Ford cria departamento para alterar cheiro dos carros
A Ford criou um departamento específico com 18 elementos conhecidos como “narizes de ouro” para criar materiais “sem cheiro” para os automóveis novos lançados no mercado chinês.
Ao contrário dos europeus, os clientes chineses não gostam de carros novos a “cheirar a novo”. Uma das primeiras coisas que o cliente chinês faz é abrir o carro e sentar-se. Se sentir um cheiro intenso, o potencial comprador pensa que aquele carro poderá prejudicar-lhe a saúde.
O couro, por exemplo, é um material desafiador, que desperta reações diferentes em cada mercado e não é apreciado pelos orientais.
“O olfato é o mais potente e sensível dos cinco sentidos humanos e um dos mais ligados à memória e emoção. Afeta 75 por cento das nossas emoções diárias e pode influenciar nosso humor e bem estar”, explicou Andy Pan, engenheiro que lidera o laboratório de odores da Ford na Ásia.
Um estudo da J.D. Power mostra que o cheiro do carro é a preocupação principal do cliente chinês, à frente de problemas de motor ou o consumo do combustível, o que poderá estar relacionado com as preocupações ambientais crescentes devido à poluição e químicos em excesso.