Zara entra na categoria capilar com Guido Palau e Kaia Gerber
A cadeia principal do grupo Inditex já é conhecida pelos seus editoriais e campanhas desenvolvidos com fotógrafos emblemáticos, como Steven Meisel ou David Sims, e modelos de alto nível como Irina Shayk ou Kate Moss, por isso não há dúvida de que a marca espanhola confia sempre nos grandes nomes de referência do setor no lançamento de novos produtos além da moda.
Foi o caso da britânica Jo Malone, com quem a Zara assinou o lançamento de uma linha de perfumes premium a preços acessíveis, ou ainda a maquiadora Diane Kendal, responsável pela concepção da primeira linha completa de maquiagem da marca, em 2021. No mês de novembro, perto das festas de Natal, a Zara aposta numa categoria até então inexplorada: os produtos para cabelo.
Esta introdução na categoria, que se somará à oferta da Zara Beauty, assumirá a forma de uma pequena coleção limitada intitulada “Glitter in gold, Make-Up for your Hair” e destinada à criação de sofisticados penteados de festa. Segundo explica a marca, esta primeira cápsula, que inclui dois produtos e dois acessórios, é uma “pequena prévia do que a nova linha Zara Hair reserva para 2024”. Esta oferta completa contará com uma série de produtos “essenciais” para o cuidado do cabelo.
Para conceber a coleção, disponível no site da marca e numa seleção de lojas físicas a partir de dia 30 de novembro, a Zara contou com um dos seus colaboradores habituais: o diretor criativo e estilista britânico Guido Palau, conhecido pelo seu trabalho para revistas de prestígio, como Vogue, Love ou W Magazine, ou marcas de luxo como Prada, Balenciaga ou Yves Saint Laurent.
“Trata-se de maquiagem para o cabelo; com estes produtos pode-se dar aos cabelos um look diferente e divertido para uma noite de festa”, explica Guido Palau sobre o conceito da cápsula, que apresenta um gel fixador dourado, um spray com efeito brilhante, um kit de ganchos com acabamento dourado e um pente de dentes largos da mesma cor. Ao preço de 39,95 euros, os produtos serão comercializados em conjunto, em formato de cofre.
O lançamento é acompanhado por uma embaixadora de exceção, com quem a Zara e Guido Palau já colaboraram em diversas ocasiões. Kaia Gerber, modelo filha da emblemática Cindy Crawford, torna-se protagonista de uma série de vídeos tutoriais informais que comemoram o lançamento da linha. A manequim diz sobre o colega, que conhece desde que fez o seu primeiro editorial de moda: “Não confio tanto em ninguém como no Guido no que diz respeito ao meu cabelo.”
Fundada em 1974, a cadeia, que apresenta os seus resultados em conjunto com a Zara Home, aumentou as suas vendas líquidas em 13,1% no primeiro semestre do exercício em curso, para 12,36 bilhões de euros. A nível global, o grupo presidido por Marta Ortega registrou um volume de negócios total de 16,85 bilhões de euros.
Fonte: FashionNetwork 30.11.2023