals) anunciou a renovação de sua parceria com a Black Influence, agência especializada em comunicação criativa e inclusiva, iniciada em 2023.

O objetivo é fortalecer ações que promovam diversidade e inclusão no setor da beleza e saúde.

Um dos principais resultados dessa colaboração foi o lançamento de novos tons do protetor solar Anthelios Ultra Cover, da La Roche-Posay, agora disponível em seis tons (1.0 a 6.0), desenvolvidos especialmente para atender a diversidade das peles brasileiras. Além disso, a parceria trouxe uma comunicação mais acolhedora voltada ao público de pele negra.

Para Ricardo Silvestre, CEO e fundador da Black Influence, o trabalho conjunto reforça a necessidade de marcas abraçarem a pluralidade com autenticidade. “A Black nasceu para amplificar vozes diversas e transformar a comunicação. Celebramos o impacto positivo gerado e estamos felizes em reafirmar essa união com o Grupo L’Oréal, que compreende a importância de refletir a pluralidade do nosso país”, destacou o executivo.

Eduardo Paiva, Head de Diversidade do Grupo L’Oréal no Brasil, ressaltou que os projetos simbolizam o compromisso da empresa em promover uma beleza inclusiva. “Para criar ‘a beleza que move o mundo’, precisamos falar de inclusão. Nosso foco está em uma visão de beleza que vai além dos produtos, promovendo impacto positivo em escala global e influenciando toda a indústria a atender todos os públicos com respeito e equidade”, afirmou.

Com um portfólio global de 37 marcas, o Grupo L’Oréal celebra 65 anos no Brasil em 2024, oferecendo soluções diversificadas que incluem marcas icônicas como Lancôme, Maybelline, L’Oréal Paris e muitas outras, reafirmando sua liderança no mercado de beleza e seu compromisso com a representatividade.

O Desempenho do Franchising Brasileiro em 2024

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Crescimento, Expansão e Internacionalização de Setores-Chaves

O franchising brasileiro tem mostrado uma evolução contínua e positiva com o ano de 2024 registrando crescimento significativo em relação a 2023.  

Em 2023, o setor cresceu 13,8%, atingindo R$ 240,7 bilhões, enquanto o primeiro semestre de 2024 já aponta uma alta de 15,8% em faturamento comparado ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho reflete a resiliência do franchising frente aos desafios econômicos e seu papel no mercado, especialmente como modelo de negócio atrativo para empreendedores em tempos de instabilidade econômica       

Setores de Destaque em Faturamento 

Entre os setores que mais cresceram em faturamento em 2024, três se destacaram: 

• Saúde, Beleza e Bem-Estar: Esse segmento registrou um crescimento de 18,3% no primeiro semestre de 2024, tornando-se o setor mais promissor. Inovações como a personalização de produtos e a incorporação de inteligência artificial têm sido determinantes para impulsionar o crescimento. Com um público cada vez mais preocupado com saúde e bem-estar, as franquias desse setor vêm atraindo novos consumidores em busca de cuidados personalizados. 

• Alimentação – Food Service: O setor de alimentação, incluindo operações presenciais e pedidos por delivery, apresentou um crescimento significativo de 21,5%. A reabertura de espaços físicos e o aumento da demanda por refeições em casa contribuíram para o resultado expressivo, com picos durante eventos, como a Páscoa. As franquias de alimentação seguem adaptando-se ao comportamento do consumidor, que prioriza conveniência e qualidade. 

• Casa e Construção: Com uma valorização crescente dos espaços domésticos, o setor de Casa e Construção manteve um ritmo positivo, beneficiado pelo aumento do consumo e pela valorização de melhorias residenciais. O segmento experimentou uma alta de 15,1%, posicionando-se como um dos setores de maior expansão no franchising. 

Expansão e Abertura de Novas Unidades 

O ritmo de expansão das franquias brasileiras continuou forte em 2024, com um aumento de 4,3% no número de unidades no primeiro trimestre, e um saldo positivo de 2,4% entre aberturas e encerramentos. Esse crescimento destaca o franchising como um modelo preferencial para quem busca iniciar um negócio com suporte e know-how estabelecidos. Em 2023, a taxa média de abertura de operações foi de 17,3%, o que demonstra a solidez do setor. 

