Grupo Boticário cresce 7,5% e fatura R$ 11,4 bi em 2016
O Grupo Boticário, controlador das marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box, registrou faturamento de R$ 11,4 bilhões no varejo em 2016.
O crescimento foi de 7,5% na comparação com 2015. Além da boa performance financeira, mesmo em meio a um cenário econômico bastante difícil, o Grupo Boticário também aumentou seu número de lojas físicas, com a abertura de 100 novas lojas em 2016 – o dobro do previsto -, totalizando 4.063 lojas das quatro marcas. Outro destaque da companhia no ano é o número de postos de trabalho. A empresa fechou 2016 com 8 mil colaboradores diretos, 1.000 a mais do que o apresentado no balanço de 2015.
“Este resultado é fruto de apostas importantes que fizemos na nossa organização nos últimos anos. Criamos outras três marcas, abrimos novos canais de relacionamento com o consumidor, modernizamos e fortalecemos nossa rede franqueada. Investimos em inovação, sustentabilidade e principalmente em pessoas quando fizemos um redesenho na organização que, além de reconhecer nossos talentos, trouxe mais agilidade para os nossos negócios. Estamos no caminho certo para proporcionar a melhor experiência de consumo para as nossas milhões de clientes, oferecendo a qualidade do que há de melhor no mundo em produtos de beleza”, explica Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário.
A empresa possui a maior rede de franquias do Brasil entre todos os setores – são mais de 900 franqueados – presente em 1.750 municípios brasileiros por meio de lojas físicas, e atende 100% do país por meio dos canais complementares de e-commerce e venda direta. O Grupo também está em outros 11 países por meio das marcas O Boticário e quem disse, berenice?, e apostou em duas frentes importantes para garantir o desenvolvimento dos negócios em um ano cheio de desafios: inovação e sustentabilidade.
No campo da inovação, o Grupo Boticário lançou recentemente o BotLab, uma incubadora e aceleradora de startups tecnológicas com o objetivo de identificar soluções inovadoras para os seus negócios em toda a cadeia, do desenvolvimento ao varejo. O Grupo, que já havia investido em um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, inaugurado em 2013 e considerado um dos mais modernos e completos do mundo no setor de cosméticos, com capacidade de desenvolvimento de até 2 mil produtos ao mesmo tempo, é pioneiro no desenvolvimento de pesquisas em métodos alternativos de testes de produtos. A empresa eliminou completamente os testes com animais, e apostou nas tecnologias desenvolvidas pelo time de especialistas em parcerias com os principais centros de P&D do mundo. Entre os resultados mais recentes em métodos alternativos, estão a criação da Pele 3D e do Organs On a Chip, uma simulação de órgãos humanos em chip computadorizado, gerando ainda mais eficácia e segurança nos testes. “Além fortalecer a cultura da inovação entre os nossos times, esses movimentos contribuem, também, com o desenvolvimento científico e tecnológico do país”, conclui o CEO do Grupo.
A empresa inovou, também, em seus processos produtivos. Com o objetivo de promover a sustentabilidade nos processos, toda a linha Cuide-se Bem, da marca O Boticário, foi repensada com embalagens de plástico vegetal, que tem o etanol da cana-de-açúcar como matéria-prima e é 100% renovável, o que permite a redução da emissão de cerca de 3 mil toneladas de CO2 por ano. Com essa iniciativa, a linha Cuide-se Bem ganhou a premiação Sustainable Beauty Awards 2016; um reconhecimento dos esforços implementados pela indústria mundial de beleza e cosméticos para tornar seus negócios cada dia mais sustentáveis. Ainda em processos, a empresa implantou a fabricação à frio em diferentes linhas de produtos. Com isso, a empresa reduziu em 70% o consumo de energia elétrica e 71% o tempo de fabricação.
Entre as iniciativas de sustentabilidade, em 2016 o Grupo Boticário também foi reconhecido por seus investimentos em edificações sustentáveis. A fábrica e o centro de distribuição da empresa, ambos com sede na Bahia, receberam a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma das mais importantes certificações de sustentabilidade do mundo. A fábrica tornou-se a primeira indústria de cosméticos do Brasil a obter esse selo. A mesma certificação também foi concedida para a loja quem disse, berenice?, do Shopping Cidade São Paulo, na capital paulista.
Outra linha de atuação da empresa, em prol do desenvolvimento da sociedade, é a defesa do empoderamento feminino por meio de iniciativas que promovam a equidade de gênero. Há quase 40 anos, a valorização da mulher está presente na história do Grupo, desde a abertura da primeira franquia até a composição da empresa. Hoje, as mulheres estão à frente de 85% de suas franquias, estão em 50% das vice-presidências da empresa e em 50% das posições de liderança. Em 2016, O Grupo Boticário viabilizou uma pesquisa realizada pela ONU Mulheres e o portal PapodeHomem, que buscou entender qual o papel do homem na discussão do empoderamento feminino. Os resultados do estudo geraram o documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero”, com depoimentos transformadores à sociedade. O filme teve estreia em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.