Os setores de Alimentação – Food Service, Saúde, Beleza e Bem-Estar, e Hotelaria e Turismo foram os que mais expandiram em número de unidades, registrando expansões de 17,9%, 17,5%, e 16,4%, respectivamente. Esse ritmo de crescimento é um indicativo claro da confiança dos investidores e empreendedores no modelo de franquias, que oferece um ambiente estruturado e mais seguro para negócios de diferentes portes. 

Contribuições Macroeconômicas e Geração de Emprego 

O franchising brasileiro também se beneficia das condições econômicas atuais. Com uma leve queda na taxa de juros Selic e o aumento no consumo interno, o ambiente econômico tem favorecido o crescimento do setor. Além disso, o franchising é um importante gerador de empregos: o número de trabalhadores diretos no setor aumentou 4,9% no primeiro semestre de 2024, fortalecendo seu papel na economia brasileira e na criação de novas oportunidades de trabalho. 

Perspectivas Futuras 

A expectativa para o final do segundo semestre de 2024 e além continua otimista. A Associação Brasileira de Franquias (ABF) projeta um crescimento contínuo para o setor, especialmente com a popularidade das franquias nos setores de alimentação e saúde, que seguem tendências globais de conveniência, cuidado pessoal e bem-estar.  

Para Renato Oliveira, Diretor de Negócios e Expansão na Bicalho Consultoria Legal, “A resiliência demonstrada pelo franchising brasileiro ao longo de 2023 e 2024 fortalece sua posição como motor econômico no país, respondendo às novas demandas de consumo e abrindo portas para empreendedores em busca de negócios sustentáveis.” 

O franchising brasileiro, portanto, não só representa uma importante ferramenta de empreendedorismo e geração de empregos, mas também evidencia o potencial de adaptação e inovação frente às mudanças econômicas e culturais. 

Internacionalização das franquias brasileiras  

Muitos empresários estão motivados a expandir e, inclusive, investir internacionalmente devido às incertezas políticas, econômicas e jurídicas no Brasil. E para isso, especialistas enfatizam a necessidade de precauções rigorosas ao embarcar nessa jornada. 

De acordo com Vinícius Bicalho, CEO da Bicalho Consultoria, “Com um planejamento cuidadoso, conhecimento do mercado local e assistência de consultores especializados, os empreendedores podem expandir tranquilamente seus negócios para além das fronteiras nacionais, alcançando novas experiências e conquistas”.  

A Bicalho Consultoria, desde 2014, auxilia a internacionalização de empresas brasileiras para os EUA e Portugal, além de oferecer suporte jurídico na elaboração de contratos e documentos necessários para a abertura de unidades franqueadas.  

Franquias brasileiras pelo mundo:  

De acordo com o relatório da ABF, entre os Top 10 países com atuação de franquias brasileiras estão: 

• Estados Unidos: 76  

Portugal: 71  

Paraguai: 54  

Bolívia: 28  

Chile: 25   

Colômbia: 24   

Uruguai: 24 

México: 24 

Argentina: 19 

Espanha: 19  

 

Os EUA continuam no topo da lista de destinos das marcas brasileiras no exterior. Das 205 marcas brasileiras internacionalizadas, 76 estão localizadas no país. 

“Temos notado um crescente interesse de empresários brasileiros de franquearem ou levarem suas empresas para o exterior, principalmente nos pós-pandemia, quando o empreendedorismo se mostrou mais evidente. Só aqui no nosso escritório de Belo Horizonte, todos os meses atendemos pelo menos 5 empresas com interesse nessa modalidade”, ressalta Renato Oliveira.   

“Expandir para o exterior é uma forma de crescimento estratégico, que fortalece o posicionamento das marcas e amplia as oportunidades de negócios em mercados globalmente reconhecidos, além de assegurar a estabilidade de atuar com mais de uma moeda”, conclui Renato Oliveira.

Estée Lauder lança tratamento noturno transformador

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Estée Lauder, Por meio de extensa pesquisa e avaliação rigorosa do produto, apresenta o Advanced Night Repair Overnight Treatment, um tratamento noturno transformador que potencializa a recuperação da pele enquanto você dorme. 

Durante a noite, a pele se recupera naturalmente, o que torna este o momento perfeito para combater os sinais de envelhecimento.

Com uma fórmula de ação tripla, este tratamento restaura a hidratação, fortalece a barreira cutânea e recarrega a energia da pele em apenas uma noite. A tecnologia ATPower™, combinada com ácido hialurônico multimolecular e ácido poliglutâmico (PGA), acelera a regeneração. Além disso, a infusão de 13% de lipídios de Manteiga de Karité e Cacau intensifica a reparação, enquanto o tripéptido-32 patenteado otimiza a renovação celular enquanto você repousa.

Em testes clínicos realizados em 33 mulheres, após 1 aplicação do produto à noite, medidos após 12 horas, pode-se verificar uma pele 13% mais suave; 28% mais radiante e com 13% menos linhas;

Advanced Night Repair Overnight Treatment é mais um grande passo para auxiliar a otimização do ritmo natural de proteção e reparação da pele em apenas uma noite. Descubra a transformação noturna e desperte com uma pele visivelmente mais saudável e revitalizada.

Maquiagens em stick: praticidade e multifuncionalidade conquistam as redes

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Versáteis e fáceis de usar, os produtos nesse formato voltam a ser destaque, com muitas opções boas e baratas, que garantem resultados impecáveis para todos os tipos de pele

A tendência das maquiagens em stick voltou com tudo, conquistando adeptos no mundo todo. Versáteis e oferecidos nas versões blush, contorno, base, entre outros, esses itens ganharam o mundo das makes por suas características multifuncionais e facilidade de uso, pelas opções acessíveis e de excelente qualidade disponíveis no mercado, que têm sido amplamente compartilhados nas redes sociais por influencers e amantes de beleza.

A diretora artística da rede Jacques Janine, Chloé Gaya, destaca a multifuncionalidade como um dos principais atrativos das maquiagens em stick. “É uma tendência natural que os produtos de beleza otimizem cada vez mais a nossa rotina de autocuidado. Alguns sticks são dois, três e até quatro em um, pois, além de maquiagem, têm função de skincare e podem ser aplicados em diversas áreas do rosto,” explica.

Outro ponto forte é o acabamento natural e uniforme que proporcionam. Segundo Chloé, “as bases em stick garantem um look natural, pois sua aplicação pode ser feita diretamente sobre a pele, mas também possibilita a construção de camadas para corrigir imperfeições, caso desejado. De qualquer maneira, minha dica é sempre esfumar e espalhar bem o produto sobre o rosto com as mãos, ou esponja ou pincel.” Essa flexibilidade é essencial para pessoas que buscam praticidade sem abrir mão de um resultado impecável.

Além disso, as maquiagens em stick oferecem uma vantagem importante em termos de economia e sustentabilidade. Ao serem aplicadas diretamente no rosto, evitam o desperdício de produto que ocorre nas versões líquidas, em pó ou cremosas. “O stick é muito mais econômico e ainda evita aquela ‘baguncinha’ na bolsa,” comenta Chloé, reforçando os benefícios do produto.

Seu sucesso é tão grande, que apesar de não ser uma novidade no mercado, sua ressignificação e o investimento de diversas marcas no lançamento ou na repaginação desse item, promete mantê-lo em alta por muito tempo. Como conta Chloé Gaya, existem hoje diversas opções acessíveis e de boa qualidade. “O Blush em Stick Melon Pop e Contorno em Stick Contour Pop, da Ruby Kisses, e o Contorno em Stick Choco Fun, da Fenzza, são alguns dos vários sticks que chegaram recentemente no mercado, com preços que cabem no bolso e que entregam um ótimo resultado”, conclui.

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